As técnicas de armazenamento são as estratégias utilizadas pelas empresas para acomodar os artigos no armazém

Técnicas de armazenamento para um uso eficiente do espaço

03 mar 2022

As técnicas de armazenamento são a forma em que se organiza a mercadoria em um armazém. Em função de suas particularidades e nível de demanda, os artigos podem ser colocados no solo ou em estantes. Uma vez escolhido o lugar onde os produtos serão armazenados, as empresas definem um critério para organizá-los: por exemplo, agrupar os produtos semelhantes em um mesmo espaço ou destinar os níveis inferiores das estantes para os produtos pesados.

Escolher a técnica de armazenamento adequada é uma decisão vital para cada instalação logística, porque a opção escolhida terá um impacto direto no desenvolvimento das operações realizadas no armazém. Para avaliar o método que mais se adapta às necessidades do negócio é fundamental analisar variáveis como o espaço disponível, o tipo e a quantidade de artigos armazenados, as embalagens utilizadas e o fluxo de trabalho.

Neste artigo analisaremos as técnicas de armazenamento mais comuns em instalações logísticas:

Armazenamento no solo

O armazenamento no solo, também conhecido como armazenamento em bloco, é uma técnica de armazenamento que consiste em colocar a mercadoria diretamente no solo. Os artigos que são armazenados no solo e têm uma grande rotatividade costumam ser agrupados em uma área específica do armazém visando facilitar sua localização para a preparação de pedidos.

Uma das vantagens do armazenamento no solo é a possibilidade de economizar em custos. É o método de armazenagem mais econômico de todos, pois não exige estantes. No entanto, essa opção costuma ser descartada devido a alguns inconvenientes relevantes: obriga a percorrer longas distâncias para localizar qualquer referência para a preparação dos pedidos ou reposição da mercadoria, não aproveita a superfície disponível e oferece um alto risco de desmoronamentos.

Armazenamento em estantes

A técnica mais comum para armazenar a mercadoria nos armazéns é a utilização de estantes. Essas estruturas otimizam o espaço do armazém, proporcionam uma maior segurança para a mercadoria e os operadores, assim como maximizam o desempenho da instalação.

As estantes podem ser subdivididas em três categorias:

Armazenamento em estantes com acesso direto

As estantes com acesso direto permitem extrair os produtos diretamente a partir dos corredores de trabalho. Através dessa solução se consegue uma acessibilidade total à mercadoria, o que facilita as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Esse tipo de estante exige corredores largos para que os operadores possam introduzir e extrair os produtos de suas localizações com a ajuda de empilhadeiras elevadoras.

Esse grupo engloba principalmente dois sistemas de armazenagem:

  • Estantes para paletes convencionais. É um dos sistemas mais comuns em armazéns devido à sua versatilidade, baixo custo e fácil implantação. As estantes para paletes podem ser de simples ou dupla profundidade (colocando um palete atrás do outro em cada localização). Os operadores podem trabalhar com essas estantes utilizando qualquer equipamento de movimentação, desde que o corredor tenha a largura adequada.
  • Estantes móveis para paletes. São estantes para paletes colocadas sobre bases móveis que se deslocam de forma autônoma para abrir um corredor de trabalho. Quando o operador emite a ordem de abertura de um corredor através de rádio controle, as estantes se abrem em série para que os operadores possam entrar em um corredor e extrair ou depositar a mercadoria em suas localizações. Esse sistema reduz o número de corredores ao mínimo necessário, o que gera uma maior capacidade de armazenamento sem perder o acesso direto à mercadoria.
As técnicas de armazenamento com acesso direto facilitam as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos
As técnicas de armazenamento com acesso direto facilitam as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos

Armazenamento em estantes compactas

O armazenamento compacto é uma técnica de armazenamento que permite reduzir o número de corredores onde operam os equipamentos de movimentação. As estantes proporcionam uma maior capacidade de armazenamento e aproveitam melhor a superfície do armazém em comparação com as estantes com acesso direto. O armazenamento compacto é uma opção muito comum para depositar produtos de alto consumo e que tenham poucas referências e muitos paletes.

Nessa categoria estão incluídas:

  • Estantes drive-in. São estantes onde os operadores com os equipamentos de movimentação devem entrar no interior para depositar ou extrair os paletes. As estantes são formadas por corredores com trilhos onde os paletes são colocados.
  • Estantes push-back. São estantes com níveis formados por carros ou roletes levemente inclinados. Seu funcionamento é muito simples: ao introduzir um palete novo, este empurra aqueles que já estão armazenados. Ao extrair um palete, os demais se deslocam para a frente devido ao efeito da gravidade.
  • Estantes dinâmicas. Nessas estantes, formadas por canais com roletes e uma leve inclinação, os paletes se deslocam de forma autônoma da parte mais alta do canal para a mais baixa. Essa técnica de armazenamento garante uma perfeita rotatividade da mercadoria, uma vez que o primeiro palete a ser introduzido no canal será o primeiro a ser extraído.
  • Pallet Shuttle. É uma evolução dos sistemas compactos onde se incorpora um carro motorizado que manuseia os paletes pelo interior dos canais de armazenamento. Com o auxílio desse carro motorizado, as tarefas de armazenamento são muito mais rápidas.
Quatro sistemas de armazenamento compacto: estantes drive-in, push-back, dinâmicas e Pallet Shuttle
Quatro sistemas de armazenamento compacto: estantes drive-in, push-back, dinâmicas e Pallet Shuttle

Armazenamento de produtos especiais ou volumosos

Os produtos especiais ou de maiores dimensões como pneus, tubos de grande tamanho, perfis ou bobinas, exigem técnicas de armazenamento específicas. Para esses casos as empresas costumam utilizar dois tipos de estante:

  • Estantes cantilever. São estantes constituídas por colunas sobre as quais se fixam braços cantilever. Nos braços se coloca mercadoria volumosa e com um comprimento variável, como tubos ou perfis. Uma das particularidades dessas estantes é que oferece acesso direto para manusear a mercadoria com facilidade.
  • Estantes para bobinas. Estantes projetadas para armazenar e facilitar o manuseio de produtos enrolados em bobinas como cabos, fios elétricos ou arames. São estantes que podem ser adaptadas facilmente às características da mercadoria, suas dimensões e utilização.
Os produtos volumosos exigem técnicas de armazenamento especiais para facilitar seu gerenciamento
Os produtos volumosos exigem técnicas de armazenamento especiais para facilitar seu gerenciamento

Para escolher a técnica de armazenamento mais adequada, as empresas devem analisar as particularidades de seus artigos, o espaço disponível e os fluxos do armazém. Com todos esses dados, as empresas fornecedoras de sistemas de armazenagem irão assessorá-lo acerca dos sistemas com acesso direto, compactos ou para produtos especiais ou volumosos para definir o mais adequado para seu caso específico.

Gerenciamento adequado das localizações

Além de aplicar a técnica de armazenamento correta em relação ao sistema de armazenagem, outra necessidade comum nos armazéns é determinar a forma adequada de localizar a mercadoria em função das localizações disponíveis.

Um correto gerenciamento dos artigos e trabalhos do armazém aumenta a capacidade física de armazenamento e melhora a produtividade. Para tal, muitas empresas utilizam um software de gerenciamento de armazém (como o Easy WMS da Mecalux), que automaticamente atribui a localização adequada para cada mercadoria em função de diferentes variáveis como o tipo de artigo, a referência e a rotatividade.

Movimento automático da mercadoria

Outra técnica de armazenamento cada vez mais utilizada pelas empresas é a dos armazéns automáticos. Consiste em dotar o armazém de equipamentos de movimentação automáticos, tais como transelevadores para paletes ou transportadores para paletes, que se encarregam de mover a mercadoria com total autonomia.

A automação é muito útil para obter uma maior velocidade na entrada e saída da mercadoria. Além disso, limita o excesso de custos do armazém, tais como os causados por erros nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

A automação é uma técnica de armazenamento que proporciona um melhor desempenho ao gerenciamento da mercadoria
A automação é uma técnica de armazenamento que proporciona um melhor desempenho ao gerenciamento da mercadoria

Técnicas de armazenamento para um armazém bem organizado

A organização é primordial em qualquer armazém. Por isso, as empresas buscam as técnicas de armazenamento adequadas para acomodar todos os seus produtos e facilitar as operações, desde o recebimento até a preparação e expedição dos pedidos. Escolher um sistema de armazenagem é uma decisão de vital importância para qualquer negócio, pois tem um impacto direto no desempenho do armazém. Por isso, é recomendável contar com a assessoria de uma empresa especializada em soluções de armazenagem.

A Mecalux possui uma vasta experiência oferecendo soluções de armazenagem para resolver qualquer necessidade logística. Possuímos um vasto catálogo de soluções de armazenagem, desde sistemas de paletização convencional até armazéns completamente automáticos. Entre em contato com nossa equipe técnica que terá prazer em informá-lo sobre a melhor solução para seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: