Um software de gerenciamento de armazém permite aumentar a acuracidade de estoque

Como conseguir a acuracidade de estoque?

13 jul 2023

Aumentar a taxa de acuracidade de estoque é vital no momento de planejar e organizar melhor os fluxos de trabalho e mercadoria, assim como as operações logísticas. O gerenciamento do estoque é um dos processos mais importantes de qualquer empresa porque repercute diretamente nas demais atividades realizadas no armazém.

Um controle eficaz do estoque no armazém facilita a rastreabilidade dos produtos, a identificação de custos excessivos, assim como a detecção de erros e ineficiências no gerenciamento e manuseio da mercadoria em operações como o armazenamento ou a preparação e expedição de pedidos.

O que é a acuracidade de estoque?

A acuracidade de estoque (ERI), também conhecida como acurácia de estoque, é um indicador que se refere à precisão e eficiência ao elaborar a lista organizada e detalhada das mercadorias armazenadas pela empresa ao realizar um estoque físico. Fazer um estoque físico no armazém consiste em comparar os estoques, suas quantidades e características com as que constam no registro ou sistema informático da empresa.

A porcentagem de acuracidade de estoque é obtida comparando a quantidade total de estoque indicada no sistema de gerenciamento de armazém (WMS), na planilha do Excel ou no papel com o número de estoque real existente no armazém. A diferença que existe entre ambas as quantidades determinará a porcentagem de acuracidade. A fórmula é a seguinte:

ERI (%) = (Quantidade de estoque inicial / Quantidade de estoque real) x 100

Para exemplificar, se uma empresa tiver um estoque inicial de 97 artigos e, ao fazer o inventário físico detectar 104 produtos, significa que houve 7 contagens erradas. Se aplicarmos a fórmula, significa que a acurácia de estoque é de 93%.

O conceito de acuracidade de estoque também é conhecido como precisão de estoque (PDI), que reflete a diferença que existe entre o nível de estoque registrado no software de gerenciamento de estoque e o nível de estoque real existente no armazém. Outro termo bastante utilizado é Inventory Record Accuracy (IRA), que pretende sincronizar o inventário físico com o teórico ou registrado no sistema.

Fazer um inventário físico é mais fácil e confiável usando tecnologia
Fazer um inventário físico é mais fácil e confiável usando tecnologia

Problemas relacionados à acuracidade de estoque

Os problemas logísticos que surgem a partir de uma acuracidade de estoque ineficiente afetam diretamente o estoque e, portanto, a atividade de qualquer empresa. Existem dois cenários possíveis:

  • Se a quantidade registrada for superior ao número de unidades existentes no armazém, a empresa pode sofrer o que se conhece como quebra de estoque, ou seja, não pode atender os pedidos dos clientes porque não tem as referências nas quantidades e condições solicitadas.
  • Caso a quantidade de produtos que consta no registro seja menor em relação à existente no armazém, isso significa que a empresa tem um problema de gerenciamento de estoque que pode acabar em excesso de estoque. Trata-se de um cenário que traz consequências negativas para a empresa, uma vez que pode levar ao aumento de custo do armazenamento, à deterioração do estoque ou à redução das margens de lucro da empresa.

Como potencializar a precisão do estoque

A melhor forma para controlar o estoque em tempo real e melhorar a acuracidade de estoque através de um software de gerenciamento. Seu uso está em crescimento, pois segundo revela o último estudo da consultoria norte-americana Grand View Research, o volume de negócio dos softwares de gerenciamento de armazém terá um crescimento de 16,1% até 2030, atingindo a cifra de 11 bilhões de dólares.

Implementar um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) permite fazer um controle de inventário permanente. Isso quer dizer que é possível ter um estoque atualizado em tempo real onde o gerente de logística tem uma total visibilidade do status do estoque. Esses programas de controle de inventário sincronizam o estoque entre as diferentes áreas ou armazéns, oferecendo ao responsável logístico informações corretas e em tempo real sobre o status do estoque em cada instalação ou ponto de venda.

Por exemplo, ao fazer um controle de estoque com a planilha do Excel, os operadores devem atualizar manualmente as flutuações no nível de estoque, o que aumenta a probabilidade de ocorrer erros. Por outro lado, os softwares de gerenciamento de armazém automatizam o registro de todas as informações relacionadas à entrada e saída de mercadoria no sistema.

Os operadores também se conectam ao software através de terminais de radiofrequência (que podem digitalizar códigos de barras, códigos QR ou etiquetas RFID) para ler a etiqueta do produto, tanto na fase de recebimento da mercadoria quanto na fase de expedição dos pedidos. O sistema de gerenciamento de armazém (WMS) coordena todas as operações realizadas no armazém, garantindo o controle permanente do estoque e potencializando a precisão do inventário.

Existem inúmeros KPIs de estoque que permitem melhorar a acuracidade de estoque, entre os quais se destacam:

  • Rotatividade de estoque: este indicador reflete o número de vezes que o estoque é renovado em um tempo determinado (se os dados forem anuais, será ao longo do ano).

Taxa de rotatividade = Valor das referências vendidas / Valor médio do estoque

  • Quebra de estoque: este KPI mostra o número de vezes que a empresa ficou sem estoque e não conseguiu satisfazer a demanda dos clientes.

Índice de quebra de estoque = (Pedidos não satisfeitos / Pedidos totais) x 100

O uso de terminais de radiofrequência conectados ao WMS permite aumentar a porcentagem de acuracidade de estoque
O uso de terminais de radiofrequência conectados ao WMS permite aumentar a porcentagem de acuracidade de estoque

Estoque sem erros, primeiro passo para uma cadeia de suprimentos eficiente

Aumentar o índice de acuracidade de estoque interfere positivamente em todas as atividades desenvolvidas na cadeia de suprimentos, o que assegura uma maior fluidez das operações e evita interrupções. Além disso, ter um estoque sem erros também ajuda a aproveitar adequadamente os recursos do armazém.

Alcançar a máxima eficiência é mais fácil com o auxílio de um software de gerenciamento. Um sistema de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS, permite beneficiar-se do gerenciamento de estoque em tempo real para organizar da melhor forma possível as reposições, a preparação de pedidos ou lidar facilmente com as flutuações que ocorrem na demanda. Através dessa solução digital, a empresa sempre poderá armazenar estoque suficiente para satisfazer os clientes, inclusive quando houver um crescimento nas vendas.

A Mecalux implementou o gerenciamento de estoque em tempo real em mais de 1.000 instalações presentes em 36 países. Caso esteja interessado em tirar o máximo proveito de sua logística, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo acerca da melhor solução para aumentar a taxa de acuracidade de estoque.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: