As empresas consideram implementar um ERP para digitalizar sua logística

Um ERP é realmente a melhor opção para meu armazém?

07 jul 2021

Deveria instalar um ERP em meu armazém? Não seria melhor um WMS? Ou seria melhor combinar ambos os sistemas? Os armazéns manuseiam um número muito elevado de referências, como resultado da logística omnichannel, a operação é frenética e cada vez mais pedidos que são entregues em um prazo mais reduzido. Tal nível de exigência obriga a fazer um controle rigoroso da instalação e, para isso, é imprescindível ter uma ferramenta digital que otimize o gerenciamento do armazém.

Neste artigo respondemos a essas perguntas, analisamos as diferenças entre um WMS e um ERP e avaliamos qual é o software (ou a combinação deles) mais adequado para o gerenciamento avançado de um armazém.

Por que implementar um ERP em meu armazém?

Instalar um ERP em um armazém é um passo importante para a transformação digital da logística. As empresas necessitam ter dados objetivos, especialmente sobre o que ocorre no armazém para tomar decisões estratégicas para seu negócio.

Um ERP é um software destinado a simplificar os fluxos de informação entre os processos de uma empresa com o objetivo de evitar repetições, desajustes ou incoerências entre os diferentes departamentos. Qualquer ERP do mercado incorpora uma série de módulos para cada departamento (logística, financeiro, compras, produção, etc.).

Com um módulo de logística, o ERP possui informações relevantes sobre a mercadoria (os produtos que chegaram, os pedidos solicitados pelos clientes, os pedidos expedidos, etc.). Com esses dados, tanto o chefe de armazém quanto os operadores podem verificar os níveis de venda e a disponibilidade dos artigos.

A digitalização do armazém permite fazer um controle preciso da mercadoria e das operações
A digitalização do armazém permite fazer um controle preciso da mercadoria e das operações

Além disso, com um ERP é possível organizar de forma rudimentar o estoque do armazém, estabelecendo um sistema de alertas para os estoques que estão abaixo do mínimo necessário de modo a garantir um correto aprovisionamento. Consequentemente, o espaço útil é melhor aproveitado permitindo evitar erros e atrasos nas operações, incluindo a preparação de pedidos. No entanto, essas funcionalidades são cobertas de forma básica, por isso, para otimizar verdadeiramente o gerenciamento devemos complementar o ERP com um software especializado em armazéns, ou seja, um WMS.

Devo implementar um ERP ou um WMS em meu armazém?

O mais comum é ter ambos os softwares: um ERP e um WMS. Ter apenas o ERP limitará o crescimento do armazém e, portanto, do negócio. E apenas um WMS será pouco viável em empresas com inúmeros departamentos que devem compartilhar informações entre si com fluidez. Portanto, as empresas que buscam aumentar a produtividade das operações do armazém necessitam definitivamente de um WMS que complemente as funções do ERP.

Vejamos o exemplo da empresa IXOS cealco, cliente da Mecalux, que utilizava unicamente seu ERP para controlar toda a mercadoria e as operações de seu armazém. No entanto, conforme os pedidos começaram a aumentar, a empresa foi obrigada a modificar os processos. “Nesse momento consideramos seriamente a possibilidade de implementar um Sistema de Gerenciamento de Armazém com certas garantias e prestígio no mercado”, afirma Manuel Hervás, responsável pela logística da firma. A IXOS cealco percebeu que com uma ferramenta assim poderia otimizar o trabalho dos operadores e simplificar os fluxos de comunicação para ser mais eficientes.

Existem muitas razões para instalar um programa de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux em um armazém que já tenha um ERP. Entremos em detalhes:

  • Software especializado: um WMS é um programa projetado especificamente para o gerenciamento de um armazém, ao contrário de um ERP que é um software genérico, muito menos especializado nesse ambiente.
  • Operações padrão: um software de gerenciamento como o Easy WMS da Mecalux oferece mais de 70 funcionalidades que foram sendo incorporadas ao produto padrão baseando-se nas necessidades dos clientes. Isso evita desenvolvimentos personalizados que encarecem a implantação e dificultam sua posterior manutenção.
  • Funcionalidades avançadas: além das operações padrão, conta com módulos adicionais para que o armazém seja mais eficiente em tarefas tão complexas como a etiquetagem e embalagem dos pedidos (Software para gestão da expedição logística) ou o ship from store (Store Fulfillment).
  • Modularidade e atualização: um WMS competitivo costuma ser atualizado anualmente com novas funcionalidades específicas para o armazém.
  • Comunicação com o ERP: é muito comum integrar um WMS com um ERP. Por isso, a maioria dos ERP do mercado já incorporam interfaces de comunicação padrão e certificadas para facilitar essa comunicação entre ambos os sistemas.
  • Integração com outros elementos do armazém: um WMS se adapta muito bem à complexidade de qualquer armazém, podendo ser integrado com elementos automáticos como transelevadores, miniloads ou transportadores, assim como com outras soluções tecnológicas como o picking por voz ou os dispositivos pick-to-light e put-to-light. Também com os sistemas de controle do armazém (SCA).
  • Estratégias e regras para definir o funcionamento do armazém: um WMS inclui uma infinidade de opções para especificar a lógica de cada uma das operações do armazém. Por exemplo, incorpora atributos logísticos para cada produto que lhe permitem criar regras sobre onde localizar a mercadoria de uma forma mais eficiente: lote, data de validade, data de consumo preferencial, data de fabricação, calibre, cor, número de série, origem, vida útil, versão, etc.
  • Custo total ou TCO (Total Cost of Ownership): por vezes as empresas decidem continuar com seu ERP porque a priori representa um menor custo. Apesar disso, um WMS costuma exigir um investimento menor considerando as licenças, a implementação, personalizações, interfaces com elementos automáticos, treinamento, suporte técnico, atualizações e melhorias. Ou seja, o ROI do WMS justifica a adoção desse software.

Implementar um sistema de gerenciamento de armazém é a solução mais eficaz para exercer um controle rigoroso sobre tudo aquilo que ocorre na cadeia de suprimentos. Um ERP incorpora funcionalidades para gerenciar o armazém; no entanto, para conseguir a máxima competitividade, o WMS é a ferramenta infalível.

O WMS é integrado com os sistemas de armazenagem e com outras soluções tecnológicas do armazém, como os dispositivos pick-to-light
O WMS é integrado com os sistemas de armazenagem e com outras soluções tecnológicas do armazém, como os dispositivos pick-to-light

Posso gerenciar meu armazém sem um ERP, apenas com um WMS?

Sim, um armazém pode ser gerenciado sem um ERP. O controle dos produtos e das operações poderia ser, portanto, feito unicamente com a ajuda de um WMS. Embora isso só seja viável em negócios de tamanho pequeno ou médio, normalmente do tipo e-commerce, uma vez que a plataforma de venda (Prestashop, Magento, Shopify…) desempenha algumas das funções inerentes aos ERP.

Esse seria o caso da Global Freaks, empresa de e-commerce especializada em figuras de colecionista. Essa empresa comercializa suas figuras no eBay, Amazon e diretamente a partir de seu próprio site com o PrestaShop. O Easy WMS pode estabelecer comunicação direta com essas plataformas e organizar todas as operações (recebimentos, armazenamento, preparação de pedidos e expedições) sem precisar de um ERP. Segundo Daniel Vizcarra, gerente da Global Freaks, “nosso catálogo completo está em nosso site e a partir daí o compartilhamos com o eBay e Amazon através do Easy WMS”.

O e-commerce de figuras de colecionista Global Freaks gerencia seu armazém de Barcelona sem um ERP, pois apenas utiliza o Easy WMS da Mecalux
O e-commerce de figuras de colecionista Global Freaks gerencia seu armazém de Barcelona sem um ERP, pois apenas utiliza o Easy WMS da Mecalux

WMS vs ERP: a logística como vantagem competitiva

Um ERP facilita o fluxo das informações entre todas as áreas do negócio, incluindo o armazém, para que os departamentos possam organizar e coordenar os recursos. Já o WMS foca no gerenciamento minucioso de um centro logístico. Não só se adapta às operações do armazém, como também pode otimizar os movimentos e processos. Resumindo, vejamos as diferenças entre esses dois softwares:

  ERP WMS
Especialização Gerenciamento dos recursos de toda a empresa (compras, operações, financeiro, logística, etc.). Setores e operações do armazém.
Operações que controla em um armazém Recebimentos, organização do estoque e controle dos pedidos solicitados pelos clientes e dos produtos que foram expedidos. Recebimentos, armazenamento, organização dos estoques, preparação de pedidos, expedições, devoluções, etc.
Modularidade e funcionalidades avançadas do armazém Incorpora alguns módulos especializados para as diferentes áreas de trabalho da empresa, incluindo a logística. Incorpora módulos complementares que adicionam funcionalidades específicas para resolver as necessidades de qualquer armazém. Entre as quais, controlar o inventário do armazém e das lojas físicas ao mesmo tempo, garantir o abastecimento das linhas de produção, ou coordenar ou, inventário em diferentes marketplaces.
Otimização das operações do armazém Não Otimiza e simplifica ao máximo as operações através de regras para distribuir os produtos. Dessa forma é possível reduzir os deslocamentos dos operadores.
Erros e produtividade Limita-se a organizar o estoque de forma correta Ao enviar instruções específicas aos operadores sobre como desenvolver as operações, permite evitar erros e aumentar a produtividade.

 

Ter uma logística eficiente se tornou um dos pontos críticos de qualquer negócio e, a forma de consegui-lo, é uma questão básica. É melhor instalar um ERP ou um WMS no armazém ou seria melhor combinar ambos os sistemas?

Sem dúvida, um WMS é a maior garantia para o sucesso, pois foi projetado especificamente para se adaptar às particularidades de um armazém e aumentar a produtividade desse tipo de instalação. O WMS pode adaptar-se às peculiaridades de qualquer negócio e ser implementado em qualquer tipo de armazém, tanto naqueles gerenciados por um ERP quanto naqueles controlados de forma manual.

Na Mecalux temos o Easy WMS, um Sistema de Gerenciamento de Armazém presente em inúmeras instalações logísticas. Empresas de todos os setores o utilizam diariamente para organizar sua cadeia de suprimentos, otimizar os recursos de seu armazém e prestar um serviço ágil e efetivo aos seus clientes. Entre em contato conosco para lhe mostrarmos como modernizar sua logística com a ajuda de nosso WMS.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: