A cobertura de estoque mostra o período em que é possível satisfazer a demanda com o estoque existente

Cobertura de estoque: o que é como calculá-la?

07 dez 2023

A cobertura de estoque é uma fórmula de gerenciamento do estoque que permite saber a disponibilidade exata de estoques no armazém para satisfazer a demanda.

O conhecimento detalhado da cobertura de estoque é fundamental para garantir que as empresas possam atender aos pedidos dos clientes sem incorrer em quebras de estoque.

O que é a cobertura de estoque?

A cobertura de estoque é uma métrica logística que mostra o período, expresso normalmente em dias, durante o qual uma empresa pode satisfazer a demanda de seus clientes com os estoques disponíveis no armazém. Para calcular esse indicador devemos dividir a quantidade de estoque armazenado na instalação entre a demanda média de um período determinado.

No livro Gestión de stock, o consultor logístico e ex-catedrático do Instituto Basco de Logística, Mikel Mauleón, define a cobertura de estoque como “o número de dias em que uma empresa pode satisfazer a demanda com o estoque médio.” No entanto, segundo o autor, o estoque de cobertura é uma variável onde é preciso considerar alguns aspectos: “Os responsáveis pelo armazém preferem falar de um período de cobertura específica, ou seja, do momento atual, do volume de vendas esperado e do número de dias de disponibilidade de estoque.”

Existem ferramentas como o Excel que automatizam parcialmente o cálculo da cobertura de estoque

O valor numérico obtido através dessa fórmula matemática é muito útil para o gerenciamento do estoque: ao saber a disponibilidade do estoque real e a demanda média, os responsáveis logísticos podem antecipar ou atrasar os pedidos que devem ser feitos aos fornecedores ou redistribuir o armazém para aumentar a eficiência, entre outras ações.

Como calcular a cobertura de estoque?

A cobertura de estoque permite estimar o período de tempo em que uma empresa pode garantir o atendimento de pedidos sem necessidade de comprar novos estoques. Para calcular esse dado, devemos dividir o estoque disponível pela demanda média do produto durante um período de tempo determinado.

Portanto, a fórmula de cobertura de estoque é:

Volume de estoque / demanda média

 

Oferecemos um exemplo: um e-commerce tem um armazém para guardar, preparar e expedir seus produtos. A empresa vende 10 pares de meia por dia. Se o volume de estoque atual for de 400 pares de meia, a cobertura de estoque será de:

400/10 = 40

 

Nesse caso, o resultado é 40, portanto, com a demanda média atual, a empresa tem uma cobertura de estoque de meias para 40 dias, ou seja, com o estoque disponível a empresa pode satisfazer os pedidos durante 40 dias.

Como interpretar a cobertura de estoque?

A cobertura de estoque consiste em um valor numérico que indica o número de dias em que uma empresa pode satisfazer seus pedidos com os estoques atuais. Logicamente, o objetivo deve ser a busca de um número alto para ter a máxima disponibilidade de estoque e não ter que recorrer ao reabastecimento de estoque.

No entanto, se a empresa tiver um excesso de estoque em relação à sua demanda habitual, pode incorrer em maiores custos de armazenamento e aumentar a complexidade do manuseio de estoque. Além disso, em empresas com mercadoria perecível, o excesso de estoque pode fazer com que este perca suas propriedades caso esteja armazenado durante muito tempo.

O estoque ideal é a quantidade de estoque adequada para satisfazer a demanda do produto
O estoque ideal é a quantidade de estoque adequada para satisfazer a demanda do produto

Pelo contrário, ter um índice de cobertura de estoque reduzido pode expor a empresa a quebras de estoque, ou seja, aumenta o risco de não poder atender aos pedidos porque não há disponibilidade de estoque.

Por isso, um gerenciamento de estoque eficiente baseia-se no conceito de estoque ideal, ou seja, na quantidade adequada de estoque para satisfazer a demanda dos produtos sem incorrer em custos desnecessários. Esse valor numérico é calculado a partir do Modelo de Wilson. Conhecido também como ponto de pedido, essa fórmula indica quando e em qual quantidade é preciso fazer um pedido a um fornecedor para preservar a disponibilidade de estoque. Contar com um controle de estoque rigoroso é essencial para garantir constantemente a disponibilidade de estoque.

Software de estoque para eliminar erros

Embora existam programas de burótica que automatizam parte do cálculo da cobertura de estoque, como o Microsoft Excel, calcular essa variável de forma manual inclui a possibilidade de cometer erros no gerenciamento do estoque. A complexidade no gerenciamento do estoque leva as empresas a optarem por ferramentas que automatizam o controle do estoque para que o gerente de logística saiba a cada instante o status e disponibilidade do estoque, sua localização e a demanda de cada artigo.

A implementação de um software de gerenciamento de armazém (WMS) como o Easy WMS da Mecalux permite automatizar o controle do estoque e eliminar a possibilidade de ineficiências no mesmo. Dessa forma, é possível obter uma completa rastreabilidade do produto, porque o gerente de logística sabe constantemente onde está localizado e por quais processos passou cada artigo.

Esse software, além de organizar todas as operações do armazém, exerce um controle do estoque em cenários logísticos complexos como o gerenciamento multiloja, a venda omnichannel ou a comercialização de artigos em marketplaces.

Um software como o Easy WMS da Mecalux automatiza o gerenciamento do estoque
Um software como o Easy WMS da Mecalux automatiza o gerenciamento do estoque

Cobertura de estoque para atender aos pedidos

A cobertura de estoque é uma métrica essencial para garantir a disponibilidade de estoque. No entanto, a proliferação de SKU nas instalações logísticas aumenta a complexidade do gerenciamento manual dos estoques.

Diante desse cenário, as empresas optam por soluções digitais, como o Easy WMS, que automatizam o controle do estoque e permitem que o gerente de logística tenha conhecimento da cobertura de estoque disponível de acordo com o volume de estoque armazenado na fábrica ou armazém. Caso esteja interessado em melhorar a logística de sua empresa, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: