Os armazéns automatizados proporcionam um gerenciamento avançado e seguro das mercadorias

Armazéns automatizados: somar espaço e reduzir tempo

21 jun 2021

Os armazéns automatizados são instalações logísticas onde a grande maioria de movimentos e operações é realizada de forma automática, com a ajuda de equipamentos de movimentação como transelevadores, transportadores ou Sistemas de Monotrilho Elétrico (EMS).

Vivemos em um mundo globalizado, onde a logística 4.0 impera e as empresas precisam reduzir custos e agilizar operações para ser mais competitivas. Muitas pensam na possibilidade de automatizar processos com a finalidade de reduzir o risco de erros e aumentar a produtividade.

Neste artigo veremos as vantagens proporcionadas pelos armazéns automatizados e as questões que devem ser consideradas pelas empresas que estejam pensando em introduzir equipamentos de movimentação automáticos para potencializar suas cadeias de suprimento.

Vantagens dos armazéns automatizados

Os armazéns automatizados são soluções que permitem gerenciar, otimizar e agilizar os processos de armazenagem, preparação e expedição de qualquer tipo de produto. Por isso, um grande número de empresas recorre aos armazéns automatizados para se beneficiar de:

  • Produtividade e elevada disponibilidade. Os armazéns automatizados proporcionam fluxos contínuos e ininterruptos de entrada e saída da mercadoria. Os equipamentos de movimentação estão disponíveis 24/7.
  • Redução de encargos trabalhistas. Os equipamentos de movimentação se encarregam de manusear a mercadoria de modo automático. Dessa forma, operadores, preparadores e pessoal administrativo podem dedicar-se a outras operações que agreguem mais valor.
  • Redução dos custos de manutenção. O manuseio automatizado da mercadoria reduz os impactos e o desgaste dos equipamentos de movimentação devido à sua utilização inadequada.
  • Segurança do pessoal. Os armazéns automatizados foram projetados para minimizar a presença humana. Como resultado, os operadores estão mais protegidos e seus postos de trabalho são muito mais ergonômicos.
  • Segurança da mercadoria. A inacessibilidade da carga ajuda a mantê-la em perfeito estado: a mercadoria não se perde, quebra ou danifica.
  • Inventário permanente. Todo o armazém automatizado utiliza um programa de gerenciamento de armazém (WMS) que identifica e controla o estoque em tempo real. Com o histórico de movimentos pode ser realizado um rigoroso controle da rastreabilidade dos produtos.
  • Aproveitamento do espaço. Trata-se de uma solução que otimiza a superfície disponível com o objetivo de oferecer a maior capacidade de armazenamento possível. Os armazéns automatizados são flexíveis e se adaptam às particularidades de cada edifício. Ao mesmo tempo, são escaláveis e podem ser ampliados se as necessidades assim o exigirem.

Antes de automatizar um armazém e obter todos esses benefícios, convém receber a assessoria de um especialista. Este deve analisar as necessidades da empresa e os condicionantes e especificidades de sua instalação logística visando encontrar a melhor solução para cada caso. A Mecalux tem uma longa experiência automatizando armazéns por todo o mundo.

Os Sistemas de Monotrilho Elétrico (EMS) proporcionam um movimento seguro e controlado da mercadoria nos armazéns automatizados
Os Sistemas de Monotrilho Elétrico (EMS) proporcionam um movimento seguro e controlado da mercadoria nos armazéns automatizados

Dados a considerar antes de projetar um armazém automatizado

Antes de implementar um armazém automatizado, a primeira coisa que devemos fazer é considerar os objetivos estabelecidos pela empresa: Quais são suas necessidades? Quais melhorias busca? Quais são suas perspectivas de crescimento futuro?

Uma empresa pode automatizar um armazém já existente substituindo os sistemas de armazenagem tradicionais por automatizados (com transelevadores e transportadores que gerenciem a mercadoria em vez de utilizar operadores) ou implementando um novo armazém automatizado a partir do zero.

A diferença entre as duas opções é que, ao construir um novo armazém automatizado, podemos pensar na possibilidade de que seja autoportante. Com esse sistema, se otimiza o espaço disponível para proporcionar uma maior capacidade de armazenamento. Ao automatizar um armazém já existente, a empresa está condicionada pelo espaço disponível, pela distribuição do armazém e pela organização das operações.

Os transelevadores gerenciam a mercadoria de modo automático e depositam e extraem os paletes de suas localizações
Os transelevadores gerenciam a mercadoria de modo automático e depositam e extraem os paletes de suas localizações

Independentemente da opção escolhida, a primeira coisa que devemos fazer é analisar alguns indicadores sobre a atividade da empresa:

Mercadoria

É o principal ativo da empresa, por isso é necessário analisá-la em profundidade:

  • Unidades de carga utilizadas (paletes ou caixas).
  • Dimensões e peso dos produtos.
  • Quantidade de produtos armazenados.
  • Número de referências que é necessário localizar e suas particularidades.
  • Características da mercadoria (resistência, sensibilidade ao fogo ou à umidade, etc.).
  • Nível de demanda e rotatividade.

Com todos esses dados, é possível escolher o sistema de armazenagem mais adequado e definir as dimensões das localizações. Dessa forma, o chefe de armazém também pode ter uma ideia de como será a operação e as áreas de trabalho que devem ser disponibilizadas.

Espaço

Quando a instalação automatizada é projetada aproveitando um edifício já existente, será necessário analisar exaustivamente algumas de suas particularidades:

  • A forma do edifício e suas dimensões.
  • As características ou limitações relativas aos acessos, pisos, janelas, pilares, etc.
  • A resistência do piso.
  • As normas de construção da área onde está localizado o edifício.
  • A obrigatoriedade de efetuar cálculos sísmicos.

Com todas essas informações, a empresa fornecedora dos sistemas de armazenagem pode projetar as estantes com a resistência adequada e, sobretudo, garantir o aproveitamento de cada milímetro disponível para conseguir a maior capacidade de armazenamento possível.

Equipamentos em uso

Se já tivermos estantes e equipamentos de movimentação, devemos considerar:

  • Dimensões das estantes, quantidade e capacidade de carga.
  • Características dos equipamentos de movimentação utilizados, além de sua altura máxima de elevação e capacidade de carga.
  • A predisposição para adquirir novos equipamentos no armazém.

Esses dados determinam a necessidade de instalar novos equipamentos, as eventuais limitações e também servem para analisar a possibilidade de ampliar a capacidade de armazenamento.

Fluxos e rotatividade

Contempla o tamanho e a distribuição do armazém, assim como a forma em que as diferentes operações são desenvolvidas atualmente:

  • Como são as entradas (qual a frequência e volume).
  • Como a mercadoria é manuseada.
  • Como o processamento de pedidos (quantidade e número de linhas para cada um deles) é realizado.
  • Como são as saídas (como são classificados os pedidos, qual a frequência e quantidade).

Com todos esses dados e a partir da análise adequada dos mesmos, poderemos encontrar a solução mais conveniente: automatizada ou tradicional. As empresas com um fluxo elevado de entradas e saídas, por exemplo, costumam recorrer à automatização devido à enorme agilidade proporcionada pelos transelevadores e transportadores. Pelo contrário, empresas com um menor ritmo de trabalho costumam inclinar-se por soluções não automáticas.

Não existe nenhuma regra exata que determine o sistema de armazenagem que melhor satisfaça as necessidades de uma empresa. A solução mais adequada é aquela que satisfaz os requisitos e condicionantes de cada caso específico.

Sistemas de armazenagem em armazéns automatizados

Analisar as especificidades dos sistemas de armazenagem é um bom ponto de partida para tomar uma decisão. Começaremos dividindo os sistemas de armazenagem automatizados em dois grandes blocos: com acesso direto (a mercadoria é diretamente acessível a partir dos corredores) ou compacto (a mercadoria não é facilmente acessível, mas se aproveita melhor o espaço do armazém). Cabe destacar que não são excludentes, pois podem conviver em um mesmo espaço.

Sistemas com acesso direto

Um armazém tradicional pode se tornar automatizado com relativa facilidade através da configuração formada por estantes para paletes de simples e dupla profundidade, acompanhadas de transelevadores trilaterais automáticos. Uma das particularidades desses equipamentos de movimentação é que podem ser adaptados a qualquer tipo de armazém gerenciado com empilhadeiras trilaterais manuseadas por operadores. Portanto, em armazéns já existentes sua implantação é simples, uma vez que não é preciso modificar a estrutura. Um aspecto favorável a destacar é que o investimento é rapidamente amortizado.

O transelevador trilateral automático se adapta a qualquer tipo de armazém com empilhadeiras trilaterais manuseadas por operadores
O transelevador trilateral automático se adapta a qualquer tipo de armazém com empilhadeiras trilaterais manuseadas por operadores

Se, por outro lado, temos a possibilidade de construir um armazém automatizado a partir do zero, o mais comum nesse caso é optar por transelevadores para paletes (não trilaterais). Esses equipamentos podem ser instalados em armazéns de maior altura (o modelo MT-5 da Mecalux pode alcançar 45 m), obtendo assim uma maior capacidade de armazenamento.

Sistemas compactos

Os sistemas compactos são blocos de estantes que aproveitam a superfície ao máximo com a finalidade de proporcionar a maior capacidade de armazenamento possível, embora isso signifique não poder acessar diretamente, a partir do corredor, uma parte da mercadoria. Os sistemas de armazenagem compactos típicos dos armazéns tradicionais são: as estantes compactas drive-in, as estantes dinâmicas, as estantes push-back e o sistema Pallet Shuttle.

Quando passamos para armazéns automatizados, apenas as estantes dinâmicas ou o sistema Pallet Shuttle podem ser completamente automatizados. Em ambos os casos seria necessário incorporar um transelevador que se encarrega de manusear a mercadoria depositando e extraindo os paletes de suas localizações correspondentes. E, caso se opte pela configuração com Pallet Shuttle, seria utilizado o modelo Pallet Shuttle automático, que não exige a presença de um operador para seu funcionamento.

Com um armazém compacto automatizado se aproveita muito melhor o espaço, pois se obtém uma maior capacidade de armazenamento em relação às estantes de simples ou dupla profundidade e, ao mesmo tempo, há um ganho em velocidade. Embora, tal como ocorre com todos os sistemas compactos, esse tipo de solução só é possível quando não houver uma excessiva variedade de referências.

O Pallet Shuttle com transelevador agiliza os movimentos da mercadoria no armazém
O Pallet Shuttle com transelevador agiliza os movimentos da mercadoria no armazém

Rumo ao armazém automatizado

Se estiver pensando em automatizar seu armazém, lhe recomendamos buscar a assessoria de pessoal especializado capaz de orientá-lo e propor-lhe a solução mais adequada.

 

Na Mecalux temos uma vasta experiência colocando em andamento armazéns automatizados para empresas de qualquer setor. Por exemplo, a empresa fabricante de componentes eletromagnéticos SMA Magnetics pediu à Mecalux para que automatizasse seu armazém em Zabierzów (Polônia) com transelevadores trilaterais que efetuam as entradas e saídas dos paletes de suas localizações.

Outras empresas recorrem à Mecalux para implementar novos armazéns automatizados que ajudem a consolidar seu crescimento. Esse seria o caso da empresa logística brasileira Iceport. A empresa precisava reforçar sua posição no mercado latino-americano e potencializar o crescimento registrado nos últimos anos, por isso decidiu construir uma câmara frigorífica de grande capacidade. A Mecalux construiu um armazém automatizado autoportante que opera a uma temperatura constante de -28 ºC.

O tamanho de seu armazém, o número de paletes que vão ser movidos, os turnos de trabalho e, em suma, suas necessidades são fatores decisivos no momento de projetar um armazém automatizado. Não hesite, entre em contato conosco para encontrarmos a solução mais adequada para você.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: