As proteções de prateleira preservam a estabilidade das escoras e armações laterais

Tipos de proteções para estantes industriais: evite acidentes

18 Setembro 2020

As proteções para prateleiras desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes no armazém. Esses elementos são instalados nos sistemas de armazenagem para:

  • Impedir a queda de cargas em áreas de passagem e trabalho.
  • Evitar o afundamento de mercadorias nos níveis de carga.
  • Minimizar o efeito dos golpes dos equipamentos de movimentação contra as estantes ao manobrar.

Em 2018, na Espanha, 42% dos afastamentos por acidente no setor da armazenagem estavam relacionados a essas causas (golpes contra objetos imóveis e em movimento, esmagamentos), de acordo com os dados do Ministério do Trabalho. Por isso, reforçar a segurança das estantes é um aspecto imprescindível para prevenir riscos ocupacionais.

Principais tipos de proteções de estantes

A primeira coisa a fazer é prevenir o impacto das empilhadeiras nas estantes, e para tal é primordial planejar detalhadamente o layout do armazém. Nele é necessário aplicar um correto dimensionamento dos corredores e áreas de trabalho, além de sinalizar convenientemente os espaços e o pavimento. Este último aspecto deve respeitar o as normas que estabelece as disposições mínimas em termos de sinalização de segurança e saúde no trabalho.

Cabe destacar que a segurança em relação ao layout e à disposição dos sistemas de armazenagem são reguladas pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, vigentes em âmbito nacional. As proteções para estantes abordadas a seguir foram concebidas seguindo suas indicações:

1. Proteções de estantes contra os golpes dos equipamentos de movimentação

As seguintes proteções são para absorver o impacto de elementos e preservar a integridade da estrutura que sustenta as cargas:

  • Proteções laterais: protegem a parte inferior lateral das estantes para paletes. São instaladas nas extremidades dos montantes e nos lugares onde houver maiores probabilidades de que ocorram golpes, tais como nas intersecções dos corredores, túneis ou na área da expedição.
  • Proteções de pilares e montantes: foram fixadas no solo e revestem o pilar da estante. Têm uma altura de 40 cm, uma vez que a maioria dos choques ocorre rentes ao solo.
A imagem mostra em detalhes as proteções laterais para prateleiras e as dos pilares
A imagem mostra em detalhes as proteções laterais para prateleiras e as dos pilares

No caso de armazéns com corredores estreitos, uma vez que o movimento das empilhadeiras está muito limitado, não existe a possibilidade de chocar com os pilares, portanto, essas proteções das estantes são desnecessárias. Por isso, é obrigatório incluir um sistema guiado para as empilhadeiras como medida de segurança preventiva. Isso pode ser realizado com perfis mecânicos (metálicos ou de concreto) ou com o sistema filoguiado (um fio enterrado estabelece o sentido com um campo magnético).

2. Proteção para estantes: elementos de segurança extra para o manuseio de cargas

Depositar e retirar as cargas das estantes é um processo crítico no que se refere a riscos em armazéns. Existem dois elementos de proteção de estantes que se destacam nesse sentido:

  • Telas antiqueda e de proteção das passagens: são painéis aramados semelhantes aos fechamentos industriais. Estas são colocadas na parte de trás das estantes que coincidem com as áreas de trabalho ou de passagem para evitar a queda das mercadorias. Também é preciso instalá-las na parte inferior dos túneis transversais.
  • Perfis de posicionamento de paletes: funcionam como batentes durante as manobras de colocação de paletes nas estantes. Os perfis de posicionamento oferecem resistência ao impulso do palete, enquanto o ponto de contato dos perfis de segurança são a mercadoria sobre o palete (não a própria estrutura do palete).
As telas antiqueda são instaladas na parte de trás das estantes ou no teto dos corredores transversais
As telas antiqueda são instaladas na parte de trás das estantes ou no teto dos corredores transversais

3. Sistemas de reforço estrutural para evitar o afundamento das cargas

Outros tipos de proteção para estantes são os elementos que reforçam a carga estrutural suportada. Proporcionam uma estabilidade adicional, embora sua instalação não justifique ultrapassar os limites de carga máximos permitidos. São:

  • Travessas de reforço para paletes: são dispostas de forma perpendicular às longarinas. Evitam a queda de paletes quando estes forem de má qualidade ou tenham sido colocados com as guias paralelas em relação às longarinas.
  • Tirantes: é um sistema de perfis metálicos que aumenta a estabilidade longitudinal da estante. São fixados nos racks e podem ser horizontas ou verticais. Além disso, essas longarinas metálicas trazem um tensor através do qual se regula a rigidez exigida.

A inspeção técnica de estantes, um fator-chave para a segurança do armazém

A manutenção das estantes industriais em condições adequadas é fundamental para conseguir instalações de armazenagem 100% seguras. A Mecalux realiza inspeções técnicas de estantes em todos os tipos de armazém há mais de 25 anos.

Graças ao plano de inspeção, se verifica o estado geral da estrutura metálica (incluindo as proteções das estantes), os danos detectados são categorizados e indica-se a necessidade de fazer consertos. Se você quiser solicitar uma inspeção técnica de estantes em sua instalação, entre em contato conosco através deste formulário em nosso site.