Uma cadeia de suprimentos integrada é aquela em que clientes, fornecedores, fabricantes e distribuidores coordenam-se entre si

Como funciona a cadeia de suprimentos integrada

08 set 2023

Uma cadeia de suprimentos integrada é aquela em que fornecedores, fabricantes e distribuidores coordenam-se entre si para executar da forma mais eficiente os processos de armazenamento e distribuição de mercadoria.

A cadeia de suprimentos integrada utiliza a digitalização de processos para sincronizar as operações entre as empresas envolvidas no desenho, fabricação e comercialização de um produto. A implementação de programas de gerenciamento facilita a transferência de informações entre armazéns e centros logísticos ou fábricas.

Uma cadeia de suprimentos integrada: em que consiste

A cadeia de suprimentos é considerada integrada quando as diferentes operações envolvidas, tais como a aquisição de matérias-primas, o desenho do produto, a fabricação, o armazenamento ou a distribuição, estão sincronizadas.

Segundo a National Academy of Sciences dos Estados Unidos, “uma cadeia de suprimentos integrada pode ser definida como uma associação de clientes e fornecedores que, utilizando técnicas de gerenciamento, trabalham juntos para otimizar seu desempenho coletivo na criação, distribuição e apoio a um produto final”.

Uma cadeia de suprimentos integrada favorece a rastreabilidade da mercadoria, ou seja, o acompanhamento do ciclo de vida de um produto desde a fase de desenho até sua produção, processamento e distribuição. Com a sincronização das operações, os diversos elos da cadeia de suprimentos sabem onde cada matéria-prima, artigo semiacabado ou produto final está localizado, assim como as condições em que cada processo foi realizado.

A integração pode envolver a aquisição ou fusão de outras empresas para expandir seus serviços, assim como o desenvolvimento de novas linhas de negócio que abrangem mais etapas da cadeia de suprimentos. Essa estratégia pode ser aplicada de duas formas:

  • Integração horizontal: envolve qualquer aquisição ou desenvolvimento de capacidades no mesmo elo da cadeia de suprimentos. Um exemplo de integração horizontal seria um distribuidor de refrigerantes que parte para a aquisição de um concorrente regional visando expandir seu mercado e exercer um maior controle sobre os preços.
  • Integração vertical: refere-se ao processo de aquisição ou fusão que inclui vários níveis dentro da cadeia de suprimentos. Portanto, a integração vertical envolve a compra de outra empresa ou o desenvolvimento de capacidades próprias dentro da empresa para expandir o escopo de seus serviços. Por exemplo, esse tipo de integração poderia ocorrer quando uma empresa de software adquire uma empresa de UX, experiência do usuário, para reduzir custos e controlar mais níveis da cadeia de suprimentos.
Uma cadeia de suprimentos integrada favorece a rastreabilidade do produto, ou seja, a capacidade de acompanhamento do ciclo do produto
Uma cadeia de suprimentos integrada favorece a rastreabilidade do produto

4 benefícios de ter uma cadeia de suprimentos integrada

Ter uma cadeia de suprimentos integrada permite compartilhar informações sobre os processos e operações realizadas nas instalações por onde o produto passa. A comunicação entre os diferentes elos de uma cadeia de suprimentos integrada permite:

  • Eliminar o excesso de custos: a integração da cadeia de suprimentos e a simplificação de etapas desnecessárias, fornecedores em duplicidade ou estoque excessivo, reduz o custo dos processos. Portanto, é possível minimizar o custo do armazenamento de estoque aumentando a velocidade de circulação de materiais entre os níveis da cadeia de suprimentos.
  • Logística e produção mais eficientes: a eliminação do excesso de fornecedores contribui para uma melhor coordenação entre níveis, reduzindo os custos e erros na cadeia de suprimentos.
  • Rastreabilidade de produto: a integração dos diferentes fluxos de comunicação de uma cadeia de suprimentos favorece a rastreabilidade do estoque, porque cada ator tem acesso a informações completas sobre os lotes de matéria-prima utilizados nas linhas de produção, as condições de fabricação, armazenamento ou envio do produto.
  • Visão holística e focada no cliente: a integração permite que as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos tenham uma visão holística do processo logístico e produtivo. Essa visão global é decorrente de informações precisas que permitem tomar decisões que estejam em consonância com as necessidades da empresa.

Como conseguir uma cadeia de suprimentos integrada?

O estudo da consultoria Grant Thorntom 2020 Digital supply chain survey revela que apenas 17% dos executivos reconheciam em 2020 que tinham uma cadeia de suprimentos integrada. O relatório insiste no peso da digitalização na cadeia de suprimentos integrada: “A oportunidade digital é indiscutível. As novas tecnologias e as estratégias digitais inovadoras podem ajudar a transformar as cadeias de suprimentos da indústria manufatureira para torná-las mais eficientes, receptivas, ágeis e competitivas.”

A digitalização de processos impulsiona a coordenação entre os diversos níveis da cadeia de suprimentos, o que facilita a transferência de informações entre os armazéns e fábricas por onde o produto passa. Por isso, implementar um programa digital como um software de gerenciamento de armazém ou um ERP possibilita reduzir custos e eliminar etapas desnecessárias.

Uma cadeia de suprimentos integrada envolve o compartilhamento de fluxos de informação em operações como logística de abastecimento, planejamento das linhas de produção, gerenciamento do estoque, distribuição de pedidos, comercialização do produto ou serviço ao cliente, entre muitas outras. A visibilidade oferecida pela cadeia de suprimentos integrada não só é relevante para os diferentes departamentos de uma empresa, como também é decisiva para as funções do gerente de logística ou produção. A integração dos níveis proporciona informações reais e atualizadas sobre o status dos produtos ou as condições de armazenamento para tomar decisões que melhorem a qualidade do serviço logístico.

A cadeia de suprimentos integrada promove a melhoria da qualidade do produto ou serviço final por meio da cooperação entre níveis. É o que afirmam os autores da publicação Supply chain integration capability: an organizational routine perspective, que abordam a necessidade de eliminar operações repetitivas na cadeia de suprimentos: “Definimos a integração da cadeia de suprimentos como o grau em que uma empresa colabora e coopera estrategicamente com outros membros da cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos integrada favorece o fluxo de produtos, serviços, informações, dinheiro e decisões através da cadeia de suprimentos, proporcionando um gerenciamento coordenado dos processos intra e interorganizacionais que melhoram sua eficácia.”

A implementação de um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS facilita a integração da cadeia de suprimentos
A implementação de um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS facilita a integração da cadeia de suprimentos

Software para uma cadeia de suprimentos integrada

A implantação de um software de gerenciamento é fundamental para se beneficiar de uma cadeia de suprimentos eficiente e integrada. Esses programas automatizam o envio de informações entre os elos da cadeia de suprimentos, propiciando a eliminação de erros nas etapas pelas quais o produto passa.

Um software de gerenciamento de armazém (WMS) pode ser uma ferramenta muito útil para conseguir uma cadeia de suprimentos integrada: o WMS se conecta aos outros softwares envolvidos na logística de um produto, sejam da empresa ou de outra organização, para melhorar a troca de informações visando automatizar as tarefas.

Digitalizar as operações com um software de gerenciamento como o Easy WMS permite sincronizar as informações com outros programas executados na cadeia de suprimentos, tal como um ERP, da empresa ou de outro elo, um Manufacturing Execution System ou um Transport Management System. Esses aplicativos, além de suas respectivas funções logísticas, ajudam na troca de informações entre os níveis da cadeia de suprimentos, promovendo a rastreabilidade de produto e operações mais eficientes.

Um software de gerenciamento como o Easy WMS inclui módulos específicos para uma cadeia de suprimentos integrada, tais como o Software para gestão da expedição logística, que garante uma comunicação fluida entre a empresa e as agências de transporte. Marketplaces & Ecommerce Platform Integration é outro exemplo de módulo do Easy WMS que contribui para a integração da cadeia de suprimentos: sincroniza o catálogo dos diferentes pontos de venda online com os estoques reais do armazém, evitando que ocorram erros no gerenciamento de pedidos e no controle de estoque.

O Easy WMS é um software capaz de se conectar a outros programas para facilitar a troca de fluxos de informação
O Easy WMS é um software capaz de se conectar a outros programas para facilitar a troca de fluxos de informação

Cadeia de suprimentos integrada para um armazém eficiente

Compartilhar os fluxos de informação com os demais elos da cadeia de suprimentos minimiza o risco de erros no gerenciamento do estoque, na fabricação do produto e na preparação de pedidos. Por isso, cada vez mais empresas optam por soluções digitais que propiciem a integração entre os níveis da cadeia de suprimentos.

Um software como o Easy WMS da Mecalux permite sincronizar as informações das operações do armazém com outros centros logísticos, com outros programas da mesma empresa ou, inclusive, com os diferentes softwares dos atores envolvidos na cadeia de suprimentos. Caso esteja interessado em fazer parte de uma cadeia de suprimentos integrada, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: