Como otimizar o carregamento de caminhões no armazém utilizando softwares

01 Março 2021

Carregar corretamente um caminhão com mercadorias é um processo complexo, especialmente devido à crescente diversidade de embalagens, unidades de carga e tipos de transporte. Software e digitalização são a solução para esse problema, pois nos ajudam a automatizar grande parte do processo, tornando-o mais rápido e eficaz.

Neste artigo, exploramos como as novas tecnologias podem ajudar o armazém a atingir o máximo de eficiência e produtividade no envio de mercadorias.

Carregando um caminhão na era do comércio eletrônico

Carregar um caminhão é o processo de colocar a mercadoria no veículo para que seja transportada até o seu destino (centro de distribuição, outro armazém ou diretamente ao cliente final). É imprescindível certificar-se de que a distribuição do peso no caminhão seja correta e, principalmente, que não existam erros nas mercadorias expedidas ou atribuídas.

A dificuldade é aumentada pelos prazos de entrega apertados exigidos pelo e-commerce e pela logística multimodal, onde a mercadoria passa por diversos meios de transporte até chegar ao destino. Um setor paradigmático dessa complexidade é o 3PL, pois a variedade de referências e clientes tornam a expedição uma operação particularmente complicada.

As dificuldades crescentes também são acompanhadas por uma penalidade maior por erros. Em caso de falha, a devolução e o envio de um novo produto devem ser gerenciados pela empresa, que arcará com todos os custos extras.

Consequentemente, a fase de envio é fundamental para o controle de custos e a imagem da marca. Uma vez que a mercadoria esteja no caminhão, será muito difícil desfazer qualquer erro. A incorporação de software nesta fase é, portanto, essencial para garantir a fluidez do processo.

Easy WMS pode atribuir automaticamente a mercadoria a um buffer e depois carregar o caminhão diretamente.
Easy WMS pode atribuir automaticamente a mercadoria a um buffer e depois carregar o caminhão diretamente

Vantagens de implementar um software na fase de carregamento de caminhões

O Warehouse Management System (WMS) é o software encarregado de gerenciar o carregamento de caminhões em um armazém. Sem ir mais longe, o Easy WMS, o Mecalux WMS, permite atribuir uma doca de carga ou buffer de saída a cada mercadoria que deve ser expedida.

A implementação do software neste processo trará os seguintes benefícios:

  • Localizar a mercadoria de acordo com a rota do caminhão. O software estabelece critérios e regras de localização adaptados às necessidades do produto ou empresa. Easy WMS, por exemplo, designa um pulmão ou uma doca para o operador movimentar a mercadoria, que posteriormente será carregada no caminhão correspondente. Tudo com o objetivo de customizar ao máximo esta operação, planejando a colocação da mercadoria de acordo com o roteiro de transporte do caminhão.
  • Distribuir melhor os pesos e volumes no caminhão. A combinação ideal de caixas, paletes ou outras unidades de carga permite maximizar a capacidade do veículo. O software também considerará a distribuição do peso para que não ocorram desequilíbrios e o veículo não ultrapasse a massa máxima autorizada (MMA).
  • Antecipar o descarregamento. Às vezes, a descarga do caminhão deve ser feita em uma ordem específica. Talvez nem todas as mercadorias sejam descarregadas no mesmo local ou alguns produtos precisem ser descarregados primeiro.  Isto deve ser levado em conta muito antes, no momento do carregamento. Aqui o software nos guiará, indicando quais pacotes serão carregados primeiro e quais depois, para que os que precisam ser descarregados primeiro sejam mais acessíveis.
  • Elimine os excessos de custos. Um WMS garante a rastreabilidade completa do produto, evitando cobranças errôneas. O software atribui automaticamente a carga de acordo com critérios preestabelecidos (rota, ordem de inscrição ou saída) para que o pacote chegue ao destino final sem erros. Ao eliminar esses erros, os custos de logística reversa são reduzidos.

Em geral, o uso de software agiliza as tarefas de expedição do armazém, evitando entregas erradas e otimizando o tempo de carregamento de cada caminhão.

Easy WMS permite a atribuição automática de carga de acordo com a transportadora
Easy WMS permite a atribuição automática de carga de acordo com a transportadora

Atribuição automática de docas de carga

Um software como o Easy WMS possui  a funcionalidade de gerenciar cargas de caminhões de acordo com a rota de transporte.

Vamos ver como isso funciona. Quando uma mercadoria vai ser expedida, o Easy WMS indica um pulmão (espaço para depositar previamente a carga) ou, diretamente, uma doca de carga. Esta decisão pode ser feita de forma manual por um operador ou pode ser determinada automaticamente pelo WMS (com base em critérios pré-estabelecidos).

Durante o processo de preparação de pedidos, o Easy WMS pode atribuir a cada pacote uma área de preparação ou outra de acordo com a ordem de saída e/ou rota pré-estabelecida. Assim, o sistema de gerenciamento de armazém da Mecalux facilita a expedição da mercadoria, distribuindo os envios de acordo com a transportadora designada.

Esta operação pode ser realizada de um pequeno terminal ou através uma estação de trabalho. Para isso, basta o usuário inserir os dados pertinentes na tela. Seguindo uma série de etapas, podem ser criadas quantas forem necessárias. Será indicada a doca onde será realizado o carregamento e, opcionalmente, a matrícula do veículo transportador.

Assim, o software possibilita a configuração de cargas automáticas de acordo com os dados previamente coletados no WMS. A partir da ordem de saída, da rota pré-estabelecida, ou da agência de transporte designada, o Easy WMS cria uma tarefa para a operadora levar a mercadoria até o pulmão de destino, garantindo que nenhum pacote será enviado pela transportadora errada.

Expedição rápida e sem erros

A implementação de um software, e particularmente um WMS, não apenas reduz o desgaste da força de trabalho na expedição de mercadorias, mas também elimina os erros, agiliza as operações e garante a rastreabilidade do produto em toda a cadeia de suprimento.

É o caso, por exemplo, da Tradeinn, uma das referências do e-commerce na venda de equipamentos esportivos. Graças ao software Easy WMS, a empresa conseguiu a máxima performance na gestão do seu armazém, que permitiu aumentar em 70% o envio de mercadorias.

Se você quiser se diferenciar de seus concorrentes, eliminando as entregas erradas em seu armazém, entre em contato com a Mecalux. Um consultor especializado no Easy WMS irá oferecer-lhe a solução mais adequada às suas necessidades. Podemos garantir um transporte ágil e sem erros para clientes e fornecedores.