Os KPIs são indicadores utilizados pelos gerentes de armazém para tomar decisões estratégicas

10 KPIs que o gerente do armazém deve monitorar

11 jul 2023

Os indicadores-chave de desempenho (KPI, na sigla em inglês) são uma ferramenta fundamental para o gerente de armazém e para os gerentes de logística, uma vez que permitem monitorar as atividades realizadas nos centros de distribuição.

Através dos dados objetivos fornecidos pelos KPIs, o gerente de armazém pode identificar áreas de melhoria e tomar decisões estratégicas em relação à cadeia de suprimentos da empresa.

Há alguns KPIs muito úteis para os gerentes de armazém, tais como:

Indicadores de recebimento de mercadorias

O recebimento de mercadorias, provenientes da produção ou enviadas por fornecedores, é a primeira operação de qualquer armazém. Organizar bem os produtos recebidos é fundamental para evitar ineficiências e atrasos que possam alterar toda a cadeia logística.

1. Da doca ao estoque

Esse KPI mede o tempo decorrido desde que a mercadoria é descarregada nas docas do armazém até ser identificada através do software de gerenciamento e depositada nas estantes.

Identificar os produtos recebidos com rapidez é fundamental para a eficiência do armazém. Por quê? Reduzir o tempo de identificação de estoque com um software de gerenciamento permite liberar espaço na área das docas de carga e agilizar o processo de localização da mercadoria.

2. Porcentagem de recebimentos sem danificações por fornecedor e por dia

Uma das prioridades de qualquer empresa é assegurar o correto recebimento da mercadoria, ou seja, receber os artigos adequados, na quantidade precisa e sem danificações. Qualquer incidente nos recebimentos causa atrasos nas demais operações do armazém.

Para garantir recebimentos sem danificações nem erros, os operadores devem verificar se os produtos estão em bom estado e comprovar, com o software de gerenciamento de armazém, se foi recebida a quantidade exata de mercadoria. Fazer um acompanhamento dos artigos recebidos com um programa digital garante um controle de estoque rigoroso e em tempo real.

3. Pontualidade dos fornecedores por dia

As empresas também devem controlar a pontualidade dos fornecedores certificando-se de que a entrega da mercadoria é feita nas condições e momento combinados. Qualquer atraso tem um impacto direto no planejamento do trabalho e pode levar a atrasos nas expedições diárias de mercadoria.

Os gerentes de armazém avaliam o serviço prestado pelas empresas que lhes fornecem os produtos para tomar decisões baseadas no funcionamento real da logística da empresa.

Graças aos KPIs, o gerente de armazém toma decisões que permitem melhorar o recebimento das mercadorias
Graças aos KPIs, o gerente de armazém toma decisões que permitem melhorar o recebimento das mercadorias

Área de armazenamento de produtos

O processo de armazenamento da mercadoria é básico em um armazém porque repercute na preparação de pedidos. O gerente de armazém precisa analisar indicadores como a distribuição do estoque ou a ocupação das localizações visando assegurar a disponibilidade da mercadoria. Saber o tempo todo os produtos que há no armazém simplifica a atividade de preparar cada pedido feito pelos clientes.

4. Volume de ocupação do armazém por tipo de localização

O volume de ocupação do armazém é um indicador que calcula a porcentagem de ocupação em uma instalação logística, ou seja, o número de localizações com produtos.

O indicador ajuda o gerente de logística a analisar se a superfície de armazenamento do centro de distribuição está sendo bem aproveitada. O objetivo de qualquer empresa é armazenar a quantidade necessária de mercadoria para não gerar excesso de custos e evitar quebras de estoque que podem causar interrupções na preparação de pedidos.

5. Dias ‘on hand’ de mercadoria

Este indicador de desempenho calcula o tempo que uma referência permanece em estoque no armazém. Refere-se ao número estimado de dias que leva vender o estoque existente no armazém para um tipo específico de artigo.

As empresas usam o indicador de dias on hand para ajustar o tempo em que a mercadoria deve ser reaprovisionada, assim como para verificar a rotatividade dos estoques, ou seja, o número de vezes que o estoque do armazém precisa ser reposto em um determinado período de tempo.

Fazer um acompanhamento dos produtos armazenados é fundamental para melhorar a logística
Fazer um acompanhamento dos produtos armazenados é fundamental para melhorar a logística

Indicadores da preparação de pedidos

A preparação de pedidos é uma das operações que exige mais recursos em qualquer armazém. Utilizar indicadores de desempenho para medir o gerenciamento do picking permite que o gerente de armazém possa otimizar os movimentos de mercadoria, reduzir custos e preparar o maior número possível de pedidos.

6. Precisão do picking em ordens de pedido

O KPI de precisão do picking em ordens de pedido indica ao gerente de armazém a porcentagem de pedidos preparados com a quantidade de mercadoria solicitada pelo cliente. Tal dado mostra a qualidade da preparação de pedidos no armazém.

O gerente de armazém deve almejar uma precisão de 100%, uma vez que os pedidos incorretos, com artigos errados ou com uma quantidade inadequada de mercadoria, se convertem em devoluções que podem prejudicar a imagem corporativa.

7. Índice de expedidos em relação a solicitados

O índice de expedidos em relação a solicitados compara a porcentagem de artigos que foram expedidos com a quantidade de estoque solicitada pelos clientes. Portanto, contabiliza os pedidos que na maior parte dos casos não puderam ser completados devido à falta de estoque.

Embora seja um indicador-chave para avaliar a qualidade do picking, é fato que com essa informação o gerente de armazém também pode tomar decisões para melhorar outras tarefas que têm um impacto na preparação de pedidos, tal como o aprovisionamento.

8. Tempo de ciclo de ordem interna

O ciclo de ordem interna representa o tempo necessário para completar um pedido desde que o armazém recebe uma ordem de compra (quando um cliente adquire um produto) até que sai pela doca de expedição. Permite avaliar a agilidade do armazém para responder à demanda.

Esse indicador ajuda o gerente de armazém a analisar a velocidade e a efetividade das tarefas de picking. Os dados obtidos por esse KPI facilitam a tomada de decisão, tal como distribuir os produtos de forma eficiente no armazém visando minimizar as transferências dos operadores no momento de localizar a mercadoria.

Os KPIs permitem ao gerente de armazém melhorar a produtividade na preparação de pedidos
Os KPIs permitem ao gerente de armazém melhorar a produtividade na preparação de pedidos

Indicadores das expedições

A expedição da mercadoria é uma de operações que repercute na satisfação dos clientes e na confiança depositada na marca. Os KPIs das expedições são utilizados para que as empresas possam medir o grau de cumprimento do serviço.

9. Pedidos a tempo e preparados para expedir

Esse KPI mede as expedições que foram realizadas de forma pontual, sem atrasos, no dia e hora solicitados pelo cliente.

O indicador permite que o gerente de armazém não só avalie o processo de expedição, como também o desenvolvimento de todas as operações realizadas no armazém até os produtos serem distribuídos. Baseando-se em dados objetivos, o gerente de logística pode aplicar medidas estratégicas destinadas a agilizar todas as operações e, portanto, as expedições (por exemplo, escalando mais operadores para a preparação dos pedidos).

10. Pedidos expedidos por hora

Os pedidos expedidos por hora são os pedidos que foram distribuídos de forma correta, ou seja, com os artigos solicitados pelo cliente e na quantidade correta.

O indicador mede o número de pedidos que foram expedidos por hora e, portanto, mostra a eficácia do armazém na última fase de verificação antes de distribuir a mercadoria. Nessa fase, os operadores devem certificar-se de que os pedidos contêm toda a mercadoria solicitada e nas quantidades corretas para evitar erros.

Otimizar as expedições utilizando o KPI tem um impacto direto na satisfação dos clientes
Otimizar as expedições utilizando o KPI tem um impacto direto na satisfação dos clientes

Digitalizar para monitorar o desempenho do armazém

Em um armazém, operações como o recebimento, expedição ou preparação de pedidos geram uma quantidade enorme de dados. Uma análise detalhada de todos esses dados é determinante para tomar decisões que potencializam o crescimento das empresas.

Para analisar todos os dados do armazém, as empresas precisam de ferramentas de Big Data capazes de segmentar e classificar as informações. Um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux pode fazer um acompanhamento do desenvolvimento dos processos logísticos.

O software da Mecalux oferece o módulo Supply Chain Business Intelligence, um programa que permite verificar o status de todos os processos do armazém para garantir um controle integral da tomada de decisão. O sistema inclui painéis de comando que abrangem a maior parte das funcionalidades que o gerente de armazém deve ter em consideração.

Caso deseje gerenciar e analisar a grande quantidade de dados gerados em seu armazém, entre em contato conosco para lhe informarmos como o módulo Supply Chain Business Intelligence pode tornar muito mais fácil tomar decisões estratégicas de melhoria.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: