A intralogística 4.0 representa a implementação de tecnologia nos diversos processos do armazém

A intralogística, uma vantagem competitiva

16 abr 2021

A intralogística é uma forma eficaz de se diferenciar dos concorrentes. Ter uma logística interna onde todos os recursos e processos estejam otimizados se traduz em um serviço muito mais ágil.

Trata-se de um conceito que abrange todos os processos e movimentos de mercadoria que ocorrem dentro de uma empresa, desde que os produtos saem das linhas de produção até que são distribuídos para serem entregues aos clientes.

As novas tecnologias e a logística 4.0 reforçaram a pandemia da intralogística 4.0. Essa mudança de paradigma vai além de automatizar operações como as tarefas de armazenamento ou a preparação de pedidos, pois inclui gerenciar uma grande quantidade de informações relativas à mercadoria de uma forma eficaz.

Neste post, especificamos as particularidades da intralogística e da intralogística 4.0, assim como as vantagens que representa ter uma logística interna otimizada.

Intralogística: definição

A intralogística é a parte da cadeia de suprimentos que engloba todos os processos e movimentos internos da mercadoria, desde o recebimento de matérias-primas e seu envio às linhas de produção até o armazenamento e expedição de produtos acabados aos clientes.

Quando nos referimos à intralogística, costumamos pensar nas tarefas de armazenamento e no envio dos pedidos aos clientes. No entanto, esse conceito vai muito mais além, pois inclui outras operações, tais como a rastreabilidade ou a gestão de matérias-primas e seu envio às linhas de produção no momento adequado.

Embora a intralogística considere apenas os processos que ocorrem internamente no armazém, ela também é afetada por fatores externos como a oferta e a demanda, tanto de matérias-primas quanto de produtos acabados. Por exemplo, durante as épocas em que ocorre um aumento das vendas, tal como acontece durante a Black Friday, as empresas devem agilizar todos os seus processos e, especialmente, a preparação de pedidos.

A intralogística tem a capacidade de reforçar o negócio. Uma estratégia intralogística adequada, em que se aproveita o espaço disponível de uma forma eficiente para conseguir uma maior capacidade de armazenamento, fazendo controles de qualidade e consumindo os artigos na ordem correta, oferece sem dúvida um serviço melhor aos clientes.

A intralogística proporciona um movimento e fluxo de mercadoria adequado, assim como uma preparação de pedidos eficaz

A intralogística proporciona um movimento e fluxo de mercadoria adequado, assim como uma preparação de pedidos eficaz

Tecnologia na intralogística 4.0

A intralogística 4.0 representa a implementação da automação, da inteligência artificial e dos sistemas de interligação nos diferentes processos do armazém com objetivos muito claros: executar os movimentos com maior precisão, rapidez e menor custo.

A intralogística 4.0 nasce como resultado dos seguintes avanços:

  • Automação. Sistemas de armazenagem completamente automáticos e equipamentos de movimentação que aproveitam ao máximo o espaço e volume de construção, além de proporcionar uma maior produtividade e elevada disponibilidade.
  • Robótica colaborativa. Trata-se de uma tecnologia que trouxe eficiência a todos os processos da cadeia de suprimentos, desde o transporte da mercadoria até a preparação de pedidos.
  • Inteligência de dados. O big data é uma ferramenta muito útil para conhecer e analisar o desempenho do armazém em tempo real. Dessa forma, é possível prever cenários e comportamentos e, consequentemente, aplicar melhorias.

A tecnologia simplifica os processos e, graças a ela, as empresas são muito mais ágeis e flexíveis para se adaptar às mudanças do mercado e às novas necessidades dos consumidores.

Como otimizar a intralogística

Para ter uma intralogística eficaz é necessário coordenar todos os elementos envolvidos em um armazém: sistemas de armazenagem, transporte e gerenciamento, assim como produtos e operadores.

Em primeiro lugar, os sistemas de armazenagem devem proporcionar a maior capacidade possível e devem ser projetados especificamente para facilitar o trabalho dos operadores. Os sistemas de armazenagem cumprem a função de organizar a mercadoria em suas localizações. A ordem tem uma influência direta sobre todas as atividades, incluindo o trabalho dos operadores, o gerenciamento do estoque, os recursos, os fluxos, etc. Uma boa distribuição da mercadoria não só permite aproveitar o espaço disponível, como também minimiza os percursos dos operadores.

Em um armazém organizado, a mercadoria está devidamente codificada e corretamente identificada no Sistema de Gerenciamento de Armazém para identificar sua localização exata a todo o momento e evitar extravios.

Por outro lado, o armazém deve ser projetado para agilizar e facilitar o trabalho dos operadores. Os deslocamentos e movimentos de mercadoria representam uma porcentagem muito elevada dos custos do armazém. Por isso, costuma-se recorrer à automação devido aos bons resultados que proporciona, principalmente no que se refere à agilidade e segurança.

Além disso, o armazém deve ter todos os equipamentos necessários para executar as diferentes funções (entre outros, computadores, terminais de radiofrequência, impressoras, etiquetadoras, arqueadoras ou enfardadeiras). As áreas de trabalho devem ser claramente diferenciadas e os operadores devem trabalhar de forma coordenada para realizar o maior volume de pedidos.

Finalmente, é necessário que o armazém tenha um sistema de gerenciamento como o Easy WMS para exercer um controle rigoroso de todos os recursos do armazém e das diferentes tarefas. Esse software monitora tudo o que ocorre no armazém e, simultaneamente, dirige os operadores para que melhorem seu desempenho.

Benefícios da intralogística

A intralogística e a intralogística 4.0 proporcionam grandes benefícios à empresa. O motivo é óbvio: uma boa organização dos armazéns ajuda as empresas a desenvolver suas estratégias de negócio e a reduzir custos.

Controlar tudo o que ocorre no armazém é vital para manter os artigos nas melhores condições e, consequentemente, que sua qualidade seja a adequada para as necessidades dos clientes.

Vejamos algumas das vantagens verificadas:

  • Movimento e fluxo de mercadoria adequado.
  • Diminuição do estoque.
  • Redução de custos.
  • Otimização da mão de obra.
  • Aproveitamento do espaço de armazenamento.
  • Agilidade nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
  • Serviço mais rápido, efetivo e satisfatório para os clientes.
A tecnologia melhora o desempenho e a produtividade da intralogística

A tecnologia melhora o desempenho e a produtividade da intralogística

Intralogística para o futuro

As organizações estão cada vez mais cientes de que ter uma intralogística bem organizada e eficaz representa uma vantagem competitiva para seus negócios. As empresas podem se diferenciar de seus concorrentes graças a um serviço ágil e capaz de atender às necessidades dos clientes.

Os avanços tecnológicos como a robotização ou a automação servem para otimizar a intralogística, agilizar o trabalho dos operadores e controlar os produtos. No entanto, no fundo, o que realmente é preciso fazer para aperfeiçoar a logística é analisar profundamente o armazém. Verificar como se desenvolvem as operações e como são gerenciados os produtos é indispensável para tomar decisões em prol da melhoria.

A Mecalux pode assessorá-lo sobre como modernizar sua intralogística. Entre nossas soluções temos armazéns automáticos, sistemas de transporte e nosso software de gerenciamento, tudo desenvolvido para obter o melhor desempenho possível. Entre em contato conosco para analisarmos sua logística, teremos imenso prazer em assessorá-lo para lhe oferecer a melhor solução.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: