As tendências logísticas para 2024 permitirão aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos

Tendências logísticas para 2024: a corrida tecnológica

15 dez 2023

Que decisões serão adotadas pelos líderes das cadeias de suprimentos no próximo ano? Quais são as tendências logísticas que terão mais força em 2024? Em um contexto no qual os investimentos em tecnologia permanecem iguais ou vêm aumentando desde 2020, se reduzem as opções para as empresas que não se modernizam e, consequentemente, vão ficando para trás. O ano de 2024 representa uma oportunidade para aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos com recursos que permitam reforçá-la diante de vários desafios, tais como entregas cada vez mais rápidas, ascensão do e-commerce ou falta de mão de obra qualificada.

Segundo o estudo da consultoria McKinsey Digital logistics: Technology race gathers momentum, as empresas de logística estão investindo em tecnologia para reduzir custos e aumentar a produtividade de seus armazéns e redes de transporte. Além de obter uma vantagem competitiva, elas estão melhorando suas capacidades para garantir que essa evolução seja sustentável ao longo do tempo.

Analisamos as tendências que, de acordo com renomadas empresas de consultoria, irão moldar o desenvolvimento industrial e empresarial em 2024 e trarão consigo novidades:

Digitalização dos processos logísticos

A logística está progredindo em todos os seus aspectos, por isso uma das tendências logísticas mais claras para 2024 é a digitalização. Esses avanços já transpassam toda a gama de atividades que ocorrem dentro e fora de um armazém.

Por exemplo, um software de gerenciamento de armazém monitora as mercadorias e os veículos autônomos encarregados de movê-las. A rastreabilidade de produtos torna-se mais sofisticada, pois além de leitores de radiofrequência, também são utilizados dispositivos de visão artificial, assim como drones para a leitura de etiquetas. Esse progresso se traduz em uma localização mais rápida dos artigos, prazos de entrega mais curtos, uma maior competitividade e maior satisfação dos clientes finais.

Visibilidade do estoque

Exercer um rigoroso controle dos estoques permite que os fornecedores logísticos abordem de forma proativa os eventuais incidentes e agilizem as operações. Dessa forma, é possível evitar as quebras de estoque, satisfazer a demanda e obter uma vantagem significativa.

Para se beneficiar da visibilidade em tempo real, as empresas adotam ferramentas como os programas de gerenciamento de armazém, que analisam o desempenho e fazem um melhor planejamento da demanda através da coleta de dados. As plataformas baseadas na nuvem, como o Easy WMS da Mecalux, podem ser utilizadas por vários funcionários ao mesmo tempo indicando constantemente a disponibilidade de estoque, sua procedência, onde está localizado e seu destino.

Os softwares de gerenciamento de armazém oferecem uma visibilidade do estoque em tempo real
Os softwares de gerenciamento de armazém oferecem uma visibilidade do estoque em tempo real

Automação e robotização de armazéns

Uma das melhores formas de acelerar a logística é integrar sistemas automatizados no transporte, armazenamento e manuseio da mercadoria em armazéns. Soluções como transelevadores ou o sistema Pallet Shuttle podem ser integrados inclusive em instalações com estantes preexistentes proporcionando uma grande agilidade e eficiência em todos os processos logísticos.

Um exemplo que aparece como um grande aliado diante dos picos de demanda, como na Black Friday, são os robôs de picking. Capazes de coletar e depositar produtos de forma autônoma com precisão graças ao deep learning, esses dispositivos podem completar até 1.000 picks por hora.

E-commerce B2B

O comércio eletrônico iniciou sua meteórica ascensão com as vendas a pessoas físicas, em ambientes B2C (business to consumer). No entanto, as transações online entre empresas continuam crescendo e estimulando o e-commerce B2B ou comércio eletrônico business to business. As empresas esperam desse tipo de negócio as mesmas facilidades que encontram nas lojas de varejo, por isso os comércios atacadistas online também utilizam marketplaces ou modalidades por assinatura em suas estratégias. Com soluções digitais como a Integração com Marketplaces da Mecalux, os negócios podem sincronizar seus centros logísticos com as diferentes plataformas de venda online para oferecer uma excelente experiência ao usuário.

IA aplicada à logística

A aplicação da inteligência artificial na cadeia de suprimentos também será um fator-chave em 2024. A engenharia de software assistida por IA, com melhorias como a geração autônoma de código ou traduções de linguagens obsoletas para linguagens de programação modernas, permitirá que os engenheiros dediquem menos tempo a tarefas mecânicas, o que lhes proporcionará tempo para focar em trabalhos mais criativos.

No entanto, os avanços em inteligência artificial atingirão outros departamentos além de P&D ou Informática. O aperfeiçoamento da IA generativa tornará mais simples o acesso às informações internas e externas, pois de acordo com as previsões de Gartner, estima-se que em 2026 mais de 80% das empresas utilizem aplicativos impulsionados pela IA em ambientes produtivos em relação aos atuais 5%.

Os prazos de entrega mais curtos levarão à implementação de mais armazéns regionais
Os prazos de entrega mais curtos levarão à implementação de mais armazéns regionais

Entregas mais rápidas

As expectativas dos clientes são cada vez maiores e as empresas competem para conseguir trabalhar com prazos de entrega mais curtos. Essa corrida se traduz na necessidade de modificar a logística tradicional através da implementação de mais armazéns regionais, pontos de entrega e coleta de pacotes, assim como uma estratégia omnichannel que permita que os artigos sejam devolvidos em locais diferentes do ponto de compra. O objetivo é fornecer a máxima flexibilidade e agilidade, portanto, otimizar a intralogística dos negócios é uma premissa fundamental.

Além de fazer uma recapitulação das mencionadas tendências logísticas para 2024, algumas multinacionais como a Google ou Amazon também começam a utilizar drones que entregam pedidos por via aérea. A rede Google, Wing, lançada na Austrália em 2021, espera passar de milhares para milhões de pacotes distribuídos durante 2024.

‘Machine customers’

Os machine customers ou consumidores máquina são programas dotados de inteligência artificial que compram ou vendem produtos. Um exemplo doméstico pode ser uma impressora que detecta quando a tinta acaba e solicita de forma autônoma outro cartucho de toner. Segundo Gartner, esse avanço exercerá uma grande influência tanto no comércio quanto na indústria nos próximos anos.

A consultoria de tecnologia estima que, em 2028, os usuários máquina terão deixado obsoletas 20% das vitrines digitais legíveis por humanos. A expansão dos consumidores máquina poderia ter um impacto maior do que a invenção do e-commerce, por isso Gartner recomenda pesquisar essa tendência e explorar as oportunidades de mercado.

Preparar-se para a logística de 2024

O ano de 2024 trará consigo transformações logísticas e comerciais, consequentemente é preciso estar preparado para se manter à altura destacando-se da concorrência. Com a automação e a visibilidade em tempo real liderando e a expansão da IA, convém prestar atenção às tendências logísticas e concentrar esforços em reforçar as cadeias de suprimentos.

Se deseja obter uma logística mais eficiente sem parar sua atividade, entre em contato conosco. A Mecalux acompanha há anos os negócios de diferentes setores que necessitam digitalizar e automatizar seus processos, sejam multinacionais ou empresas de menor tamanho. Estamos à sua disposição para assessorá-lo nesse assunto.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: