Dark Warehouse: é assim que funciona a automação completa do armazém

21 dez 2020

A automação progressiva das operações de armazém levou ao nascimento de dark warehouses ou armazéns escuros. São armazéns totalmente automáticos, onde a iluminação é dispensada porque não existe interação humana no seu interior.

Cada vez mais empresas estão optando por introduzir elementos automatizados. Um estudo da empresa de consultoria Logistics IQ estima que o fraturamento do setor de armazéns automatizados será de US$ 27 bilhões em 2025.

Neste artigo definimos o que são os <em>dark warehouses</em>, quais as vantagens que possuem e como surgiram graças ao desenvolvimento da robótica em logística.

O que é um dark warehouse ou armazém escuro?

Os armazéns enfrentam desafios cada vez mais complexos. A logística 4.0 oferece aos clientes a oportunidade de serem especialmente exigentes não só com qualidade, mas também com prazos de entrega dos produtos. É por isso que o omnicanalidade e o padrão de entregas em 24 horas tornam-se inviáveis ​​se não andarem de mãos dadas com maior eficiência no armazém.

Daí o dark warehouse, ou seja, armazéns onde a iluminação é suprimida, pois, os trabalhadores não operam no interior, pois todos os processos que ocorrem na instalação são automatizados.

Nestes armazéns, os operadores não são obrigados a realizar as tarefas de armazenagem ou preparação e expedição de pedidos, uma vez que são máquinas, orientadas por software, encarregadas de efetuar as operações. Em dark warehouse, pode haver intervenção humana mínima em processos mais complexos, como recebimento de mercadorias, na fase de embalagem ou rotulagem, mas a maior parte da instalação é automatizada e permanece no escuro.

Quando é possível automatizar um armazém a ponto de dispensar completamente seu pessoal? Este tipo de armazém é particularmente indicado para instalações onde os fluxos de trabalho são constantes e as ordens de entrada e saída homogêneas, como no setor automotivo.

Além disso, a automação completa desses centros logísticos facilita o cumprimento estrito dos padrões de segurança e higiene, valor fundamental em áreas como química e alimentícia. Na verdade, cada vez mais empresas do setor apostam em armazéns escuros; a -30ºC, apenas a robótica pode garantir fluxos de trabalho eficientes.

Ao contrário, no caso de operações altamente variáveis, a automação completa é inviável ou excessivamente cara, por isso a presença de operadores é essencial nos processos de localização, armazenagem ou preparação de pedidos.

Vantagens de um dark warehouse

Implementar soluções que garantam a automação completa do armazém, e onde o uso de iluminação é dispensado, favorece:

  • Um aumento significativo da produtividade: o número de movimentos é ampliado em uma proporção significativa.
  • Máxima utilização do espaço de armazenagem: as estantes podem ser compactas (com corredores mais estreitos e maior altura), pois não é necessário nenhum operador para trabalhar dentro delas.
  • A redução de erros derivados da gestão manual: ao automatizar as operações, são eliminados os possíveis erros dos operadores do armazém.
  • Eficiência energética: o custo da iluminação é eliminado do consumo de energia.
  • Otimização de recursos: o dark warehouse permite reduzir custos de pessoal. O capital humano é orientado para tarefas mais técnicas em outras áreas da instalação.
  • Controle do estoque: a utilização de software garante o correto funcionamento da instalação e permite a supervisão em tempo real dos estoques.
  • Cumprimento de normas de higiene e segurança: a total automação dos processos logísticos permite operar com segurança, mesmo em condições ambientais adversas como baixas temperaturas ou ausência de oxigênio (comum na armazenagem de produtos químicos).
O WMS garante desempenho máximo em uma instalação dark warehouse
O WMS garante desempenho máximo em uma instalação dark warehouse

Soluções para um "dark warehouse"

Um dark warehouse constitui-se a partir da automatização completa dos diferentes processos que decorrem na instalação: desde a recepção e localização até à posterior preparação e envio de pedidos, entre outros. Esta automação consegue-se com a combinação de soluções de distintas áreas: robôs ou máquinas, estantes adequadas e o software que rege a instalação.

Assim, formam um armazém escuro:

  • Estantes: neste tipo de instalação, predominam as soluções de armazenagem compacta e de altura (tais como armazéns autoportantes).
  • Equipamentos de movimentação: o equipamento automático pode ser um transelevador para paletes ou um miniload para caixas. No caso de paletes, pode ser complementado com um Pallet Shuttle automático para aumentar a produtividade da instalação.
  • Transportadores: os dark warehouses possuem um sistema de transportadores - para paletes ou caixas - que automatizam o fluxo de mercadorias na instalação. Se o sistema de armazenagem da empresa for regido por paletes, o armazém deve possuir um posto de inspeção de entrada (PIE) para comprovar o estado da mercadoria e do palete correspondente.

Por outro lado, nenhum dos processos automáticos realizadas em um dark warehouse poderia ser executado sem a presença de software. Na verdade, dois sistemas essenciais devem ser distinguidos para iniciar um armazém escuro:

A escolha certa de cada uma destas soluções e do seu funcionamento como um todo é o que permite a automatização total do armazém, sem intervenção humana e de forma segura.

Bem-vindo ao armazém do futuro

A complexidade das operações só pode ser resolvida através de dois processos: a automatização das diferentes fases logísticas e a digitalização do armazém.

Desta forma, o dark warehouse representa o exemplo de uma solução de armazenagem que multiplica a produtividade, otimiza recursos e elimina ineficiências. Com qual objetivo? Manter a competitividade da  empresa em primeiro lugar. Resumindo, este tipo de armazém é o padrão do futuro em centros logísticos com grande densidade de entradas e saídas e com grande volume de preparação de pedidos.

Nos últimos anos, a Mecalux consolidou-se como um parceiro global dos seus clientes, sendo a fornecedora de soluções integrais para armazéns automatizados. Na Mecalux temos uma vasta experiência em automação: entre em contato conosco se necessitar de aconselhamento personalizado para a concepção, instalação e preparação do seu armazém 4.0.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: