Logistics planning covers all operations from the design process to delivery to the end customer

Planejamento logístico: como implementá-lo com sucesso

18 out 2022

Contar com um planejamento logístico bem estruturado é fundamental para otimizar todas as operações que ocorrem no armazém. De fato, uma estratégia ad hoc reduz as ineficiências e multiplica a produtividade.

Mas, como pode ser implementado com sucesso em uma organização? Neste artigo analisamos os aspectos que é preciso considerar no momento de fazer o planejamento logístico e como deve ser o processo de implementação.

O que é o planejamento logístico? Definição e objetivos

O planejamento logístico é um plano de ação estabelecido entre todas as partes envolvidas que permite determinar os objetivos logísticos da empresa. Abrange desde o abastecimento das matérias-primas necessárias para a fabricação dos produtos até o gerenciamento das entregas de mercadoria aos clientes. Por exemplo, devem ser estabelecidos os termos de entrega ao cliente final, as docas de carga destinadas ao envio, etc.

Além disso, nesse plano são estabelecidos os indicadores de desempenho (KPI) a medir, assim como seus parâmetros, para poder avaliar o desempenho logístico da empresa. Esses dados também servem para identificar ineficiências ou erros que devem ser corrigidos ao longo da cadeia de suprimentos do produto.

Finalmente, através do planejamento logístico também se determinam os métodos e a periodicidade de avaliação das operações com o objetivo de ter um plano de melhoria contínua que multiplique a produtividade da instalação.

No momento de fazer o planejamento, não devemos perder de vista seus principais objetivos que consistem em:

  • Reduzir erros e ineficiências: facilita o controle em relação às informações em todas as fases logísticas, o que permite reduzir drasticamente as falhas que ocorrem no armazém.
  • Otimizar recursos e investimento: monitorar em tempo real a logística da empresa permite tomar decisões quanto aos fluxos de movimentos do armazém. Dessa forma, torna-se mais fácil para o responsável logístico tirar proveito dos recursos disponíveis.
  • Aumento da produtividade e da eficiência: qualquer planejamento logístico tem como meta final melhorar o desempenho da instalação, aumentando a produtividade e a eficiência em cada uma de suas operações.

Planejar todas as fases da atividade logística

O planejamento deve contemplar necessariamente as quatro fases decisivas de qualquer atividade logística:

  • Aquisição de matérias-primas
  • Produção
  • Controle do inventário
  • Distribuição da mercadoria:
Escolher os KPIs adequados é um fator decisivo para o bom funcionamento do planejamento logístico
Escolher os KPIs adequados é um fator decisivo para o bom funcionamento do planejamento logístico

No entanto, o planejamento também inclui aspectos prévios à atividade logística, como o layout do armazém ou o gerenciamento de localizações no armazém considerando os fluxos de trabalho dos operadores e as entradas e saídas da mercadoria.

O planejamento também engloba aspectos posteriores à entrega ao cliente. Um exemplo disso é a logística reversa: a empresa deve ter uma estratégia para minimizar o impacto dessa tendência de consumo, que já representa mais de 50 bilhões de dólares por ano só nos Estados Unidos, conforme revela um estudo da organização Reverse Logistics Association.

Como fazer um bom planejamento?

O segredo para um bom planejamento é analisar detalhadamente a cadeia de suprimentos visando identificar todos os obstáculos oferecidos por cada fase logística e encontrar a melhor forma de resolvê-los.

Consequentemente, a estratégia deve considerar questões como quem é nosso cliente final (quais são suas necessidades de entrega), nossos fornecedores e seu lead time e, inclusive, as características intrínsecas do produto.

Além disso, qualquer planejamento logístico deve:

  • Ser concebido para crescer: a estratégia da empresa deve considerar a possível ampliação das instalações de armazenamento ou o aumento das linhas de produção ou da demanda. Um dos critérios que podem ajudar a superar essa fase é a flexibilidade no layout do armazém.
  • Utilizar métricas adequadas: a cadeia de suprimentos gera uma infinidade de informações que, bem analisadas, é muito útil, embora também possa originar ineficiências no armazém. Por isso, entender o produto e definir os indicadores de desempenho adequados (KPI) é decisivo para que o planejamento logístico seja bem-sucedido.
  • Inovar constantemente: embora a empresa tenha objetivos estabelecidos, deve buscar constantemente novos métodos que aumentem a eficiência das operações logísticas. Dessa forma, o padrão de entrega em 24 horas ou a inclusão de novas tecnologias no armazém torna-se um fator decisivo para dar resposta ao desafio da estratégia omnichannel ou ao padrão de entrega em 24 horas.

Os fluxos de pessoal e de mercadoria, assim como a organização do armazém são elementos que também fazem parte de um bom planejamento logístico. Mas a lista de elementos que não devemos ignorar não acaba aqui. Equipamentos de movimentação como os transelevadores, sistemas de armazenamento como o Pallet Shuttle e automações que garantirão a eficiência no picking como o pick-to-light fazem a diferença entre um bom e um mau planejamento.

Por outro lado, nos últimos anos, adquiriu especial relevância a utilização dos Sistemas de Gerenciamento de Armazém, que compilam as informações geradas no armazém e automatizam fases tão complexas como o controle de estoque, o gerenciamento das entradas e saídas da mercadoria do armazém ou a preparação de pedidos.

Logística e planejamento: eficiência para o armazém

Todas as empresas, seja qual for seu setor, cumprem alguma função dentro da cadeia de suprimentos. Menosprezar a importância dessa fase no negócio pode gerar excesso de custos, erros e ineficiências no serviço destinado ao cliente final.

Um exemplo de um excelente planejamento logístico é o da empresa belga de aluguel de livros didáticos Rent a Book: Devido às ineficiências na preparação de pedidos, a logística reversa chegou a representar 3% de seus envios finais, a empresa decidiu elaborar um plano baseado na digitalização de seus processos e na automação do picking com tecnologia RFID. Outro caso seria o da KH Lloreda, que diante de um aumento líquido da demanda, concebeu uma estratégia logística baseada na automação do armazém para garantir que o cliente receberia um bom serviço.

Em suma, em qualquer organização todos os departamentos devem caminhar juntos e focar no objetivo global da logística, ou seja, que a mercadoria chegue no prazo e nas condições estabelecidas e com o menor custo possível.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: