A Black Friday ou sexta-feira negra é uma data que oferece vários desafios logísticos

Black Friday: a logística, um fator-chave para o sucesso das vendas

22 nov 2023

As compras de Natal chegam cada vez mais cedo impulsionadas em parte pela Black Friday, que acontece todos os anos na última sexta-feira de novembro. A sucessão de grandes ofertas e descontos pode melhorar substancialmente os resultados do último trimestre de 2023, mas para tal os negócios devem estar preparados para enfrentar os desafios logísticos da Black Friday. Após essa data, as empresas devem começar a pensar em como preparar a Black Friday de 2024.

Significado e origem da Black Friday

A Black Friday, ou sexta-feira negra, é uma data que fica marcada no calendário dos consumidores e das empresas onde todos esperam obter um benefício econômico. O termo surgiu originalmente na cidade da Filadélfia e começou a ser utilizado nos anos sessenta. A partir de 2010, o e-commerce e o comércio global espalharam a Black Friday para o resto do mundo, transformando-se em um dos eventos de vendas mais importantes do ano.

Uma das inúmeras teorias sobre a Black Friday diz que seu nome provém de um jornal da cidade da Filadélfia, que em 1961 afirmou que as promoções posteriores à Ação de Graças estavam causando um verdadeiro caos nas ruas. O denso tráfego de pessoas e veículos que lotava as ruas “tingiu-as de negro”, dando origem ao nome dessa festa que surgiu entre os comércios varejistas.

A importância da logística na Black Friday

O gerenciamento de um armazém ou centro logístico em uma data como a Black Friday é um dos grandes desafios anuais para as empresas, assim como para a logística e-commerce. As empresas estão imersas em uma verdadeira corrida para obter o maior número de vendas no menor prazo de entrega possível, o que se traduz na necessidade de ter uma logística otimizada capaz de enfrentar os picos de trabalho.

O que pode ser feito para que os envios fluam durante esses períodos? Existem algumas boas práticas e ferramentas que ajudam a superar o alto volume de pedidos:

  1. Analise as operações. O picking é uma das tarefas logísticas que mais tempo e recursos consome, por isso qualquer mudança, por menor que seja, pode fazer a diferença. Por exemplo, é aconselhável ter suficiente estoque de embalagens e armazená-las perto da área de consolidação para evitar deslocamentos desnecessários.
  2. Prepare-se para a Black Friday analisando minuciosamente o funcionamento de seu armazém. Como é feito o recebimento da mercadoria, sua expedição, o cross-docking, etc.
  3. Analise o layout e adapte-o, se necessário. Após analisar as operações, é necessário ter informações sobre a previsão de pedidos para determinar se é preciso fazer alguma alteração temporária em relação à distribuição dos recursos para enfrentar a Black Friday. Assim será possível organizar os produtos, os equipamentos e o pessoal de acordo com o planejamento da demanda.
  4. Treinar os operadores. Durante a alta temporada é conveniente que os operadores possam realizar mais de uma função para evitar possíveis pontos de estrangulamento. Eles devem ser versáteis, portanto, devem primeiro receber o treinamento adequado para desempenhar suas funções com eficácia. Se além disso eles utilizarem sistemas de armazenamento automáticos ou programas para auxiliá-los, serão ainda mais rápidos. Se a estratégia para a Black Friday exige reforçar a equipe com pessoal temporário, certifique-se de que eles também recebam esse treinamento.
  5. Aproveite as funcionalidades de um WMS. Graças a um programa de gerenciamento de armazém (WMS) as operações são automatizadas, pois indicam cada passo a seguir e as tarefas que devem ser executadas e em que ordem. Isso evita falhas de coordenação e aproveita ao máximo o tempo e os percursos. Ter sistemas adicionais como o Labor Management System é um apoio importante para organizar os operadores durante os picos de trabalho.
Gerenciar um armazém ou centro logístico na Black Friday é um dos grandes desafios do ano
Gerenciar um armazém ou centro logístico na Black Friday é um dos grandes desafios do ano

Casos de sucesso no gerenciamento logístico da Black Friday

Saber constantemente qual é o estoque, de onde ele vem, onde está localizado e para onde deve ser enviado é uma grande vantagem durante o ano, mas é fundamental em um período, como da Black Friday, em que os pedidos aumentam significativamente. Um WMS desempenha um papel essencial nesse tipo de campanha, pois gerencia digitalmente as operações do armazém. O software pode ser integrado em qualquer ERP para coordenar todos os processos, desde a produção até a expedição.

Os recursos oferecidos por um Sistema de Gerenciamento de Armazém ─ como o Easy WMS da Mecalux ─ ajudam inúmeras empresas a gerenciar um maior volume de vendas durante a Black Friday.

Padel Nuestro, 45% mais atividade

Padel Nuestro é uma empresa líder em venda e distribuição de produtos para a prática do pádel. Possui mais de 30.000 referências entre raquetes de pádel, tênis, porta-raquetes, acessórios e têxteis em uma rede composta por mais de 30 lojas. As vendas online representam 70% do faturamento total da empresa. Graças ao Easy WMS, seu armazém omnichannel localizado na cidade de Alcantarilla (Espanha) conseguiu dobrar a receita do ano anterior durante a campanha da Black Friday, aumentando em 45% o número de pedidos diários recebidos.

Pedro Martínez, diretor-geral da Padel Nuestro, explica qual foi o fator-chave para que o Easy mantenha a ordem durante um crescimento repentino da demanda: "O WMS otimiza os movimentos de picking, por isso somos mais rápidos e podemos preparar muitos pedidos em um único percurso. O controle preciso do estoque também nos ajudou a eliminar os erros.”

2.000 pedidos por dia na Motocard

A cadeia de lojas de equipamentos e acessórios para motociclistas Motocard reformulou seu centro de distribuição para convertê-lo em um armazém omnichannel diante do crescimento do comércio eletrônico. Com uma média de 900 pedidos por dia, sua equipe conseguiu preparar 2.000 pedidos de forma rápida e eficiente durante a Black Friday, ou seja, 75% a mais com o Easy WMS.

“Conseguimos absorver um crescimento de 25% no número de pedidos online. O teste de estresse ocorreu na última Black Friday que superamos com louvor. Ao longo dessa semana, com uma enorme quantidade de pedidos para preparar, aumentamos em 75% nossa produtividade”, afirma Jordi Colilles, diretor digital da Motocard.

A Padel Nuestro dobrou sua receita durante a Black Friday com a ajuda do Easy WMS
A Padel Nuestro dobrou sua receita durante a Black Friday com a ajuda do Easy WMS

A Harcour aumenta a produtividade no picking

A marca francesa de roupa esportiva Harcour, especializada no mundo equestre, detectou que a organização manual dos pedidos não era suficiente quando sua atividade se expandiu e aumentou o número de referências. Foi quando decidiu instalar o Easy WMS, um software que não só lhe permitiu reduzir em 65% o tempo destinado a identificar e armazenar os artigos, como também dinamizou a preparação de pedidos.

“Tivemos uma verdadeira melhoria no tempo dedicado ao picking. Diariamente são preparados 60 pedidos compostos por aproximadamente 20 linhas cada um deles. Na última Black Friday, conseguimos atender 400 pedidos em um mesmo dia. Preparar tantos pedidos sem o Easy WMS teria sido simplesmente impossível”, afirma Mickaël Jolly, chefe de armazém.

Triplica o número de envios na Global Freaks

A loja online de figuras de colecionista Global Freaks, um referente para os amantes do mangá e do anime, passou de saber a localização de seus produtos de memória a informatizar todo o seu armazém e controlar as referências com facilidade e precisão graças ao Easy WMS.

Para enfrentar uma grande quantidade de pedidos online, tal como ocorre na Black Friday, a empresa também implementou a Integração do Marketplaces. Com essa solução, o Easy WMS se conecta às suas lojas online e sincroniza o estoque em tempo real, e o Software para gestão da expedição logística agiliza o processo de embalar e etiquetar seguindo as normas das agências de transporte.

Através dessas soluções “ganhamos agilidade e podemos processar três vezes mais pedidos do que antes”, afirma Daniel Vizcarra, gerente da Global Freaks.

Prepare sua logística para a Black Friday

A digitalização dos armazéns é uma grande aliada para as empresas que desejam aumentar suas vendas em datas tão exigentes para a logística como a Black Friday ou o Natal. Enfrentar um aumento repentino da demanda de produtos de forma eficiente pode ser determinante para qualquer negócio.

A Mecalux é especialista no gerenciamento de armazéns, em sua automação e digitalização graças à sua vasta experiência e seu próprio desenvolvimento de software. Podemos preparar sua empresa para os picos de atividade como a Black Friday e reorganizar suas instalações independentemente de seu tamanho. Entre em contato conosco, teremos prazer em assessorá-lo e preparar sua logística e armazenamento para as próximas campanhas. Estaremos ao seu lado para auxiliá-lo no crescimento de seu projeto.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: