A organização e distribuição corretas do espaço é uma das variáveis para obter um armazém gerenciado com sucesso.

Como gerir um armazém logístico com sucesso

17 abr 2020

Uma boa organização dos armazéns permite proporcionar um serviço de qualidade com o menor custo possível.

Para gerir um armazém logístico com sucesso é necessário cumprir as seguintes premissas: ter o estoque necessário, utilizar o menor tempo possível em operações internas, otimizar fluxos e localizações, contar com pessoal treinado e motivado, ter um software de gerenciamento de armazém (WMS) e medir e analisar resultados.

Falamos de uma gestão eficaz quando ocorre uma combinação inteligente e no momento adequado de todas essas variáveis. Siga estas recomendações, tome decisões de acordo com cada momento e gerencie seu armazém logístico com sucesso.

1. Decisões prévias: o layout do armazém

O layout do armazém deve ser realizado de acordo com uma análise funcional prévia que deve seguir as etapas dos fluxos de materiais, além de refletir as características da instalação.

O layout deve abranger a organização e distribuição do espaço em diferentes áreas operacionais, ter bem definidas as seções e os espaços.

Em qualquer layout de armazém existe um equilíbrio necessário entre a otimização da capacidade de armazenagem e o respeito aos fluxos de materiais para que fluam de acordo com o nível exigido. Nesse sentido, podemos indicar dois aspectos:

  • As localizações ou como colocar a mercadoria com eficiência é uma decisão que pode ser tomada a priori. O critério de localizações no armazém determina a capacidade efetiva da instalação e deve ser definida em função de múltiplas variáveis. Em muitos casos, as áreas de localização fixa convivem com espaços de armazém caótico.
  • Maximizar a capacidade de armazenagem é sinônimo de uma gestão logística correta. Existem diferentes estratégias para otimizar o espaço do armazém que dependerão do tipo de mercadoria e de vários fatores.

2. Conseguir conquistas diárias: a gestão do dia a dia em um armazém logístico

Ter uma gestão bem-sucedida exige que o armazém seja rentável. Por isso, é necessário que os custos de manuseio sejam reduzidos, aplicando uma correta distribuição, a ordem adequada dos fluxos e uma conveniente localização dos processos intermediários.

Com o auxílio de um WMS é possível gerenciar o armazém no dia a dia com sucesso, além de outros aspectos:

  • Gestão de estoque precisa: nesse ponto um software ajuda a organizar com exatidão os fluxos de entrada e saída da mercadoria. O uso de um WMS é básico para que o estoque seja controlado o tempo todo.
  • Processo de picking ágil: a inclusão de um programa de gerenciamento melhora o desempenho do picking, proporciona um sistema de trabalho mais eficiente e minimiza erros. Também otimiza os deslocamentos e a ordem de preparação de pedidos, distribuindo a carga de trabalho de forma equitativa entre os operadores.
  • Sistemas de armazenagem adequados: outra das decisões importantes é escolher o tipo de estantes industriais e de equipamentos de movimentação utilizados, sejam manuais, empilhadeiras ou sistemas completamente automatizados. Para tal será preciso considerar que sejam adequados aos fluxos e ao tipo de mercadoria.
  • As pessoas são protagonistas no dia a dia de um armazém. Trabalhar em condições ideais, aumentar a motivação dos operadores e ter pessoal treinado e informado em prevenção de riscos são aspectos-chave para alcançar a excelência em gestão logística. Parte do sucesso está em ter uma equipe de trabalho coerente, motivada e que se sinta importante.
A motivação dos operadores e o auxílio de um software são vitais para uma gestão de sucesso.
A motivação dos operadores e o auxílio de um software são vitais para uma gestão de sucesso.

3. Última fase: avaliação de resultados em gestão logística

Não existe a certeza absoluta de que a gestão é correta até os processos serem avaliados. Para que a gestão do armazém seja considerada eficaz é preciso selecionar e medir o KPI e controlar dados e resultados. Esses Indicadores-Chave de Desempenho nos permitirão obter uma foto da realidade.

Com os dados em mãos é preciso continuar tomando decisões para corrigir alguns aspectos ou seguir nessa linha de trabalho. Os processos-chave devem estar claramente definidos e devem contar com indicadores reais que permitam continuar avaliando o funcionamento do armazém para:

  • Aumentar a competitividade da empresa e melhorar o desempenho do armazém.
  • Minimizar erros.
  • Melhorar os níveis de qualidade.
  • Diminuir as despesas.
  • Aumentar a produtividade global da equipe de trabalho.

Como vimos, o sucesso na tomada de decisão em logística tem relação com fazê-lo no momento adequado: antes, durante e depois. Siga essas recomendações para gerenciar seu armazém de uma forma eficaz.

Na Mecalux, trabalhamos para otimizar a gestão de seu armazém. Entre em contato com nossos especialistas em logística: eles vão assessorá-lo sobre suas necessidades, assim como proporcionarão as soluções que o ajudarão a continuar crescendo.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: