Os diferentes tipos de armazéns automáticos resolvem qualquer necessidade logística.

Tipos de armazéns automáticos: características e vantagens

14 mai 2021

Existem diferentes tipos de armazéns automáticos projetados especificamente para resolver qualquer tipo de necessidade logística e agilizar os processos de armazenagem, processamento e expedição de mercadorias.

Os armazéns automáticos se converteram em um elemento estratégico da cadeia de suprimentos e, portanto, de criação de valor nas empresas. Diante de um mercado altamente competitivo e com lead times cada vez mais ajustados, as empresas optam pela automação visando conseguir uma maior produtividade e prestar um serviço mais ágil e eficiente.

Neste artigo analisaremos os tipos de armazéns automáticos mais comuns do mercado, suas particularidades, vantagens e aplicações.

Armazém automático: definição

Um armazém automático é uma instalação logística onde máquinas e sistemas automáticos se encarregam de realizar operações como o recebimento de mercadorias, o armazenamento, o processamento de pedidos ou as expedições com agilidade e segurança.

Os armazéns automáticos são compostos por estantes para armazenar os produtos e equipamentos de movimentação automáticos: principalmente transelevadores, que se encarregam de localizar e extrair as unidades de carga das estantes, e transportadores, que interligam as entradas e saídas com cada corredor das estantes.

Além disso, em qualquer tipo de armazém automático, seja de paletes ou de caixas, é indispensável ter um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) que gerencie e dirija todas as operações. Esse software tem a função de planejar os movimentos e organizar a mercadoria de uma forma lógica buscando melhorar o desempenho.

Tipos de armazéns automáticos

Automatizar o movimento da mercadoria é um fator decisivo para muitos armazéns, sobretudo naqueles onde há um grande volume de produtos ou quando se pretende abastecer continuamente as áreas relacionadas aos processos produtivos ou picking.

A seguir, veremos os tipos de armazéns automáticos que existem no mercado baseando-nos em oito critérios:

Tipos de armazéns automáticos de acordo com sua edificação

Um armazém automático pode ser instalado no interior de um galpão tradicional ou a própria edificação pode constituir o armazém automático, ou seja, construir um autoportante:

Um galpão tradicional com um armazém automático é um edifício que costuma medir entre 13 e 15 m de altura. Independentemente de ser um edifício de obra nova ou um edifício já existente, em seu interior são instaladas as estantes que foram calculadas especificamente para suportar os esforços dos transelevadores. Na parte superior dos corredores de armazenamento são colocadas estruturas adicionais para sustentar o trilho superior dos transelevadores.

Já os armazéns autoportantes são formados pelas próprias estantes, sobre as quais se apoiam o telhado e os fechamentos laterais. No momento de construí-los, é necessário considerar fatores como o peso da mercadoria, os esforços dos equipamentos de movimentação, a força do vento ou o coeficiente sísmico correspondente à área onde for instalado. A altura de um armazém autoportante é superior em relação aos dos galpões tradicionais (podendo superar os 40 metros). Está limitada apenas pelos regulamentos locais ou pela altura de elevação das empilhadeiras e transelevadores.

O armazém autoportante é formado pelas próprias estantes sobre as quais se apoiam o telhado e fechamentos laterais

O armazém autoportante é formado pelas próprias estantes sobre as quais se apoiam o telhado e fechamentos laterais

Armazéns automáticos por tipo de mercadoria

Em um armazém automático é possível depositar qualquer tipo de produto (desde pneus até perfis), embora os mais frequentes sejam os paletes e caixas.

Os paletes são as unidades de carga mais comuns no setor industrial, pois são utilizados para mover qualquer tipo de artigo. Os armazéns automáticos para paletes são formados por estantes que foram dimensionadas para acomodar os produtos paletizados e incorporar diferentes tipos de transelevadores para as operações de entrada, armazenamento e saída.

Os armazéns automáticos de caixas têm características semelhantes à dos paletes, embora tenham sido especificamente projetados para facilitar o gerenciamento desse tipo de unidade. As estantes têm uma altura variável, partem dos 3 m e podem alcançar até 15 m. Os corredores são relativamente estreitos e a separação entre níveis é a mínima imprescindível para permitir que que as pás do transelevador miniload possam penetrar. Dessa forma se consegue uma grande capacidade de armazenamento em um espaço reduzido.

Existem dois tipos de armazéns automáticos em função da mercadoria: para paletes ou caixas

Existem dois tipos de armazéns automáticos em função da mercadoria: para paletes ou caixas

Automação de acordo com o nível de compactação

Em função da quantidade de produtos que deve ser armazenada, do número de referências e do espaço disponível são aplicadas duas soluções: armazéns automáticos com acesso direto ou com sistemas compactos.

Os armazéns automáticos com estantes de acesso direto costumam ser implantados em empresas que gerenciam inúmeras referências com poucos paletes. É possível escolher entre duas opções:

  • Profundidade simples. O transelevador acessa diretamente todos e cada um dos paletes no corredor onde esteja realizando suas operações.
  • Profundidade dupla. São colocados dois paletes (um atrás do outro) em cada localização. Para alcançar aqueles que estejam localizados em segunda posição, é necessário realocar os paletes da primeira posição. A capacidade de armazenamento é maior em relação às estantes de profundidade simples e utilizam um menor número de transelevadores.

Os armazéns automáticos com sistemas compactos, capazes de depositar paletes em canais de até 40 m de profundidade, aumentam consideravelmente a capacidade de armazenamento em relação aos armazéns com acesso direto porque reduzem ao mínimo o número de corredores. Esse tipo de armazém é recomendável para empresas que gerenciam poucas referências e muitos paletes por cada uma delas, sendo ideais para produtos de consumo massivo ou quando é necessário um buffer ou pulmão.

No âmbito do acesso direto, as estantes dos armazéns automáticos podem ser de profundidade simples ou dupla

No âmbito do acesso direto, as estantes dos armazéns automáticos podem ser de profundidade simples ou dupla

Por tipo de Pallet Shuttle

No âmbito dos sistemas compactos, o Pallet Shuttle automático proporciona um maior volume de armazenamento e aproveitamento do espaço. É comum em instalações com uma alta rotatividade de produtos e onde seja imprescindível aproveitar o espaço disponível. Os carros motorizados podem ser transportados até os canais de armazenamento correspondentes de duas formas:

  • Com transelevadores. O transelevador leva os paletes para qualquer canal de armazenamento e, uma vez ali, um carro motorizado os transfere pelo interior do canal.
  • Com lançadeiras. Instala-se uma estrutura que exerce a função de passarela para que uma lançadeira se desloque por cada nível. Dessa forma, o número de movimentos ou de ciclos/hora se multiplica pelo número de níveis disponíveis no armazém.
O transelevador deposita o Pallet Shuttle na localização correspondente para depositar ou extrair a mercadoria

O transelevador deposita o Pallet Shuttle na localização correspondente para depositar ou extrair a mercadoria

Por nível de automação

Existem diferentes níveis de automação, desde um armazém manual com um baixo nível de automação até outros com operações completamente automáticas. Vejamos os níveis de automação que pode haver em uma instalação logística:

  • Armazém semiautomático. Seria o caso de um Pallet Shuttle semiautomático. Um carro motorizado realiza os movimentos da mercadoria dentro dos canais de armazenamento com total autonomia, embora seja necessário que um operador deposite ou extraia a mercadoria em cada localização e, quando for preciso, mude o carro de canal.
  • Automação na tomada de decisão. As operações realizadas nos armazéns são cada vez mais complexas. A instalação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), como o Easy WMS da Mecalux, ajuda a dirigir e otimizar os processos indicando aos operadores os passos que devem ser seguidos. São utilizados dispositivos como o picking por voz ou o pick-to-light para potencializar o processamento de pedidos.
  • Armazém totalmente automático. Trata-se de um tipo de instalação cujo transporte e armazenamento da mercadoria foram delegados aos sistemas de movimentação avançados. A automação em um armazém pode ser completa (transelevadores e transportadores que comandam todos os movimentos de mercadoria) ou mista (alguns produtos são depositados em armazéns automáticos, mas não necessariamente todos).
Os dispositivos ‘pick-to-light’ ajudam os operadores a processar pedidos

Os dispositivos ‘pick-to-light’ ajudam os operadores a processar pedidos

Por tipo de robô

Um armazém automático se diferencia de um armazém tradicional por estar dotado de equipamentos de movimentação automáticos encarregados de manusear a mercadoria com a mínima intervenção dos operadores.

Um armazém robotizado incorpora três tipos de máquinas com as seguintes funções:

  • Manuseio da mercadoria. Os transelevadores ou o Pallet Shuttle colocam ou extraem a mercadoria de sua localização correspondente.
  • Transporte. Transportadores, Sistema de Monotrilho Elétrico (EMS) ou veículos guiados automaticamente (AGV) transferem a mercadoria de um ponto para outro (seja dentro do mesmo armazém ou interligando o armazém a outras áreas produtivas).
  • Processamento de pedidos. Os robôs antropomórficos ou os robôs auxiliares (cobots) executam todo o processamento de pedidos de forma automática e ajudam os operadores a desenvolverem suas tarefas com maior rapidez e precisão.
Os transportadores são responsáveis pelo movimento de mercadoria dentro de um armazém automático

Os transportadores são responsáveis pelo movimento de mercadoria dentro de um armazém automático

Por número de transelevadores por corredor

Ter um único transelevador operando em cada corredor ─ independentemente de as estantes serem de profundidade simples ou dupla ─ significa atingir um maior número de ciclos, embora também exija um investimento inicial superior.

Quando a rotatividade da mercadoria não for muito alta, mas sim o volume de armazenamento, podemos optar por um ou vários transelevadores que operem em mais de um corredor. Nesse caso, se utiliza um sistema que permite mudar o transelevador de um corredor para outro:

  • Rotação em curva Acionamento mecânico que realiza a manobra de um corredor para outro.
  • Ponte de transbordo. O transelevador é colocado sobre uma plataforma que desloca o transelevador de um corredor para outro.
O transelevador muda de corredor mediante um sistema de rotação em curva

O transelevador muda de corredor mediante um sistema de rotação em curva

Pela temperatura de trabalho

Um armazém automático, tanto de paletes quanto de caixas, pode operar à temperatura ambiente ou controlada. De fato, armazéns frigoríficos e automação são a combinação perfeita por várias razões:

  • Evitam que as pessoas trabalhem em ambientes extremos.
  • Impedem que o frio escape, com a consequente economia de energia.
  • Aproveitam toda a superfície.
  • Controlam permanentemente o estoque disponível graças ao sistema de gerenciamento.

Em armazéns frigoríficos automáticos é habitual utilizar qualquer sistema de armazenagem que aproveite o espaço e facilite a entrada e saída de mercadoria. Portanto, é comum instalar estantes de profundidade dupla devido ao bom equilíbrio proporcionado entre a capacidade de armazenamento, o desempenho das máquinas em termos de número de ciclos e a correta distribuição do ar entre paletes.

Os armazéns automáticos proporcionam excelentes resultados em câmaras frias

Os armazéns automáticos proporcionam excelentes resultados em câmaras frias

Automação, o sucesso da produtividade

Um armazém automático é a solução ideal para conseguir um movimento ágil, fluido e seguro da mercadoria, ao mesmo tempo que elimina erros, aproveita toda a superfície disponível e controla o inventário em tempo real.

No mercado existem vários tipos de armazéns automáticos, com recursos e características diferentes. Escolher a opção adequada para cada instalação dependerá de fatores como o produto manuseado, o espaço disponível, o número de referências gerenciadas ou os fluxos necessários.

A Mecalux é uma das empresas pioneiras na instalação e colocação em funcionamento de armazéns automáticos. Entre em contato conosco para encontrar a solução adequada para suas necessidades logísticas e comprovar como os equipamentos de movimentação automáticos impulsionarão sua cadeia de suprimentos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: