Aplicações de uma ponte rolante no armazém
A instalação de uma ponte rolante em um armazém permite manusear cargas pesadas e volumosas como perfis, tubos, bobinas ou outras mercadorias difíceis de mover com equipamentos de movimentação manuais.
Esses aparelhos de elevação aumentam a segurança e a ergonomia dos operadores: com um simples controle remoto, as cargas volumosas podem ser transferidas de uma área para outra do armazém sem necessidade de qualquer esforço físico.
O que é uma ponte rolante?
Uma ponte rolante industrial é um sistema de elevação mecânico que pode mover a carga em sentido horizontal e vertical dentro de uma área delimitada, normalmente retangular ou quadrada. Esse tipo de ponte rolante é formada por uma ou várias vigas equipadas com um carro que tem um motor de translação transversal e outro de elevação.
As pontes rolantes possuem um dispositivo de elevação conhecido como talha, que levanta a mercadoria e a desloca para a área correspondente. O operador, através de um controle remoto, manuseia o sistema sem exercer nenhum esforço sobre a carga.
Usos de uma ponte rolante industrial no armazém
O uso desses equipamentos no armazém potencializa a segurança e a ergonomia, pois os operadores não precisam transferir as cargas pesadas entre os diferentes postos de trabalho da instalação. Um operador de guindaste, profissional que controla a ponte rolante, ordena e supervisiona o movimento da máquina, que desloca a mercadoria para sua localização correspondente.
Esses sistemas de elevação são comuns, por exemplo, para o armazenamento de bobinas de chapa. As pontes rolantes também são utilizadas em centros logísticos que manuseiam cargas volumosas, tal como a indústria automobilística e de autopeças que instala esses sistemas de elevação para mover com segurança peças pesadas. Além de facilitar a movimentação das cargas, as pontes rolantes podem agilizar outras operações do armazém, como a carga e descarga dos caminhões. Em setores que operam com materiais pesados, essas máquinas permitem depositar e extrair a mercadoria dos veículos de forma ágil e confiável.
As pontes rolantes são uma solução flexível e versátil que oferecem uma variedade de acessórios para adaptar a carga que deve ser manuseada. No sistema de elevação podem ser integrados ganchos para melhorar o manuseio de bobinas ou inclusive ímãs para peças metálicas pequenas. As pontes rolantes também podem ser utilizadas em ambientes industriais para abastecer as linhas de produção, áreas de montagem de peças ou linhas de montagem.
Quais são os benefícios proporcionados por uma ponte rolante?
Utilizar uma ponte rolante para mover cargas de grandes dimensões em um armazém proporciona as seguintes vantagens:
- Controle da carga: ao contrário das empilhadeiras, que podem causar erros de empilhamento, as pontes rolantes costumam oferecer controles de precisão para que o operador, através de um controle remoto, posicione a carga na localização exata.
- Ergonomia no armazém: as pontes rolantes eliminam o esforço físico dos operadores permitindo-lhes transferir a mercadoria entre dois ou mais pontos do armazém, para tal basta apertar um botão. Os diferentes tipos de pontes rolantes podem incluir acessórios para mover cargas como garras ou elevadores para rolos, bobinas, chapas ou paletes.
- Aumento da segurança: a ponte rolante move os produtos pesados e volumosos a uma certa altura do solo para evitar obstáculos e possíveis colisões com operadores e equipamentos de movimentação. Seus dispositivos de segurança garantem um funcionamento confiável e de alto desempenho.
Como funciona uma ponte rolante?
Uma ponte rolante possui diferentes componentes e acessórios que permitem levantar e deslocar de forma segura as cargas de um lugar para outro do armazém. O sistema de elevação é composto por uma estrutura similar a uma ponte com um conjunto de vigas que proporcionam integridade ao sistema. A viga principal costuma ter trilhos por onde se desloca o carro que move a mercadoria horizontalmente, enquanto as vigas laterais facilitam o movimento transversal da estrutura. Existem diferentes configurações de ponte rolante industrial em função das necessidades e movimentos da carga de cada armazém.
A elevação da carga é realizada graças a uma talha integrada no carro, que levanta a mercadoria pesada para depositá-la no lugar adequado. A talha é uma máquina composta por um gancho, duas ou mais roldanas e uma corda, cabo ou corrente para minimizar o esforço durante a transferência de produtos volumosos de uma área para outra do armazém. A carga costuma incluir um sistema de engate para que a talha possa pegar facilmente a mercadoria.
A ponte rolante é uma solução para mover de modo seguro cargas pesadas. Embora seja um sistema que pode ser adaptado de acordo com as necessidades do armazém, as pontes rolantes possuem vários componentes que reforçam a segurança e seu correto funcionamento. Um exemplo é a parada de emergência, que ao ser pressionada manualmente, garante a imediata desconexão de todos os elementos motores; ou a configuração dos painéis de controle, que por serem sensíveis, param a manobra automaticamente caso os botões deixem de ser pressionados.
A estrutura da ponte rolante também possui elementos de segurança próprios: desde batentes de finais de percurso para o carro e a ponte, assim como no mecanismo de elevação, até, por exemplo, travas de segurança nos ganchos que afiançam a carga durante o movimento da mercadoria.
Ponte rolante para o movimento de mercadorias volumosas
A logística das empresas exige a utilização de equipamentos de movimentação e sistemas de armazenagem adequados para ter um armazém eficiente e seguro. As pontes rolantes são uma solução comum para mover cargas pesadas em um espaço limitado. Esse sistema de elevação pode ser complementado com equipamentos automáticos para melhorar o desempenho da instalação e, dessa forma, potencializar uma logística fluida.
A Mecalux lhe oferece seus mais de 50 anos de experiência projetando e fabricando soluções de armazenagem para qualquer ramo de atividade. Caso esteja interessado em maximizar a produtividade logística, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução para seu armazém.