O projeto da cadeia de suprimentos promove estratégias eficientes e produtivas

O projeto da cadeia de suprimentos para a otimização de recursos

22 fev 2024

Nos últimos anos, o projeto da cadeia de suprimentos passou a ser um pilar essencial na estratégia logística das empresas. É o processo pelo qual uma empresa estrutura e organiza a cadeia de suprimentos para maximizar o gerenciamento de fases como o abastecimento, fabricação ou transporte de mercadoria, entre outros.

Conhecida também como planejamento estratégico da cadeia de suprimentos, a estratégia de desenho permite que as empresas otimizem recursos e detectem potenciais riscos e ineficiências.

Segundo a publicação acadêmica do MIT CTL Supply Chain Design Lab, The new competitive edge, “os métodos de desenho tradicionais foram ficando obsoletos e as empresas que continuam a aplicá-los correm o risco de perder vantagem competitiva.” O relatório avisa que as empresas devem atualizar sua forma de abordar o desenho da cadeia de suprimentos se quiserem melhorar a eficiência de suas operações e ganhar competitividade. “À medida que as cadeias se tornam cada vez mais globais e focadas no cliente final, o desenho desempenha um papel mais importante como diferencial competitivo”, afirmam os autores.

A complexidade dos novos padrões de e-commerce, junto ao surgimento da pandemia de coronavírus, revolucionou o desenho e o planejamento das fases logísticas e de produção das empresas. “Ser capaz de responder rapidamente às mudanças nos mercados e prioridades competitivas não é apenas uma preocupação da época da pandemia. A crescente complexidade da cadeia de suprimentos, o crescimento exponencial do comércio eletrônico e o gerenciamento omnichannel, assim como os requisitos de sustentabilidade não são novos, mas gerenciá-los com sucesso exige capacidades semelhantes. Devido a tais razões, além de outras, os desenhos e metodologias tradicionais da cadeia de suprimentos ficaram antiquados, o que representa um risco para as empresas atuais”, afirma Yossi Sheffi, diretor do MIT Center for Transportation & Logistics.

4 fatores-chave para o desenho da cadeia de suprimentos

Para adaptar os processos logísticos às novas tendências e desafios do mercado, o relatório do MIT CTL Supply Chain Design Lab destaca quatro novas abordagens que podem ajudar as empresas a reorientar e potencializar o desenho da cadeia de suprimentos:

  • Expandir o âmbito do desenho da cadeia de suprimentos para além da abordagem tradicional de redução de custos. Para planejar a estratégia, é recomendável incluir outros fatores como a projeção para mercados globais, a criação de valor agregado ou novas ações para reforçar a sustentabilidade.
  • Integrar ferramentas estratégicas na tomada de decisão. A finalidade é reduzir as diferenças entre o desempenho previsto e o real em áreas como o planejamento operacional, a otimização do abastecimento de mercadoria, as estratégias de produção, o gerenciamento do estoque ou as rotas de transporte.
  • Enfatizar a análise de fatores de risco no projeto da cadeia de suprimentos. Para melhorar o planejamento estratégico, é fundamental integrar ferramentas de análise na tomada de decisão para mitigar o risco e aumentar a resiliência diante de novos cenários.
  • Adotar métodos inovadores e práticas de projeto que incluam novas tecnologias no planejamento. O objetivo é impulsionar o desenho de cadeias de suprimentos digitais, flexíveis, rentáveis e focadas no cliente.

 

Tecnologias para o desenho da cadeia de suprimentos

Os gerentes da cadeia de suprimentos utilizam tecnologias inovadoras como a automação robótica de processos, o Big Data ou a Inteligência Artificial para desenhar o quadro de ação. Uma das finalidades do planejamento é limitar o custo do itinerário dos produtos em cada etapa, agilizar os processos e promover uma logística sem erros. “As cadeias de suprimentos mundiais atuais foram projetadas para funcionar com alta confiabilidade, ao menor custo possível e em um ambiente estável”, destaca a empresa de consultoria norte-americana Kearney em um artigo publicado na Harvard Business Review.

A publicação destaca que inovações como a simulação em três dimensões ou o Machine Learning estão fazendo a diferença para resolver os desafios enfrentados pelas cadeias de suprimentos. Essas tecnologias estão "melhorando as operações e reduzindo de meses para dias o tempo necessário para treinar os trabalhadores em tarefas como a montagem de vários produtos, sejam elétricos ou mecânicos, na cadeia de montagem”, aponta o relatório.

A digitalização de processos também contribui para melhorar o desenho da cadeia de suprimentos. O uso de programas como um software de gerenciamento de armazém (WMS) ou um enterprise resource planning automatiza a comunicação entre as diferentes organizações, facilitando a transferência de informações e, consequentemente, a rastreabilidade de produto. Implantar sistemas digitais não só melhora a organização na cadeia de suprimentos como também permite a simulação de operações. Os programas mais avançados utilizam a tecnologia do gêmeo digital para projetar a representação virtual de mudanças em uma ou mais operações visando analisar seu desempenho.

A tecnologia Big Data também tem um impacto significativo no desenho da cadeia de suprimentos: a compilação e análise de grandes volumes de dados proporciona flexibilidade aos processos logísticos e de produção, pois permite prever futuros cenários, identificar oportunidades e adiantar-se a erros.

O surgimento do e-commerce e da indústria 4.0 potencializou o papel do projeto na cadeia de suprimentos
O surgimento do e-commerce e da indústria 4.0 potencializou o papel do desenho na cadeia de suprimentos

A importância do desenho para uma cadeia de suprimentos eficiente

O planejamento estratégico é primordial para conseguir uma cadeia de suprimentos ágil e eficiente. A consolidação de novos padrões de consumo como a estratégia omnichannel ou a devolução gratuita de produtos aumentou a complexidade de operações como a expedição ou a entrega de pedidos. Nesse cenário, incluir novas tecnologias como a Inteligência Artificial ou o Big Data na cadeia de suprimentos permite que as empresas respondam com eficiência aos desafios logísticos decorrentes das mudanças no mercado.

A Mecalux possui uma vasta gama de soluções para aumentar a produtividade na cadeia de suprimentos. O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS facilita o gerenciamento digital da logística, promovendo a eficiência nos armazéns e minimizando o risco de ocorrer erros. Caso você esteja interessado em aumentar a produtividade de suas instalações, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para sua organização.