Vista detalhada do sistema de proteção contra incêndio instalado nas estantes

Máxima segurança em armazéns logísticos: 3 projetos de sucesso

24 fev 2020

Garantir a segurança em armazéns logísticos, significa proporcionar a máxima segurança na armazenagem da mercadoria. Esse fator é primordial para qualquer projeto de reformulação do layout ou otimização do armazém. Já vimos que os riscos que existem nos armazéns são múltiplos e variados, por isso, as medidas de segurança e prevenção devem estar em consonância com eles.

Como adaptar cada área do armazém para enfrentar riscos específicos? Que estratégias devem ser realizadas para minimizar os acidentes e conseguir uma instalação imune a contratempos? Respondemos a estas e outras questões por meio de nossas experiências com as empresas Cepsa, Bracchi e Cofan.

Máxima segurança no armazém automático da Cepsa

Os armazéns autoportantes são conhecidos pelas vantagens associadas à segurança, eficiência e otimização do espaço disponível. Essa foi a solução em torno da qual girou o projeto que a Mecalux desenvolveu para a Cepsa.

Como empresa dedicada ao setor dos combustíveis, a segurança é um grande desafio em seus armazéns, uma vez que se manuseia um enorme volume de mercadorias perigosas.

Nesse caso, o projeto e a construção do armazém da Cepsa em Algeciras (Espanha) foram baseados em quatro pilares essenciais:

  • A superfície disponível para o armazém era limitada, por isso, optou-se por estantes de armazenagem compacta em altura, que também formam a própria estrutura do edifício.
  • O manuseio de um enorme fluxo de mercadorias perigosas como lubrificantes e derivados do petróleo, impulsionou a automatização da operação com o uso de transelevadores e transportadores de roletes e correntes, entre outros sistemas.
  • A necessidade de instalar avançados sistemas automáticos contra incêndios cumprindo as normas de segurança exigidas para esse tipo de produto.
  • Gerenciar uma grande variedade de aspectos, assim como a complexidade que significa manusear caixas e/ou paletes de diferentes tamanhos em um mesmo armazém, tornou indispensável contar com o Sistema de Gerenciamento de Armazéns Easy WMS.

Quanto à segurança dos trabalhadores e da mercadoria, o armazém conta com portas automáticas corta-fogo, além de cortinas contra incêndios estrategicamente situadas. O picking é realizado de forma automática e, na área de preparação de pedidos, estão instalados braços pneumáticos que proporcionam o manuseio de cargas com segurança e ergonomia por parte dos operadores.

O layout de um armazém seguro: o caso do operador logístico Bracchi

Quando falamos de segurança em armazéns logísticos, é comum associar o conceito ao uso de sistemas automáticos para o transporte de cargas e para auxiliar nas tarefas de preparação de pedidos.

No entanto, outros aspectos como os diferentes tipos de sistema de armazenagem, os dispositivos contra incêndio e a sinalização têm muito a dizer nesse sentido. Esse é o caso do armazém do operador logístico Bracchi, na Alemanha.

O desafio que a empresa enfrentava consistia em equipar o centro de distribuição de 30 000 m2, de forma versátil o suficiente para armazenar mercadoria de diferentes dimensões e características, e que estivesse em conformidade com as normas locais de prevenção e proteção contra incêndio.

A Mecalux optou por instalar estantes para paletes convencionais e estantes cantilever para unidades de carga de grande comprimento. A estrutura dos sistemas de armazenagem foi equipada com sprinklers automáticos.

Segurança em armazém logístico: o corredor transversal no armazém da Bracchi funciona como saída de emergência
Segurança em armazém logístico: o corredor transversal no armazém da Bracchi funciona como saída de emergência

Por outro lado, foi realizada uma sinalização exaustiva nas áreas de manobra para melhorar a segurança no armazém, em relação ao manuseio de empilhadeiras. Além disso, a instalação dispõe de uma passagem inferior que cruza as estantes de forma transversal para facilitar os fluxos da mercadoria, embora também funcione como saída de emergência.

O armazém da Cofan, exemplo de picking rápido e segurança em armazém logístico

A reestruturação do centro de distribuição da Cofan em Ciudad Real (Espanha) é um exemplo claro de como organizar um armazém em função de um extenso catálogo de referências com rotatividades muito variadas.

O objetivo para a segurança no armazém consistia em conseguir um picking rápido e seguro para os operadores, além de garantir uma correta proteção para a mercadoria mais sensível. Em detalhes, o projeto desenvolvido pela Mecalux para a Cofan contemplou:

  • A automatização dos movimentos da mercadoria com um circuito de transportadores: como empresa dedicada aos produtos de fornecimento industrial, ferragens e bricolagem, a maior parte das unidades de carga manuseada é pequena. Com essa solução, se agiliza o processo de picking ao economizar tempo nos deslocamentos dos operadores. O que se move é o pacote em si, e dessa forma há uma considerável diminuição do esforço físico exigido aos trabalhadores.
  • A setorização do armazém em diferentes áreas de acordo com as características do produto e de sua rotatividade: por exemplo, foi destinado um armazém automático miniload para os produtos pequenos de baixa rotatividade. Por outro lado, a área de produtos inflamáveis está separada do resto do armazém protegido por paredes antifogo.

Com essas modernas instalações, a Cofan é capaz de operar com a máxima segurança, tanto no que se refere aos trabalhadores quanto à mercadoria, garantindo um serviço de entregas em 24 horas.

Segurança em armazéns logísticos: os transportadores permitem fazer tarefas de picking mais seguras e ergonômicas no armazém da Cofan
Segurança em armazéns logísticos: os transportadores permitem fazer tarefas de picking mais seguras e ergonômicas no armazém da Cofan

Os sistemas automáticos, a proteção contra incêndios e a manutenção dos sistemas de armazenagem são elementos essenciais para conseguir a máxima segurança em armazéns logísticos. Quer conseguir uma instalação à prova de riscos? Entre em contato conosco e um de nossos especialistas analisará o caso de seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: