A armazenagem sob demanda é a evolução dos serviços de logística 3PL tradicionais

A armazenagem sob demanda torna a logística mais flexível

22 mar 2021

O surgimento de novas tendências de consumo, como omnicanalidade ou e-commerce, obrigou as empresas a buscarem soluções para responder à complexidade da logística 4.0. O warehousing on demand ou armazéns sob demanda, a evolução dos 3PLs, vieram para ficar.

É importante lembrar que a terceirização da logística nas empresas é uma tendência crescente. Um estudo da consultoria Global Market Research sobre o tema apontou que este setor, que já excede um trilhão de dólares em faturamento, continuará a crescer a uma taxa anual de 9% até 2026.

Neste artigo, lançamos luz sobre o conceito de armazenagem sob demanda, quais são os fatores de seu surgimento e, sobretudo, quais setores podem ser mais afetados por esta nova tendência logística.

A armazenagem flexível refere-se à terceirização de serviços de logística por um curto período de tempo
A armazenagem flexível refere-se à terceirização de serviços de logística por um curto período de tempo

O que é "warehousing on demand" ou armazenagem flexível?

A armazenagem sob demanda é a evolução do conceito de operador logístico ou 3PL. Em um contexto onde as empresas administram cada vez mais referências e onde o comércio eletrônico intensificou a sazonalidade do mercado, as empresas exigem flexibilidade em sua logística.

A armazenagem sob demanda pode ser definida como "a capacidade de acessar os serviços de armazenagem e preparação de pedidos quando necessário, sem estar vinculado a contratos de longo prazo".

Ao contrário dos serviços logísticos tradicionais, a armazenagem sob demanda nasceu como uma tendência em que operações como recebimento, armazenagem e preparação de pedidos são terceirizadas de acordo com o volume de mercadoria a ser administrado e por um curto período de tempo.

Em outras palavras, um operador de armazenagem sob demanda fornece serviços de transporte, armazenamento e preparação de pedidos para empresas que não conseguem atender aos picos de demanda em seu próprio armazém. Normalmente, esses operadores possuem a tecnologia mais recente para poder gerenciar as mercadorias de diferentes clientes sem erros (um poderoso sistema de gerenciamento de armazém é essencial). A Mecalux, de fato, desenvolveu vários projetos de automação de armazéns para operadores 3PL (Havi Logistics, Luís Simões, entre outros).

Em qualquer caso, a principal diferença entre os operadores on-demand e 3PLs é a duração do contrato. Com um 3PL, a empresa contratante confia toda ou parte de sua logística, a médio ou longo prazo. Em vez disso, as empresas recorrem à armazenagem sob demanda durante períodos muito específicos, com o objetivo de reforçar sua logística em determinadas situações.

Aplicações de um armazém sob demanda

Cada vez mais empresas de todos os setores estão optando por terceirizar sua logística para garantir entregas ágeis e eficientes a seus clientes finais. Sem surpresas, é o e-commerce que está mais interessado na armazenagem flexível, uma vez que as vendas on-line sofrem de uma alta sazonalidade do produto.

A grande vantagem da armazenagem flexível é que ela não requer um compromisso de longo prazo. Portanto, é possível optar por estes serviços em situações para as quais sabemos que nosso armazém não está preparado. Vamos ver alguns casos em que pode ser útil terceirizar a logística seguindo este modelo:

  • Campanhas de alta demanda: desde o Dia dos Namorados até o Natal, as empresas devem ser capazes de adaptar sua logística a curtos períodos de alta intensidade. Por esta razão, um fornecedor de warehousing on demand fornece mais espaço e mais pessoal sem que as empresas tenham que reorganizar seu próprio armazém.
  • Cadeias de suprimentos omnichannel: existem muitas empresas que optam pela omnicanalidade, ou seja, combinando a venda física com o gerenciamento de pedidos online (canal de e-commerce). Para tanto, as empresas terceirizam parte significativa de seus pedidos para um fornecedor especializado em logística de e-commerce.
  • Excesso de estoque: os armazéns sob demanda permitem que as empresas tenham uma capacidade extra de armazenagem nos momentos em que há excesso de estoque no centro logístico principal. Embora seja uma tendência a evitar, a complexidade dos pedidos no comércio eletrônico, com milhares de referências, dificulta o ajuste do estoque.
  • Abrir novos mercados/lançar produtos: não são apenas as organizações menores que estão utilizando esta nova tendência. Nos Estados Unidos e na Europa, cada vez mais médias e grandes empresas estão utilizando esses armazéns para introduzir novos produtos e abrir mercados. Esta solução é ideal para armazenar mercadorias com menor rotatividade e assim não ter que investir em novos sistemas de armazenagem no principal centro logístico até que o produto esteja consolidado no mercado.

Por outro lado, ainda existem setores que podem relutar em apostar na armazenagem flexível, já que a logística tradicional 3PL está profundamente enraizada em seus negócios. Sem ir mais longe, o exemplo mais claro é a indústria de alimentos, onde praticamente não existe sazonalidade dos produtos e onde as unidades de carga ainda são principalmente paletes. Dessa forma, essas empresas não veem a necessidade de variar sua força de trabalho ou seus espaços logísticos de acordo com a temporalidade do produto.

A armazenagem sob demanda permite que as empresas de comércio eletrônico tenham a tecnologia de armazenagem mais recente
A armazenagem sob demanda permite que as empresas de comércio eletrônico tenham a tecnologia de armazenagem mais recente

Flexibilidade para garantir um serviço logístico ágil e eficiente

Em um contexto de máxima complexidade de operações, as empresas omnichannel não exigem mais grandes estruturas de armazenagem, mas a sazonalidade de seus produtos e o mercado global obriga a ter flexibilidade em sua logística.

Com armazéns flexíveis, as organizações podem responder a temporadas de alta demanda, sem a necessidade de modificar o layout do armazém ou implementar novos sistemas de armazenagem.

Por este motivo, os armazéns sob demanda estão ganhando terreno sobre a terceirização logística tradicional (3PL), oferecendo um serviço mais especializado por um período de tempo específico.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: