Como definir o manuseio de materiais

Como definir o manuseio de materiais

26 jan 2020

Se estiver lendo este artigo é porque, como muitos profissionais da logística e da cadeia de suprimentos, você está interessado nos avanços logísticos que nos ajudam a melhorar o desempenho de nossos armazéns. O manuseio de materiais é um elemento que aliviará o trabalho realizado em seu armazém logístico, melhorará seu desempenho e permitirá à sua empresa satisfazer a demanda e as crescentes exigências do cliente moderno.

O que é o manuseio de materiais?

O manuseio é a ação de manipular e deslocar mercadorias, pacotes ou paletes, em um armazém, um centro de distribuição, uma fábrica ou outro tipo de instalação. O manuseio pode ser manual, semiautomático ou totalmente automático, exigindo o uso de programas informáticos.

Como você já sabe, hoje em dia utilizamos uma grande quantidade de equipamentos de movimentação em nossos armazéns, como a transpaleteira, a empilhadeira elevadora ou a paleteira, assim como outras soluções de armazenagem automática, tais como o transelevador, o transportador ou o carro motorizado, além dos transportadores industriais.

Existe uma forma de manuseio de materiais sem interrupção?

Sim, o manuseio de materiais contínuo é o meio utilizado para processar fluxos de mercadorias ou produtos determinando seu percurso. Representa a evolução do manuseio tradicional que estamos acostumados a utilizar em nossos armazéns. Essa fórmula permite realizar ações de armazenagem, produção, recebimento, preparação de pedidos, etc.

Para instalar um sistema de manuseio de materiais que funcione dessa forma, sua empresa deverá recorrer a programas informáticos, como o Sistema de Gerenciamento de Armazéns WMS, além de outras soluções de armazenagem também automáticas.

As principais razões que levam as empresas a utilizarem essas soluções de armazenagem são reduzir as distâncias dos armazéns e melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho proporcionado.

Diferenças entre as formas de manuseio de materiais

MANUSEIO TRADICIONAL MANUSEIO CONTÍNUO
Homem ao Produto: os operadores se deslocam para armazenar ou coletar as mercadorias. De modo que os funcionários fazem percursos mais livres e menos otimizados. Produto ao Homem: os operadores não se deslocam para coletar os produtos. As mercadorias se movem mediante transportadores industriais e assim os percursos podem ser mais otimizados (graças ao WMS).
Manual ou semiautomático Automatizado
A eficiência depende dos operadores: de sua experiência, sua habilidade com os equipamentos de movimentação ou os percursos a seguir. Aumenta a eficiência dos operadores: gerenciam um maior número de pedidos em um tempo menor.
Durante o picking cometem-se erros devido a fatores puramente humanos. O picking é mais preciso: as etapas de preparação, classificação e embalagem se aperfeiçoam.
Aumentam os custos operacionais e os atrasos nas entregas: o manuseio tradicional exige mais recursos que a movimentação contínua. O custo e o tempo de entrega sofrem uma redução graças à otimização dos processos.
Piora a ergonomia e a segurança dos funcionários. Os operadores colocam em risco sua saúde com posturas inadequadas e acidentes associados às empilhadeiras. A segurança e a ergonomia no trabalho melhoram. Os operadores se deslocam menos diminuindo o risco de acidente.
Linha de montagem e produção: impossível com um manuseio tradicional. A movimentação contínua pode ser combinada com uma linha de montagem e produção.

Em que setores os transportadores são utilizados?

Como já deve ter imaginado, associamos principalmente o manuseio constante ao uso de transportadores industriais. Mas, que campos de aplicação abrange? Veja nesta lista os setores onde são usados com muita frequência:

  • Indústria farmacêutica.
  • Indústria automobilística.
  • Indústria aeronáutica.
  • Indústria de venda no varejo e distribuição.
  • Indústria agroalimentar.
  • Indústria da construção naval.
  • Indústria de construção ferroviária.

O aparecimento do manuseio ininterrupto contribuiu para melhorar o desempenho da logística interna de muitas empresas. Se você também gostaria de reduzir os deslocamentos dentro de seu armazém, assim como o esforço realizado pelos seus operadores quando executam as tarefas, como a preparação de pedidos ou o recebimento de mercadorias, informe-se sobre os diferentes tipos de transportadores que podem satisfazer essa necessidade.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: