O sistema de picking assistido put-to-light melhora a ergonomia nos armazéns

Ergonomia nos armazéns: 10 dicas para aumentar a segurança

15 jun 2023

A ergonomia nos armazéns é crucial para que os operadores possam realizar as diferentes tarefas de forma eficiente, garantindo a segurança ocupacional no posto de trabalho.

As novas tecnologias, tais como os cobots ou os dispositivos de picking assistido como o put e pick-to-light ou o voice picking ajudam a conseguir uma ergonomia nos armazéns muito benéfica para os responsáveis de logística e os operadores.

O que é a ergonomia e por que é importante no gerenciamento dos armazéns de uma empresa?

Ergonomia é “a adaptação das máquinas, móveis e utensílios à pessoa que normalmente os utiliza para conseguir um maior conforto e eficácia.”

Aplicada aos armazéns e à logística, a ergonomia engloba um conjunto de técnicas e ferramentas que facilitam a atividade dos operadores para evitar riscos. Os problemas de ergonomia mais comuns estão relacionados ao manuseio manual de cargas, posturas forçadas e movimentos repetitivos.

O objetivo da ergonomia aplicada aos armazéns é garantir a segurança dos operadores, dos sistemas de armazenagem e da mercadoria manuseada.

10 dicas e recomendações para potencializar a ergonomia nos armazéns

As seguintes dicas contribuem para melhorar a ergonomia nos armazéns, tanto automáticos quanto manuais:

1. Adaptar o 'layout’ do armazém

O layout do armazém deve estar adaptado à estratégia de armazenamento e de preparação de pedidos. Um bom layout da instalação otimiza os movimentos dos operadores, reduz o transporte interno das mercadorias e facilita o acesso aos produtos que assim o exijam.

Além disso, o layout também deve considerar o ambiente físico onde trabalham os operadores, ou seja, é preciso adaptar o mobiliário e que os elementos utilizados pelo operador para o desenvolvimento de seu trabalho estejam ao seu alcance.

2. Escolher o método de picking adequado

Determinar com antecedência o método de picking em função do fluxo das mercadorias e do tipo de produto não só reforça a eficiência na instalação, como também melhora a ergonomia dos operadores nas estações de trabalho.

A ergonomia na preparação de pedidos é fundamental para prevenir riscos e garantir o bem-estar dos operadores. Escolher o método de preparação de pedidos mais conveniente, picking por ondas, batch picking ou picking por áreas, entre outros, depende das necessidades de cada armazém. Seja qual for o método escolhido, é fundamental que as estações de trabalho sejam adaptadas visando satisfazer os critérios ergonômicos adequados.

3. Aplicar a estratégia de preparação de pedidos 'goods-to-person'

O termo goods-to-person é uma estratégia de preparação de pedidos onde o operador recebe automaticamente os produtos para compor um pedido através de equipamentos de movimentação automáticos, tais como transportadores para paletes ou caixas.

Dessa forma, e ao seguir a estratégia do “produto ao homem”, os operadores apenas devem esperar a chegada da mercadoria em suas estações de trabalho, portanto não precisam se deslocar e carregar os produtos, o que melhora significativamente a ergonomia nos armazéns. Além disso, ao aproximar o produto do operador, essa estratégia de picking reduz o tempo utilizado, melhora a eficiência e reduz os erros na preparação de pedidos.

Os transportadores para caixas promovem a ergonomia nos armazéns uma vez que seguem a estratégia de preparação de pedidos goods-to-person
Os transportadores para caixas promovem a ergonomia nos armazéns uma vez que seguem a estratégia de preparação de pedidos goods-to-person

4. Avaliar os benefícios do ‘cross-docking’

O cross-docking é uma técnica de preparação de pedidos que consiste em distribuir a mercadoria diretamente ao cliente final sem passar por um período de armazenamento prévio. Esse método, exige incluir no projeto do armazém espaços ou sistemas de armazenagem específicos que atuem como buffer temporário, otimizando o transporte interno e o trabalho dos operadores.

Como essa estratégia afeta a ergonomia nos armazéns? Graças ao cross-docking, os operadores manuseiam menos produtos, o que evita movimentos repetitivos e desnecessários que possam causar-lhes algum problema físico.

5. Utilizar dispositivos de picking assistido

Para potencializar a ergonomia nos armazéns, as empresas também podem implantar métodos de preparação de pedidos semiautomáticos que utilizem tecnologia para facilitar o trabalho dos operadores.

Os sistemas de picking assistido, tais como os dispositivos luminosos pick-to-light, o picking por voz ou os terminais de radiofrequência são eficazes porque estão conectados a um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) que automatiza a tomada de decisão do operador, indicando cada passo das tarefas que devem ser realizadas.

Os sistemas de picking por voz agilizam a preparação de pedidos e favorecem a ergonomia
Os sistemas de picking por voz agilizam a preparação de pedidos e favorecem a ergonomia

6. Automatizar tarefas repetitivas

Substituir o manuseio manual de cargas por sistemas automáticos evita riscos para os operadores e otimiza as tarefas realizadas. Para reduzir o número de movimentos realizados no armazém, podem ser implementados sistemas de transporte automáticos que se encarregam de transferir a mercadoria entre diferentes pontos da instalação, tais como transportadores, AGV ou robôs móveis.

Da mesma forma, fazer pick and place com mercadoria muito pesada pode causar problemas ergonômicos nos operadores. Nesse caso, é aconselhável instalar cobots ou robôs colaborativos, também conhecidos como robôs antropomórficos, que realizem a ação de levantar e colocar os produtos na unidade de carga de forma automática e ininterrupta.

7. Digitalizar o gerenciamento do armazém

A implantação de um software de gerenciamento de armazém melhora a ergonomia dos operadores ao reduzir as distâncias percorridas carregando mercadoria no interior da instalação ao longo de sua jornada de trabalho. Como se consegue? O software traça, por exemplo, rotas de picking otimizadas e elabora estratégias eficientes de distribuição do estoque (slotting).

Simultaneamente, um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) gerencia os dispositivos de assistência ao picking utilizado pelos operadores. Ao estar conectado aos terminais de radiofrequência e outros dispositivos, o software organiza as diferentes estratégias de picking indicando ao operador os passos a seguir nessa fase.

8. Utilizar os equipamentos de movimentação corretos

A importância de escolher os equipamentos de movimentação adequados é fundamental porque seu uso condiciona o layout do armazém, o número de operadores necessários na instalação e a ergonomia dos armazéns.

Em função do sistema de armazenamento escolhido, a mercadoria armazenada e a operação a realizar, é necessário adquirir um equipamento de movimentação ou outro. Por exemplo, em nível ergonômico é melhor fazer picking de produtos de pequenas dimensões com máquinas selecionadoras, uma vez que podem chegar até a altura desejada evitando posturas inconvenientes.

9. Treinar os operadores

Os operadores devem ser devidamente treinados para que possam utilizar adequadamente os equipamentos, as máquinas e qualquer sistema de ajuda necessário em seu dia a dia. Esse treinamento deve incluir a prevenção de riscos. É muito importante que os próprios operadores tenham conhecimento dos riscos que podem vir a enfrentar em seu local de trabalho visando prevenir eventuais acidentes.

Por exemplo, em termos de software, a Mecalux oferece um serviço de treinamento que permite que os operadores utilizem adequadamente o Easy WMS e suas ferramentas de desenho e configuração, assim como os restantes produtos da Mecalux.

10. Fazer a inspeção técnica anual dos sistemas de armazenagem

A norma UNE-EN 15635 obriga a realizar anualmente uma Inspeção Técnica de Estantes (ITE) com técnicos qualificados para avaliar as condições de todos os elementos da instalação.

Além da ITE, a boa manutenção e a revisão do armazém são essenciais para favorecer a ergonomia dos operadores. É preciso garantir que as áreas de trabalho tenham iluminação e ventilação suficientes, assim como evitar obstáculos desnecessários que prejudiquem a atividade diária. A limpeza industrial de armazéns é básica para manter a ordem nos espaços de trabalho e no manuseio da mercadoria.

O picking é uma das operações onde a ergonomia é um fator muito importante nos armazéns
O picking é uma das operações onde a ergonomia é um fator muito importante nos armazéns

Reduzir riscos, aumentar a produtividade

A ergonomia nos armazéns é um fator primordial para melhorar a produtividade dos operadores e evitar riscos no armazém. Proteger o pessoal e garantir a segurança na instalação é uma das prioridades de qualquer gerente de logística.

Promover a ergonomia nos armazéns exige adotar os sistemas de armazenagem que melhor se adaptem às necessidades da empresa e dos operadores. A Mecalux tem uma vasta experiência na instalação do sistema de armazenagem que melhor se adapta às necessidades de empresas e operadores. Caso deseje começar a beneficiar-se da última tecnologia para tirar um maior proveito de suas atividades logísticas, não hesite em entrar em contato conosco, um consultor especializado lhe oferecerá a melhor solução para seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: