O controlador de estoque é o operador responsável por manter níveis de estoque ideais

Controlador de estoque: quais são suas funções?

12 dez 2023

O controlador de estoque é a pessoa responsável por monitorar a entrada e saída de estoque do armazém e garantir o reaprovisionamento do estoque nas localizações das estantes.

A progressiva aposta na digitalização dos armazéns tornou o perfil do controlador de estoque mais tecnológico: cada vez mais empresas utilizam programas digitais, como o software de gerenciamento de armazém (WMS), para automatizar o controle de estoque e eliminar o risco de erro em seu gerenciamento.

Descrição do especialista no controle de estoque

O controlador de estoque é responsável por manter os níveis de estoque ideais para garantir sua disponibilidade na preparação de pedidos. Portanto, a principal função do controlador de estoque é elaborar e estabelecer procedimentos e técnicas que otimizem o gerenciamento do estoque e, simultaneamente, satisfazer os pedidos dos clientes.

O técnico de estoque deve saber em primeira mão qual o ponto de pedido de cada produto, ou seja, o momento adequado em que a empresa deve comprar estoque de um fornecedor para manter sua disponibilidade. Para um gerenciamento eficiente da mercadoria, esse especialista deve verificar regularmente o ponto de pedido de cada referência para garantir que o armazém sempre tenha estoque suficiente para satisfazer a demanda e evitar as quebras de estoque.

Trata-se de um perfil logístico que colabora com o chefe de armazém na elaboração de estratégias de localização dos produtos. Por exemplo, o controlador de estoque é o primeiro em detectar que certos artigos estão acabando ou que a rotatividade de um produto varia, devendo, portanto, alertar o responsável para que a estratégia seja reelaborada de acordo com as mudanças ocorridas.

Como são responsáveis pelo gerenciamento do estoque no armazém, as empresas costumam exigir que esses técnicos também se encarreguem de treinar os diferentes operadores que gerenciam o estoque em aspectos como os métodos de armazenamento, os fluxos de trabalho e o tipo de estoque, entre outros fatores.

Entre as funções do controlador de estoque está garantir a disponibilidade do mesmo
Entre as funções do controlador de estoque está garantir a disponibilidade do mesmo

Responsabilidades do controlador de estoque

O controlador de estoque é um perfil logístico que se encarrega de:

  • Desenvolver e aplicar estratégias para garantir os níveis de estoque ideal.
  • Supervisionar os processos de compra e gerenciamento de estoque.
  • Identificar e monitorar a rotatividade de estoque no armazém.
  • Elaborar estratégias para organizar os artigos obsoletos ou devolvidos (logística reversa).
  • Calendarizar os estoques cíclicos (caso haja).
  • Preparar e treinar periodicamente os operadores em gerenciamento de estoque.

No âmbito de suas funções, o controlador de estoque também deve trabalhar com outros gerentes de área como produção, compras ou marketing, para otimizar a logística da empresa. Por exemplo, esse perfil técnico deve trabalhar de forma coordenada com o gerente de logística ou chefe de armazém para implementar estratégias de localização de produto ou preparação de pedidos.

Perfil profissional de um controlador de estoque

O controlador de estoque é um perfil técnico que deve saber quais são as características de cada referência, as condições de armazenamento exigidas, assim como a distribuição e layout do armazém para poder executar uma estratégia logística ideal. Esse técnico deve ter capacidade para trabalhar sob pressão, especialmente quando as expedições ou os recebimentos de mercadoria sofram atrasos ou cheguem com erros.

Para o perfil de técnico de estoque, as empresas exigem treinamento na área da logística ou ciências empresariais, especialmente em armazéns grandes ou com muitas referências. O técnico de gerenciamento de estoque deve ser capaz de realizar tarefas táticas e estratégicas, trabalhando de forma coordenada com outros departamentos, como marketing, compras, comercial ou logística.

Os especialistas de estoque utilizam ferramentas como o Easy WMS para maximizar o controle de estoque
Os especialistas de estoque utilizam ferramentas como o Easy WMS para maximizar o controle de estoque

O candidato a controlador de estoque deve ter um alto nível no manuseio de ferramentas digitais, pois terá que trabalhar habitualmente com um software de gerenciamento de armazém que irá ajudá-lo a realizar suas funções. Além dos conhecimentos digitais, esse perfil técnico deve ter domínio de outros programas de gerenciamento como o sistema de planejamento empresarial (ERP - Enterprise Resource Planning) e o software de controle de produção (MES - Manufacturing Execution System), assim como deve manejar dispositivos mais básicos como terminais de radiofrequência.

WMS e o controlador de estoque

Cada vez mais empresas digitalizam seus processos de armazém para maximizar o desempenho e eliminar o risco de erro no gerenciamento do estoque. O perfil de controlador de estoque evoluiu de um operador que é responsável por controlar de forma manual o estoque para um empregado que trabalha com um software para executar suas funções.

Implementar um software de gerenciamento de armazém permite controlar em tempo real as entradas e saídas da mercadoria, assim como o status de cada referência armazenada. A tarefa do controlador de estoque inclui elaborar uma estratégia que tire proveito dos benefícios oferecidos pela automação do gerenciamento, desde a localização do estoque, os fluxos da mercadoria até o aprovisionamento do estoque. Um software como o Easy WMS evita que o controlador de estoque faça contagens cíclicas da mercadoria, automatizando as técnicas de gerenciamento de estoque e eliminando o risco de erro durante o processo.

Em suma, optar por programas de gerenciamento como o WMS fez com que as tarefas do controlador de estoque evoluíssem. Se antigamente era a pessoa responsável por fazer os estoques periódicos, atualmente é um perfil cada vez mais técnico, especialmente em grandes empresas, capaz de trabalhar com um software para elaborar estratégias de controle do estoque e melhorar o desempenho das operações logísticas na instalação.

 

Em um contexto de comércio omnichannel, onde os armazéns possuem mais referências, mas em menor quantidade, o gerenciamento manual da mercadoria aumenta a probabilidade de ocorrer erros. Um software de gerenciamento de armazém garante o controle do estoque em tempo real e permite que o controlador de estoque foque na elaboração de estratégias que, com o auxílio do programa, assegurem um excelente gerenciamento da mercadoria.

Caso esteja interessado em melhorar a eficiência de suas operações logísticas, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: