As estantes para câmaras frias armazenam mercadoria a uma temperatura controlada

Estantes para câmaras frias de armazém: tudo o que você precisa saber

12 mai 2021

As estantes para câmaras frias são soluções logísticas que facilitam o armazenamento e a conservação de produtos, tais como alimentos ou medicamentos, a uma temperatura controlada para garantir suas propriedades.

As estantes, são geralmente fabricadas em aço inoxidável, sendo suficientemente resistentes para trabalhar em ambientes frios e congelados. Além disso, devem otimizar ao máximo o espaço do armazém com dois objetivos: por um lado, proporcionar uma elevada capacidade de armazenamento e, por outro, garantir a eficiência energética graças à correta distribuição do frio entre um maior número de paletes.

A seguir, analisaremos os sistemas de armazenagem mais adequados para armazéns frigoríficos e suas particularidades.

Vantagens de instalar estantes em câmaras frias

A logística do frio é um processo muito complexo cujo objetivo é manter os produtos a uma baixa temperatura até serem entregues ao cliente final. A função das câmaras frias é garantir esse princípio na fase de armazenamento.

Interromper a cadeia de frio pode trazer graves consequências, tais como a deterioração prematura do produto, a perda de suas propriedades ou a proliferação de bactérias e micro-organismos nocivos para o ser humano. Em ocasiões, essa interrupção é facilmente reconhecida (cristalização da mercadoria, aspecto pouco atrativo, deterioração ou mau estado). No entanto, em alguns casos não é tão simples, tal como ocorre com alguns medicamentos.

Para evitá-lo, é imprescindível prestar especial atenção a todas as operações que intervêm nesse tipo de cadeia de suprimentos: desde o transporte e armazenamento, até o tempo de carga e descarga da mercadoria.

Armazenar os produtos em estantes é a melhor solução para tirar o máximo proveito das localizações dos armazéns frigoríficos. Permitem otimizar o espaço de armazenamento proporcionando a maior capacidade possível e, ao mesmo tempo, maximizam o desempenho da instalação, uma vez que dinamizam o manuseio da mercadoria.

Nas câmaras frias podem ser instalados sistemas de armazenagem com acesso direto (estantes convencionais, através das quais os operadores têm acesso a todas as referências, em detrimento de um menor aproveitamento da superfície) ou sistemas de estantes compactas (proporcionam uma maior ocupação da superfície e, portanto, uma capacidade de armazenamento superior, embora se perca acessibilidade aos produtos).

Como escolher as estantes para câmaras frias

No momento de projetar uma câmara fria, é necessário encontrar o sistema de armazenagem mais conveniente para maximizar a capacidade de armazenamento, simplificar o acesso à mercadoria, minimizar a presença de pessoal e ter um controle rigoroso dos produtos armazenados. No entanto, não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Para decidir o sistema de armazenagem a instalar, devemos considerar os seguintes parâmetros:

  • Quantidade de mercadoria a armazenar.
  • Dimensões da câmara fria.
  • Espaço necessário para instalar os geradores de frio.
  • Fluxos de entrada e saída da mercadoria.
  • Sazonalidade dos produtos.
  • Drenagem de águas e declives no pavimento (para facilitar o escoamento da água gerada pela condensação).

Nesse ponto, a única coisa que pode ser feita é avaliar as vantagens e inconvenientes de cada sistema de armazenagem.

Inúmeras empresas decidem equipar suas câmaras frias com sistemas de armazenagem não automáticos por ser a opção mais simples e econômica a curto prazo. O inconveniente desse tipo de solução é que obriga os operadores a permanecerem durante um tempo prolongado em ambientes extremos, o que ao longo do tempo, pode prejudicar sua saúde. O gerenciamento manual também envolve o risco de ocorrerem erros durante certas operações como o reabastecimento ou a preparação de pedidos.

Por isso, embora seu custo de investimento inicial seja superior, é preferível optar por armazéns frigoríficos automáticos. A automação traz importantes benefícios: não exige a presença de pessoal (ou reduz sua necessidade ao indispensável), aproveita muito melhor o espaço e a altura, exerce um controle mais preciso sobre a rastreabilidade e aumenta a produtividade.

Estantes mais comuns para câmaras frias

A seguir analisaremos os sistemas de armazenagem mais utilizados em câmaras frias e suas vantagens:

Estantes de paletização

Nas câmaras frias é possível instalar qualquer sistema de armazenagem de paletização, tais como estantes para paletes, estantes compactas, dinâmicas ou push-back. Cada uma delas resolve determinadas necessidades logísticas específicas.

Por exemplo, para conseguir a máxima capacidade de armazenamento, o recomendável é instalar estantes compactas. Se além da capacidade for necessário ter uma operação ágil, podem ser instaladas estantes dinâmicas ou estantes push-back, uma vez que representam uma economia no tempo de extração de paletes e reduzem o tempo de manobra das empilhadeiras.

Por outro lado, as estantes convencionais para paletes, com acesso direto à mercadoria, são de grande utilidade para produtos de características e medidas variadas, além de facilitar o picking.

Em uma mesma câmara fria podem ser combinados diferentes sistemas de armazenagem, principalmente em instalações médias e grandes, destinando cada uma dessas soluções a um tipo de produto e a uma operação específica.

As estantes para paletes em câmaras frias são ideais para armazenar unidades de carga de características e medidas variáveis

As estantes para paletes em câmaras frias são ideais para armazenar unidades de carga de características e medidas variáveis

Estantes sobre bases móveis

As estantes móveis para paletes são colocadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente. É o único sistema compacto que oferece acesso direto a todas as referências porque, ao abrir um corredor de trabalho, todas as referências depositadas são diretamente acessíveis.

Essa solução é especialmente adequada para câmaras frias e de congelamento graças à excelente distribuição do frio entre um maior número de paletes armazenados, reduzindo assim o gasto por palete.

Essas estantes também proporcionam uma melhor circulação do ar durante os períodos de tempo de parada mediante a opção de parking, que consiste em forçar uma separação entre todas as estantes e distribuir o espaço dos corredores de forma equidistante.

Sistema Pallet Shuttle

É um sistema de armazenagem compacto que utiliza um carro para executar os movimentos dentro das estantes de forma automática. Há duas modalidades:

  • Pallet Shuttle semiautomático: os operadores colocam a carga sobre os trilhos e o Pallet Shuttle a desloca para sua localização dentro de uma estante compacta. É utilizado principalmente em câmaras frias onde são gerenciados muitos paletes por referência.
  • Pallet Shuttle automático: são utilizados transelevadores ou uma lançadeira em cada nível para transferir a mercadoria para o canal correspondente. Uma vez ali, o carro motorizado a introduz no interior dos canais de armazenamento. Essas estantes podem alcançar 40 m de altura, por isso são perfeitas para câmaras frias de média e grande altura com muita diversidade de referências.

As estantes sobre bases móveis e o Pallet Shuttle são dois sistemas compactos que proporcionam uma maior capacidade de armazenamento. A diferença radica na agilidade, pois o sistema Pallet Shuttle garante uma entrada e saída dos paletes muito mais rápida.

Sistema Pallet Shuttle em uma câmara fria, com um carro que executa os movimentos dentro das estantes de forma automática

Sistema Pallet Shuttle em uma câmara fria, com um carro que executa os movimentos dentro das estantes de forma automática

Armazéns automáticos para paletes

Trata-se de estantes convencionais de profundidade simples ou dupla onde um transelevador se encarrega de efetuar os movimentos da mercadoria, desde as entradas e saídas do armazém até sua localização.

O armazém automático acomoda um maior número de produtos e, graças à velocidade de deslocamento dos transelevadores, tanto na horizontal quanto na vertical, multiplica a capacidade de depositar e extrair dos paletes.

Obviamente os armazéns automáticos reduzem o espaço a ser refrigerado, o que leva a uma grande economia de energia elétrica. Além disso, exercem um controle sistemático sobre o produto armazenado, garantindo um inventário permanente enquanto cumprem os parâmetros de rotatividade e rastreabilidade mais exigentes.

Armazém automático em uma câmara fria que aproveita ao máximo a superfície disponível e proporciona uma maior capacidade de armazenamento

Armazém automático em uma câmara fria que aproveita ao máximo a superfície disponível e proporciona uma maior capacidade de armazenamento

Armazéns automáticos para caixas

Nas câmaras frias também é possível gerenciar caixas com a ajuda de armazéns automáticos para caixas. Tal como os armazéns automáticos de paletes, são formados por estantes onde são depositadas caixas e por transelevadores miniload que manuseiam a mercadoria automaticamente.

Esse tipo de solução utiliza o espaço de uma forma perfeita e oferece uma excelente acessibilidade à mercadoria. Tal como ocorre com seu equivalente para paletes, graças à automação a produtividade aumenta permitindo obter uma total segurança e proteção da mercadoria.

Câmaras frias do futuro

As estantes são estruturas essenciais para gerenciar a mercadoria de modo eficiente em câmaras frias. Devem ser projetadas para otimizar o espaço, proporcionar a máxima capacidade de armazenamento possível e facilitar o manuseio da mercadoria.

A Mecalux tem uma vasta experiência projetando e instalando estantes para câmaras frias em vários tipos de instalação. Equipamos armazéns onde se opera de forma manual (este é o caso das duas câmaras de resfriamento e congelamento da JAS-FBG S.A., na Polônia, com estantes para paletes e estantes Movirack), assim como armazéns completamente automáticos (a câmara de resfriamento da empresa La Anónima, na Argentina, com transelevadores automáticos trilaterais).

Todas as nossas estantes possuem um acabamento que permite protegê-las dos efeitos da corrosão e ferrugem, com duas mãos de tinta para atuar como barreira física contra a agressão em ambientes oxidantes externos ou galvanização a quente. Esses procedimentos garantem a máxima proteção e uma longa vida útil sem necessidade de manutenção. Entre em contato conosco para encontrarmos a solução de armazenagem mais adequada para ajudá-lo a melhorar sua logística de frio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: