Warehouse PPE protects operators from risks

EPI na logística: quais Equipamentos de Proteção Individual utilizar

06 ago 2021

O uso de um EPI no armazém tem como objetivo proteger os operadores de qualquer eventual ameaça ao longo de sua jornada de trabalho.

A segurança e a prevenção de riscos no armazém são dois elementos prioritários para qualquer empresa. A razão disso é que, no dia a dia, os operadores do armazém estão expostos a situações perigosas, uma vez que podem cair caixas ou paletes sobre eles, os paletes podem soltar lascas que penetrem em suas mãos ou podem sofrer algum escorregão devido ao derramamento de líquidos no solo.

Quando essas situações não puderem ser evitadas ou limitadas através de outras medidas de proteção, é necessário utilizar EPI. Neste artigo abordamos os EPIs mais habituais do armazém e a norma regulamentadora pertinente.

O que é um EPI: definição

EPI é a sigla de Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de qualquer dispositivo destinado a ser usado pelo funcionário para estar protegido de um ou vários riscos que possam ameaçar sua saúde no trabalho.

Sem dúvida alguma, a segurança no trabalho é motivo de preocupação para qualquer empresa, sobretudo considerando os números alarmantes de acidentes no trabalho: a cada ano ocorrem mais de 3 milhões de acidentes de trabalho na União Europeia e mais de 374 milhões em todo o mundo.

Diante dessa realidade, os EPIs são um conjunto de medidas de segurança para proteger os usuários, desde que utilizados devidamente.

Os Equipamentos de Proteção Individual evitam acidentes de trabalho
Os Equipamentos de Proteção Individual evitam acidentes de trabalho

Legislação europeia sobre os EPIs

Na Europa, os Equipamentos de Proteção Individual estão sujeitos a uma dupla norma regulamentadora: por um lado, devem cumprir alguns requisitos sobre seu desenho e fabricação e, por outro, as empresas devem estar cientes das disposições regulamentares mínimas existentes sobre sua escolha, utilização e manutenção.

  • Desenho e fabricação dos EPIs: de acordo com o Regulamento (UE) 2016/425, os fabricantes de EPIs devem certificar que os Equipamentos de Proteção Individual comercializados por eles foram desenhados e fabricados cumprindo os requisitos essenciais em termos de saúde e segurança.
  • Utilização dos EPIs: a directiva 89/656/CEE obriga as empresas a fornecerem gratuitamente os Equipamentos de Proteção Individual adequados aos seus funcionários. Os responsáveis pelo armazém também devem zelar pelo seu bom funcionamento, manutenção em condições adequadas e substituições necessárias.

Os EPIs mais habituais em armazéns

O trabalho realizado por um operador em um armazém envolve situações arriscadas. Sem um EPI, está ainda mais exposto a perigos, entre outros, a queda de materiais pesados, os respingos de líquidos corrosivos na pele, as partículas estranhas nos olhos ou a exposição prolongada a ruídos. Os EPIs têm como finalidade proteger as partes mais delicadas do corpo, tais como cabeça, mãos ou olhos.

Proteção da cabeça

Os capacetes fornecem uma proteção eficaz contra a eventual queda de objetos. Os diferentes tipos de capacete e modelos (com viseira longa, média, curta, sem viseira, etc.) foram desenhados para amortecer os impactos, resistir à perfuração ou às chamas.

O capacete deve ser leve e adaptar-se à cabeça do operador
O capacete deve ser leve e adaptar-se à cabeça do operador

Proteção das mãos

É necessário prestar especial atenção aos cuidados das mãos, pois os dedos podem sofrer ferimentos com facilidade. Embora mover as caixas ou paletes pareça algo simples, a realidade é diferente, pois podem ocorrer cortes profundos.

As luvas de proteção são indispensáveis para os cuidados das mãos
As luvas de proteção são indispensáveis para os cuidados das mãos

Proteção ocular

Sua função é proteger os olhos do operador contra qualquer corpo estranho que possa entrar em contato com o globo ocular, principalmente respingos de substâncias químicas, partículas de pó suspensas no ar, aerossóis líquidos ou radiações ultravioleta.

Os óculos protegem os olhos ao mesmo tempo que oferecem um amplo campo de visão
Os óculos protegem os olhos ao mesmo tempo que oferecem um amplo campo de visão

Proteção dos pés

A utilização do calçado adequado é primordial. Não só protege os operadores contra a queda de objetos, pancadas nos ossos do metatarso, pisadas em objetos pontiagudos ou golpes no calcanhar, como também ajuda a reduzir a sensação de fadiga e a prevenir doenças causadas por estar de pé durante toda a jornada.

O calçado de segurança evita danos provocados por pisadas em objetos pontiagudos
O calçado de segurança evita danos provocados por pisadas em objetos pontiagudos

Proteção auditiva

Trabalhar em um ambiente barulhento pode causar a perda de capacidade auditiva, além de outros efeitos menos evidentes para a saúde. Os armazéns são instalações com um elevado nível de ruído, por isso os operadores devem proteger-se com abafador de ruído, protetores auriculares ou capacetes com abafador acoplado que atenuam o nível de ruído.

O treinamento relacionado ao uso e manutenção dos protetores auriculares é obrigatório
O treinamento relacionado ao uso e manutenção dos protetores auriculares é obrigatório

Roupa de alta visibilidade

A roupa de proteção cobre ou substitui a roupa pessoal. A roupa de alta visibilidade torna-se indispensável em armazéns com pouca iluminação ou em instalações onde os operadores convivem com equipamentos de movimentação.

Roupa de alta visibilidade como coletes ou camisetas refletivos são habituais nos armazéns
Roupa de alta visibilidade como coletes ou camisetas refletivos são habituais nos armazéns

Operadores protegidos, armazém seguro

Em qualquer armazém, o risco de que ocorram acidentes é alto. Por um lado, os colaboradores que dirigem algum tipo de veículo podem colidir com outros equipamentos de movimentação ou objetos, sofrer algum esmagamento ou queda de produtos. Por outro, os operadores que se deslocam a pé estão sujeitos a sofrer lesões, tropeções ou quedas.

Para evitar esses eventuais acidentes, além de utilizar algum tipo de EPI, é fundamental aplicar todas as medidas de segurança necessárias: desde o treinamento dos operadores até a sinalização do armazém, assim como escolher as estantes adequadas e fazer a inspeção técnica das estantes.

A Mecalux tem uma vasta trajetória projetando armazéns para todos os tipos de cliente. Após analisar as características e requisitos de uma instalação, recomenda as estantes mais adequadas para as cargas que vão suportar, tanto em peso quanto em forma (crucial para conseguir um armazenamento eficaz e seguro da mercadoria). Entre em contato conosco, teremos prazer em assessorá-lo sobre como projetar um armazém seguro para proteger seus operadores.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: