Os veículos autônomos inteligentes (AIV) agilizam os fluxos de mercadoria dentro do armazém

Veículo autônomo inteligente (AIV): o que é e como funciona

27 jul 2023

Um veículo autônomo inteligente (AIV) (Autonomous Intelligent Vehicles) é um sistema de transporte preparado para operar em armazéns que tenham uma alta necessidade de movimentos de mercadoria e exijam um percurso de fluxo interno flexível.

Para seu funcionamento, os veículos autônomos inteligentes (AIV) utilizam a inteligência artificial para aprender e deslocar-se, tal como faria uma empilhadeira convencional, mas sem operadores nem elementos de orientação e, tudo isso, evitando as pessoas ou obstáculos que podem surgir durante o percurso.

O que é um veículo AIV?

Os veículos AIV são veículos autônomos inteligentes que se deslocam pelo armazém ou fábrica sem a ajuda de elementos de guiagem ou condutor que os controle de forma direta.

Também conhecidos como AMR (Autonomous Mobile Robots), esse tipo de sistema de transporte autônomo utiliza tecnologia, especificamente a inteligência artificial, para aprender a navegar sem sistemas de guiagem.

Os AIV são utilizados para conectar e transportar mercadoria de modo eficiente entre as diferentes áreas de um armazém, centro logístico ou fábrica e para satisfazer o critério de preparação de pedidos goods-to-person (‘produto ao homem’). Nesse tipo de estratégia de picking, os AIV são responsáveis por garantir que a mercadoria chegue diretamente ao operador.

Da mesma forma que outros equipamentos de movimentação robotizados, como os transportadores automáticos, os veículos autônomos inteligentes (AIV) são utilizados em ambientes com fluxos de materiais contínuos e repetitivos, pois, ao trabalhar sem interrupção, aumentam a produtividade.

Funcionamento de um AIV

O funcionamento de um veículo autônomo inteligente (AIV) é totalmente autônomo graças ao uso de tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning. Os veículos autônomos inteligentes utilizam scanners para criar um mapa de seu local de trabalho e, dessa forma, traçar percursos mais rápidos e seguros, sem necessidade de guias, cabos ou fitas magnéticas. Os AIV podem incluir elementos como sensores, GPS, navegação inercial e visão artificial para melhorar sua percepção do ambiente.

O sistema de controle dos AIV se conecta ao software de gerenciamento de armazém (WMS) e ao ERP da empresa para seguir as ordens e deslocar-se rumo ao destino correto.

Além disso, os AIV podem compartilhar espaço com as pessoas graças aos seus sofisticados dispositivos de segurança, promovendo assim a robótica colaborativa. Seu design permite que o operador estabeleça um contato seguro com a máquina, garantindo sua proteção e a da mercadoria.

Os veículos autônomos inteligentes (AIV) se conectam ao WMS para transferir a mercadoria ao destino desejado
Os veículos autônomos inteligentes (AIV) se conectam ao WMS para transferir a mercadoria ao destino desejado

Diferenças entre o AGV e o AIV

Os veículos guiados de forma inteligente ou veículos AIV são a evolução natural dos veículos AGV (Automated Guided Vehicles). As principais diferenças entre um veículo AGV e um AIV são as seguintes:

  • Sistema de navegação: enquanto os AGV seguem uma rota predefinida através de um sistema de navegação guiado a laser ou filoguiado, os veículos AIV utilizam um sistema de navegação autônomo que adapta seu percurso de acordo com as informações recebidas do ambiente em tempo real.
  • Adaptabilidade: os AGV se deslocam por um circuito fechado, por isso, quando houver algum objeto que atrapalhe seu movimento, param imediatamente para evitar uma colisão e aguardam que o mesmo seja retirado. Já os AIV são capazes de criar um trajeto alternativo caso haja algum objeto durante a trajetória.
  • Preço: em geral, o preço por unidade de um veículo guiado automaticamente (AGV) é inferior ao preço por unidade de um veículo autônomo inteligente (AIV). No entanto, a implantação do AGV, ao contrário do AIV, exige modificações na infraestrutura para instalar os cabos ou as fitas magnéticas necessárias para a navegação dos veículos.

Apesar de existir diferenças entre os veículos AGV e os AIV, a escolha de um sistema de transporte interno ou outro dependerá da aplicação, do ambiente e das exigências específicas da empresa.

Os AGV, ao contrário dos AIV, seguem uma rota estabelecida para se deslocar pelo armazém
Os AGV, ao contrário dos AIV, seguem uma rota estabelecida para se deslocar pelo armazém

Exemplo de veículo autônomo inteligente (AIV) : o caso Normagrup

Normagrup, empresa espanhola líder no mercado de iluminação de emergência, se beneficiou dos recursos oferecidos pelos veículos autônomos inteligentes (AIV) em sua fábrica localizada na região das Astúrias (Espanha).

A fábrica da Normagrup possui um armazém automático da Mecalux gerenciado pelo software Easy WMS. Para conectar o armazém às três linhas de produção, foram instalados quatro veículos autônomos inteligentes (AIV). Os veículos inteligentes transferem as matérias-primas da área de armazenamento para as linhas de produção de forma autônoma.

Antes de introduzir a matéria-prima no armazém automático, os AIV depositam as caixas nos transportadores, onde devem passar por um posto de inspeção. Para a saída da mercadoria, a automação permite trabalhar seguindo o critério “produto ao homem”, melhorando o desempenho e otimizando os deslocamentos dos operadores. Quando o produto está preparado, o Easy WMS notifica o software que se encarrega de dirigir os AIV para que um veículo autônomo colete a mercadoria e a leve para a linha de produção que dela necessitar.

Para que a cadeia de suprimentos da Normagrup funcione a plena capacidade e sem erros, foi necessário interligar os diferentes elementos automáticos envolvidos, fato destacado numa entrevista com Mikel Jaureguizar, diretor-geral da Normagrup: "A Mecalux tinha uma resposta para todos os requisitos e necessidades que tínhamos, inclusive para algo tão complexo como interligar os AIV ao armazém”.

Em busca do transporte interno perfeito

Além dos AGV e dos AIV, o mercado oferece outros sistemas de transporte automático de mercadoria amplamente utilizados em armazéns com um alto grau de robotização e de movimentos, tais como os transportadores ou os Sistemas de Monotrilho Elétrico (EMS). As empresas optarão por um sistema ou outro em função de suas necessidades logísticas, por isso é muito importante definir previamente o planejamento logístico para obter um melhor desempenho.

Na Mecalux somos especialistas em implementar soluções logísticas integrais. Oferecemos sistemas de armazenagem personalizados cujo objetivo é alcançar a máxima eficiência nos processos logísticos. Caso deseje potencializar sua cadeia de suprimentos através de sistemas de transporte robotizados, entre em contato conosco, teremos prazer em assessorá-lo para encontrar uma solução à sua medida.

 

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: