O task interleaving é o processo de combinar ações logísticas em um mesmo deslocamento

‘Task interleaving’ para a produtividade no armazém

14 nov 2023

O task interleaving ou intercalação de tarefas, é uma estratégia logística que se aplica nos armazéns para aumentar a produtividade. A aplicação eficiente e sem erros dessa intercalação de tarefas é realizada digitalizando as operações através de um software de gerenciamento de armazém (WMS), que coordena e organiza todos os processos que ocorrem no armazém.

O que é o ‘task interleaving’?

O task interleaving consiste em combinar duas ou mais tarefas em um único deslocamento dentro do armazém. Por exemplo, a intercalação de tarefas permite que o picker colete a quantidade necessária de uma referência específica para compor o pedido e, ao retornar, aproveite o trajeto para fazer uma reposição de produto.

Essa estratégia logística engloba qualquer tipo de atividade logística, desde a preparação de pedidos até o estoque ou reaprovisionamento de mercadoria.

A intercalação de tarefas tem como principal objetivo aumentar a produtividade do armazém e reduzir os tempos de inatividade: ao combinar duas ou mais tarefas, os operadores aproveitam os deslocamentos e movimentos improdutivos. Tal como aponta o catedrático do Institute of Knowledge Management de Skopje (Macedônia do Norte), Robert Dimitrovski, em seu artigo Advanced warehouse technologies — perspectives and posibilities, “os estudos demonstram que a intercalação de tarefas pode aumentar a produtividade dos trabalhadores entre 10% e 40%” Segundo o autor, as empresas utilizam essa atividade para melhorar a eficiência no armazém: “Esta prática produtiva maximiza os movimentos dos operadores em função de sua localização e do uso dos equipamentos no espaço, atribuindo-lhes inúmeras tarefas, como a coleta de pedidos ou a carga de caminhões.”

O task interleaving é geralmente utilizado em armazéns onde operam equipamentos de movimentação manuais. Em instalações automáticas, essa estratégia logística não é necessária porque os sistemas de armazenagem e transporte automatizados executam suas ações em ciclos combinados que maximizam a produtividade do armazém.

Para facilitar o task interleaving, é essencial implementar um software de gerenciamento de armazém: o programa coordena o movimento dos operadores e equipamentos para aproveitar seus deslocamentos e melhorar seu desempenho. Por exemplo, quando um picker for para a área de preparação de pedidos para coletar um produto e levá-lo para a área de consolidação, o software pode otimizar o percurso e atribuir-lhe uma tarefa adicional, como reabastecer uma localização de picking próxima da referência que compõe seu pedido.

Os softwares de gerenciamento de armazém como o Easy WMS automatizam o task interleaving
Os softwares de gerenciamento de armazém como o Easy WMS automatizam o task interleaving

Benefícios do ‘task interleaving’

Optar por um software de gerenciamento que aplique o task interleaving no armazém proporciona uma vasta gama de vantagens, entre as quais se destacam:

  • Máximo desempenho nos deslocamentos: o software coordena as diferentes operações que ocorrem no armazém para melhorar o desempenho dos operadores e evitar movimentos improdutivos, tais como o trajeto de um equipamento de movimentação sem mercadoria. Em vez de retornar sem carga após a realização de uma tarefa, o software indica ao operador a coleta de um produto para reabastecer uma localização a caminho da operação de preparação de pedidos.
  • Processos logísticos mais eficientes: a intercalação de tarefas permite reduzir o número de deslocamentos ao otimizar os movimentos de equipamentos e operadores no armazém. Consequentemente, a economia de tempo na execução de tarefas contribui para reduzir custos e melhorar a eficiência logística da instalação.
  • Maior controle do estoque: o task interleaving permite organizar as tarefas de estoque para aproveitar ao máximo os percursos dos operadores. Também contribui para aumentar a frequência da contagem cíclica ao comparar o estoque registrado no software com o real existente no armazém, melhorando, dessa forma, o controle dos produtos armazenados.

Em suma, a intercalação de tarefas melhora o desempenho logístico do armazém e, consequentemente, oferece um melhor serviço ao cliente final. Limitar os deslocamentos desnecessários e racionalizar os movimentos feitos no armazém ajuda a melhorar os prazos de entrega e a satisfação dos clientes.

O módulo Labor Management System (LMS) permite monitorar o desempenho das tarefas realizadas no armazém
O módulo Labor Management System (LMS) permite monitorar o desempenho das tarefas realizadas no armazém

‘Task interleaving’ e a necessidade de um WMS

Um software de gerenciamento de armazém (WMS) promove a intercalação de tarefas, assim como melhora o desempenho de operadores e equipamentos de movimentação em seus percursos nas instalações. Nos programas de gerenciamento mais rudimentares, as diferentes tarefas são independentes entre si, o que faz com que os operadores sejam menos eficientes ao terem que percorrer maiores distâncias e utilizar mais tempo para realizar as mesmas ações.

Gerenciar a intercalação de tarefas com um software de gerenciamento permite atribuir diferentes tipos de ações ao operador, tais como a coleta de paletes completa ou a reposição de mercadoria em outra área do armazém. O software hierarquiza e coordena as operações que devem ser executadas na instalação e indica ao operador, através de um terminal de radiofrequência, a próxima tarefa a realizar. As ações são atribuídas de forma automática de acordo com critérios preestabelecidos durante a implementação do software como autorizações, prioridade e proximidade.

Easy WMS, o programa de gerenciamento avançado da Mecalux, oferece o ‘modo automático’ na configuração dos terminais de radiofrequência para que o operador visualize as tarefas a realizar por ordem de importância (recebimento, reposição, picking, etc.). O programa também permite que o armazém seja dividido em várias áreas de acordo com as tarefas atribuídas a cada grupo de operadores, o que possibilita que cada trabalhador possa desempenhar qualquer tipo de ação, melhorando a eficiência do armazém e reduzindo os tempos de inatividade.

O software da Mecalux não só inclui a intercalação de tarefas, como também oferece a funcionalidade Labor Management System (LMS), que mede a produtividade dos usuários ao realizar as diferentes operações do armazém. O programa permite identificar oportunidades de melhoria no gerenciamento dos movimentos e, dessa forma, obter um armazém mais produtivo e eficiente.

 

‘Task interleaving’: digitalização para otimizar o desempenho

Com a implementação de um software de gerenciamento as operações do armazém podem ser organizadas automaticamente. A funcionalidade avançada task interleaving é incluída nos WMS avançados para automatizar o gerenciamento de tarefas, suprimir os trajetos improdutivos e, em suma, melhorar o desempenho do armazém.

A Mecalux conta com um software de gerenciamento de armazém capaz de melhorar o desempenho da instalação e eliminar o risco de erro decorrente da organização manual das operações. Caso esteja interessado em melhorar a eficiência de seu armazém e prestar um melhor serviço logístico, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: