Tecnologia SLAM em robótica: aplicações em ambientes industriais
O uso da tecnologia SLAM em robótica é cada vez mais comum. Graças a ela, os veículos e robôs móveis autônomos são capazes de se orientar em ambientes desconhecidos sem uma intervenção humana direta, o que lhes confere independência para desempenhar suas tarefas. Mas, o que é a tecnologia SLAM? Vamos defini-la a seguir, e explicar suas vantagens e aplicações.
Como utilizar a tecnologia SLAM em robótica?
O SLAM (do inglês simultaneous localization and mapping) é um conjunto de técnicas utilizadas por robôs e veículos autônomos para criar seus próprios mapas de ambientes desconhecidos para se orientar. Para determinar sua posição com precisão, utilizam os dados fornecidos pelos seus sensores.
De modo geral, os sistemas SLAM utilizam as informações coletadas através de scanners LiDAR e as complementam com outros sensores como câmeras de profundidade. Em seguida, um algoritmo dotado de inteligência artificial se encarrega de formatar o mapa. A navegação SLAM utiliza cartografia e IA para tomar decisões inteligentes em ambientes dinâmicos como armazéns onde, com frequência, os robôs móveis autônomos (AMR) compartilham espaço com outros robôs e humanos.
Os AMR utilizam o mapeamento SLAM para se orientar. Esses veículos inteligentes navegam com total autonomia em centros logísticos ou instalações industriais para automatizar e flexibilizar o transporte interno de mercadorias. Sua utilização dinamiza o fluxo interno em diversas operações de intralogística, aumentando a produtividade e a eficiência dos armazéns. Os robôs detectam e evitam qualquer tipo de obstáculo, fixo ou em movimento, readaptando seu percurso em tempo real.
Aplicações do SLAM em robótica
Utilizar robôs capazes de se localizarem com a tecnologia SLAM fornece inúmeros benefícios às empresas que optam pela automação industrial. Por exemplo, ao gerar seus próprios mapas, os AMR se adaptam perfeitamente ao layout dos armazéns evitando a instalação de balizas ou a dependência de outros elementos.
Algumas das aplicações mais comuns da tecnologia SLAM em robótica são as seguintes:
- Transporte interno de mercadorias. Usar robôs móveis autônomos em armazéns permite transportar cargas entre dois pontos de forma totalmente independente, pois esses dispositivos navegam livremente a partir de rotas geradas por um software que atribui a trajetória adequada para cada tarefa.
- Veículos de condução automatizada. Os carros autônomos se locomovem com segurança graças à tecnologia SLAM que utiliza sensores LiDAR, câmeras e radares que ajudam a perceber seu ambiente e criar um mapa detalhado do mesmo.
- Robôs aspiradores. Os robôs aspiradores utilizam a tecnologia SLAM para se desviar de obstáculos ou evitar quedas enquanto limpam de forma eficiente cômodos ou, até mesmo, galpões industriais. Dessa forma, garantem uma cobertura completa.
- Inspeção e manutenção. Robôs equipados com a tecnologia SLAM exploram infraestruturas complexas, como tubulações ou usinas elétricas, identificando anomalias.
Exemplos do SLAM em robótica industrial
Em ambientes industriais, os AMR utilizados nos armazéns operam com extrema segurança em ambientes altamente complexos que envolvem pessoas, mercadorias, sistemas de armazenagem e outras máquinas graças a sensores e scanners anticolisão. Seus movimentos são estáveis, confiáveis e monitorados através de um sistema de gestão de frotas. Esses programas informáticos também permitem modificar as plantas previamente criadas com a tecnologia SLAM: o robô, depois de mapear uma instalação, pode editar a primeira versão da planta para indicar à frota especificações de áreas proibidas ou locais que são postos de trabalho com os quais interagir.
Em suma, os AMR são dispositivos muito versáteis que são integrados de uma forma simples, uma vez que não é preciso fazer modificações nas infraestruturas existentes. Suas frotas podem ser ampliadas com a inclusão de novos robôs, por isso eles são a ferramenta perfeita para se adaptar ao crescimento operacional das empresas ou aos picos sazonais de demanda.
A tecnologia SLAM em robótica em 5 perguntas
Como funciona a tecnologia SLAM em robótica?
A tecnologia SLAM aplicada à robótica permite que robôs ou veículos autônomos (como os AMR) criem mapas de ambientes desconhecidos utilizando dados de sensores como LiDAR e câmeras, guiados por algoritmos de IA.
Quais são os benefícios proporcionados pelo SLAM à robótica?
Em robótica, a tecnologia SLAM permite aos robôs criar mapas de seu ambiente e, ao mesmo tempo, localizar-se nos mesmos. Isso lhes proporciona autonomia, navegação precisa, evita colisões e facilita tarefas complexas como a exploração e manuseio em ambientes desconhecidos.
Que tipos de sistemas SLAM existem?
Há vários tipos de SLAM em robótica, sendo os mais comuns o SLAM visual, que utiliza câmeras para identificar pontos em imagens, e o SLAM que se baseia no LiDAR, que usa lasers para obter nuvens de pontos.
Exemplos de aplicação do SLAM em robótica?
Em armazéns, os AMR incorporam sensores SLAM para navegar de forma segura em ambientes complexos, com movimentos monitorados e plantas editáveis para melhorar a eficiência operacional.
Como tirar partido da tecnologia SLAM?
Os AMR, que aproveitam a tecnologia SLAM para uma fácil integração e escalabilidade sem modificações na infraestrutura, otimizam as operações e se adaptam ao crescimento e à demanda.