
Logística de distribuição: o que é, como melhorá-la e principais modelos
Um pacote contendo produtos saídos de uma fábrica pode chegar ao consumidor final graças a um processo denominado logística de distribuição.
O que é a logística de distribuição?
A logística de distribuição é o conjunto de atividades relacionadas ao gerenciamento de mercadorias necessárias para que os produtos cheguem da linha de produção aos clientes que os encomendaram. Essa especialidade empresarial abrange as operações ligadas ao armazenamento, transporte e entrega de mercadorias, também na última milha. Uma operação eficiente exige o planejamento da cadeia de suprimentos, o controle do estoque, a otimização do armazenamento e a seleção das rotas mais adequadas.
Os objetivos da logística de distribuição incluem acelerar as operações de entrada e saída, planejar estrategicamente baseando-se no estoque, evitar os custos adicionais decorrentes de um transporte inadequado e manuseio da mercadoria e reduzir os gastos operacionais melhorando a produtividade empresarial. Por isso, contar com um sistema logístico bem implementado e um sistema de gerenciamento de armazém especializado se traduz em uma vantagem competitiva no mercado.

Principais etapas da logística de distribuição
Para que a logística de distribuição de produtos funcione corretamente, é necessário prestar atenção às seguintes etapas:
- Armazenamento. Os artigos são recebidos dos fornecedores da empresa ou das linhas de produção internas. Nesse ponto, a qualidade e a quantidade dos produtos armazenados são monitoradas e registradas no inventário. Em seguida, os produtos são organizados no armazém ou centro de distribuição da forma mais organizada possível. Essas tarefas podem ser realizadas de forma mais ágil e controlada através do uso de um sistema de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux.
- Processar pedidos. Uma vez recebidos os pedidos dos clientes, se verifica a disponibilidade dos produtos e os pickers humanos ou os sistemas automáticos coordenam sua seleção, embalagem e atribuição ao transporte que completará a rota de entrega.
- Preparação de envios. Antes de proceder à logística de distribuição de transporte, a mercadoria é preparada para sair do armazém. Dessa forma, os produtos são etiquetados e providos da documentação necessária para serem carregados nos veículos de transporte. O módulo adicional do Easy WMS, o Sistema de expedição logística, organiza esse gerenciamento e automatiza a comunicação com as agências de transporte.
- Transportes. Na logística de distribuição de última milha, os produtos saem das instalações da empresa ou do fornecedor terceirizado (3PL) para chegar ao seu destino final. Os veículos de carga são rastreados para garantir que os envios cheguem a tempo e nas condições adequadas, e se priorizam as rotas mais eficientes considerando aspectos como a distância a percorrer, o tempo disponível, os custos ou as características da mercadoria a ser transferida.
- Entregas. Finalmente, os produtos são entregues ao cliente. Nessa última fase, os artigos são descarregados, suas condições verificadas e entregues ao consumidor no local e horário estabelecidos. Trata-se de um processo de logística reversa, é o usuário quem devolve o artigo à empresa.
Modelos logísticos de distribuição
Os modelos logísticos de armazenamento, entrega e distribuição escolhidos pelas empresas ao oferecerem seus serviços definem a estratégia que utilizam para enfrentar o mercado. Existem diferentes sistemas dependendo do tipo de atividade, e cada um deles determina sua proposta de valor no mercado. Os mais utilizados são:
- Consolidação. Consiste em agrupar a mercadoria de vários fornecedores em um único centro antes de completar os envios de diferentes clientes. Dessa forma, o espaço dos veículos é melhor aproveitado diminuindo os deslocamentos e custos.
- Distribuição escalonada. É possível quando se tem armazéns reguladores que recebem temporariamente os produtos finais provenientes das linhas de produção. Posteriormente, essa mercadoria é enviada aos armazéns regionais, que atendem áreas geográficas onde, geralmente, os envios não exigem mais do que um dia de viagem.
- Modelo centralizado. Essa estratégia consiste em dirigir a maior quantidade possível de estoque para um armazém central a partir do qual uma frota de veículos distribui a mercadoria a clientes de diferentes áreas.
- Modelo descentralizado. Pelo contrário, o modelo descentralizado consiste em levar o estoque para armazéns próximos ou delegações. Embora precise de uma maior infraestrutura, aproveita a vantagem proporcionada pela proximidade dos pontos de venda.
- Cross-docking. Semelhante ao modelo descentralizado, a distribuição cross-docking substitui os armazéns de proximidade por plataformas de carga e descarga onde a mercadoria não chega a ser armazenada, pois geralmente é novamente enviada em menos de 24 horas.
- Rede de distribuição direta. Nas redes de distribuição direta, os produtos são enviados para o cliente final diretamente das fábricas, sem serem guardados em um armazém.

Como realizar a logística de distribuição?
Para obter uma distribuição eficiente, é essencial que todas as etapas a seguir estejam alinhadas. Aqui estão algumas dicas para otimizar os processos:
- Entender o armazém. Em primeiro lugar, é necessário verificar as atividades que já estão sendo desenvolvidas para adaptar o desempenho das instalações às necessidades logísticas. Para a modernização de armazéns, é aconselhável receber o assessoramento de especialistas em armazenagem.
- Definir prioridades. Estabelecer objetivos específicos como minimizar custos, reduzir o número de erros e devoluções ou conseguir prazos de entrega mais curtos facilita o planejamento das estratégias a seguir.
- Contar com indicadores de eficácia. As métricas de acompanhamento e sua análise ajudam a avaliar os acertos e erros cometidos na logística de distribuição.
- Utilizar um WMS. Além de coletar dados de todos os processos, utilizar um sistema de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux proporciona uma melhoria de 60% na produtividade operacional e pode aumentar a capacidade de armazenamento em até 40%.
Melhore sua logística de distribuição com a Mecalux
Hoje em dia, a logística deve ser gerenciada da forma mais ágil possível. Se deseja acelerar os processos logísticos e melhorar a comunicação entre as partes envolvidas, entre em contato conosco. A Mecalux é especialista em automação e no seu controle através de seu sistema de gerenciamento de armazém Easy WMS, que também proporciona visibilidade a grandes redes de distribuição com o Easy DOM. Compartilharemos nossa vasta experiência em intralogística acumulada desde 1966.