Os transelevadores automatizados aumentam a produtividade do armazém

Transelevadores automatizados: definição e aplicações

31 mai 2022

Os transelevadores automatizados se converteram em um elemento praticamente fundamental na logística 4.0, pois são a solução perfeita para aumentar a eficiência em armazéns com um alto fluxo de movimentos.

No mercado existem diferentes tipos de transelevadores, tanto para caixas quanto para paletes, em função das necessidades logísticas de cada empresa. Conhecer em profundidade as características de um transelevador automatizado permite tirar o máximo proveito da cadeia logística.

Definição de transelevador automatizado

Os transelevadores automatizados são equipamentos de movimentação que se deslocam automaticamente em comprimento e em altura dentro dos corredores de armazenamento. Sua função é transportar, armazenar e extrair a mercadoria das localizações das estantes através de garfos extensíveis instalados no berço do transelevador.

Podem operar em estantes convencionais de profundidade simples ou dupla, dinâmicas ou, inclusive, com um carro motorizado (sistema Pallet Shuttle automático). Esses equipamentos são uma parte essencial de qualquer armazém automático de paletes, sendo muito úteis em armazéns com produtos de alta rotatividade e constantes entradas/saídas.

As operações de armazenamento e extração podem ser executadas de forma independente (ciclo simples) ou conjuntamente (ciclo combinado). O ciclo simples é o movimento natural de um transelevador quando unicamente se encarrega de armazenar uma mercadoria. O ciclo combinado, por sua vez, consiste em que o transelevador deposite a mercadoria e colete outra em um único movimento. Graças ao ciclo combinado é possível reduzir movimentos e, consequentemente, agilizar os fluxos.

Os transelevadores automatizados bicoluna foram projetados para oferecer um alto desempenho
Os transelevadores automatizados bicoluna foram projetados para oferecer um alto desempenho

Benefícios dos transelevadores automatizados

Os principais benefícios oferecidos pelos transelevadores automatizados estão relacionados à robotização. Ao serem máquinas que trabalham sem interrupção, o fluxo de movimentos aumenta de forma considerável, enquanto diminuem os erros. Ou seja, proporcionam um alto nível de eficiência e produtividade.

Outra das vantagens dos transelevadores automatizados é a otimização do espaço, uma vez que aproveita cada milímetro: podem mover mercadoria de até 45 metros de altura e deslocar-se por corredores de apenas 1,5 metros de largura, o que permite criar armazéns com uma grande capacidade.

Os transelevadores automatizados são especialmente recomendáveis em câmaras de congelamento
Os transelevadores automatizados são especialmente recomendáveis em câmaras de congelamento

Problemas resolvidos pelo transelevador automatizado

A implantação de transelevadores automatizados representa um passo à frente na eficiência da cadeia de suprimentos de uma empresa. Por isso, empresas com produtos de alta rotatividade e constantes entradas e saídas utilizam essa solução para intensificar a velocidade em suas operações de armazenamento.

Automação de um armazém já existente

Os transelevadores trilaterais automáticos permitem automatizar de forma muito simples armazéns com estantes convencionais para paletes sem modificar sua estrutura, pois ao não incluir testeiro superior facilita sua instalação em qualquer armazém onde normalmente são utilizadas empilhadeiras trilaterais. Essa é uma solução muito rentável para modernizar tanto armazéns já existentes quanto novas instalações.

A Disalfarm, empresa de logística especializada em produtos farmacêuticos, optou por trocar as empilhadeiras trilaterais que operavam em estantes convencionais por 15 transelevadores trilaterais instalados pela Mecalux. Com qual finalidade? Para se adaptar à intensificação da atividade. Jaume Segrià, diretor de operações da Disalfarm, destaca que “conseguimos uma absoluta eficiência nos processos e a máxima segurança das pessoas no interior do armazém.”

Armazém convencional de mais de 40 metros de altura

As empilhadeiras tradicionais são incapazes de trabalhar em armazéns que precisam de altura para aumentar a capacidade de armazenamento. Por isso, os transelevadores automatizados são o único equipamento de movimentação capazes de operar em estantes de mais de 40 m de altura.

A Hayat Kimya, fabricante líder no mercado euroasiático de bens de grande consumo, construiu um novo centro logístico com capacidade para absorver o aumento da produção e reduzir o tempo de entrada e saída da mercadoria. A solução foi levantar um dos armazéns automáticos mais altos da Europa: 46 m de altura.

Dinamizar o picking

Reduzir o tempo necessário desde que um pedido é recebido até ser preparado é um dos maiores desafios atuais da logística, especialmente com o crescimento do e-commerce e o surgimento do q-commerce. O transelevador para caixas ou miniload oferece a possibilidade de ter um sistema de armazenagem automático para produtos de menores dimensões trabalhando com o critério “produto ao homem”. O operador não precisa se deslocar, uma vez que o transelevador se encarrega de levar o produto que deve ser utilizado para preparar o pedido à estação de picking.

O fabricante de ferramentas SAM Outillage modernizou sua logística com um armazém automático para caixas que lhe permite preparar e entregar seus pedidos em apenas 24 horas. A automação minimiza os erros e reduz o número de movimentos dentro do armazém. Candice Aubert, responsável pela logística, ainda acrescenta que “o armazém automático da Mecalux permitiu aumentar em 25% nossa produtividade.”

Automação de um armazém de alta densidade

Uma das melhores soluções de armazenagem para enfrentar problemas de espaço e otimizar a superfície é instalar um sistema compacto. Os transelevadores têm capacidade para dinamizar os fluxos de mercadoria nesse tipo de estante que contam unicamente com os corredores de trabalho essenciais, uma vez que a estrutura é compacta.

A Finieco, uma das maiores fabricantes de sacos de papel da Europa, recorreu à Mecalux para encontrar um sistema de armazenagem que otimizasse o espaço de seu centro logístico de Portugal e que, ao mesmo tempo, oferecesse um alto desempenho. Após considerar diferentes opções, a empresa escolheu o sistema Pallet Shuttle automático que utiliza um transelevador automatizado. Agora, o armazém aproveita todo o espaço disponível e, ao estar interligado à fábrica, é capaz de absorver a produção diária de 1,5 milhão de sacos de papel.

Trabalho ininterrupto a baixas temperaturas

A principal desvantagem das câmaras frigoríficas e de congelamento é trabalhar com sistemas de armazenagem manuais em condições ambientais extremas. A exposição a baixas temperaturas durante longos períodos de tempo pode causar problemas de saúde nos operadores.

Para evitá-los, os transelevadores automatizados, que podem operar com temperaturas negativas de até -30 ºC, são uma excelente solução, pois ao robotizar o depósito e a extração das unidades de carga limitam de forma significativa a exposição dos operadores ao frio. Além disso, a automação em armazéns frios garante a higiene em todos os processos logísticos, um fator-chave em setores como o da alimentação ou farmacêutico.

A Congelados de Navarra, uma empresas líderes da Europa na fabricação e comercialização de vegetais ultracongelados, automatizou suas quatro câmaras de congelamento em Fustiñana (Espanha) com transelevadores automatizados da Mecalux. Com esses equipamentos de movimentação, a empresa não só armazena 160.000 paletes, como também agilizou os movimentos de carga e descarga da mercadoria.

Automatizar a rotatividade dos produtos

Garantir uma perfeita rotatividade das referências armazenadas a partir de um sistema de gerenciamento FIFO (first in, first out) é inevitável quando se trabalha com alimentos, produtos químicos ou com qualquer outro produto com data de validade. Um dos sistemas mais utilizados para que o primeiro palete armazenado seja o primeiro a ser expedido são as estantes dinâmicas. Geralmente operadas por empilhadeiras, também podem ser automatizadas através de um transelevador.

O fabricante de produtos cosméticos e higiênicos EcoWipes recorreu à Mecalux para dinamizar o gerenciamento de suas matérias-primas com maior demanda. E o fez através da instalação de estantes dinâmicas que utilizam um transelevador. Este se desloca pelo corredor de 54 m de comprimento de forma ininterrupta, colocando os paletes nas localizações atribuídas no menor tempo possível.

Gerenciamento de diferentes unidades de carga

Uma grande virtude dos transelevadores é a versatilidade e capacidade que possuem para gerenciar diferentes unidades de carga, especialmente paletes e caixas. Muitas empresas enfrentam a necessidade de automatizar o armazenamento dessas duas unidades de carga.

A Miguélez, referência mundial na fabricação de cabos elétricos de baixa tensão, instalou dois armazéns automáticos (um para caixas e outro para paletes) que aceitam as diferentes versões de seus produtos: bobinas, carreteis ou rolos. A automação proporcionou inúmeras vantagens à Miguélez, sobretudo no que se refere a uma maior produtividade e disponibilidade ao poder trabalhar 24 horas por dia com o máximo desempenho. Em ambos os sistemas de armazenagem automáticos, é possível armazenar um total de 35.000 toneladas de cabos.

Armazém da EcoWipes com estantes dinâmicas para paletes gerenciadas por um transelevador automatizado
Armazém da EcoWipes com estantes dinâmicas para paletes gerenciados por um transelevador automatizado

Instalação de um transelevador

A instalação de transelevadores automatizados é condicionada pelos requisitos logísticos de cada empresa, seus fluxos, operações, particularidades do armazém, assim como pelos produtos com os quais trabalha. Existe um transelevador para cada altura de armazenamento, para cada tipo de mercadoria (de diferentes dimensões e pesos, até 1.500 kg por palete) e para o número de ciclos exigido.

A Mecalux possui uma extensa gama de transelevadores, monocoluna e bicoluna, com diferentes sistemas de extração. Como empresa fornecedora, pode instalar desde o modelo MT-1, adequado para instalações de menor altura, até o MTB-7, reservado para armazéns com muito movimento de mercadoria e de até 45 m de altura.

Transelevadores automatizados: máxima eficiência, segurança e desempenho

Optar por soluções tecnológicas como os transelevadores automatizados é a melhor forma de se beneficiar de uma cadeia de suprimentos eficiente e enfrentar os problemas logísticos mais comuns na atualidade. Nos últimos anos, os transelevadores automatizados se transformaram em um elemento essencial no âmbito da logística 4.0.

Empresas de todos os setores, desde a alimentação até a automotivo, podem tirar proveito do aumento de produtividade que significa instalar transelevadores em um armazém. Se você pretende que sua logística tenha um melhor desempenho com a ajuda de um transelevador automatizado, é recomendável consultar um fornecedor logístico de confiança como a Mecalux. Entre em contato conosco e um especialista irá orientá-lo e propor a solução mais adequada para seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: