
Empilhadeiras laterais, a solução para o transporte de cargas longas
As empilhadeiras laterais são máquinas destinadas ao movimento de mercadoria em armazéns que gerenciam artigos de grande comprimento como perfis, tubos ou tábuas de madeira.
Esses equipamentos de movimentação, que podem ter diferentes formas e pesos para satisfazer qualquer necessidade logística, garantem um transporte ágil e seguro de mercadoria não paletizada entre as áreas da instalação.
O que é uma empilhadeira de carga lateral?
A empilhadeira de carga lateral é um tipo de equipamento de movimentação que transporta cargas da área de recebimento para as localizações das estantes, ou das linhas de produção para a área de armazenamento. Embora também possam manusear paletes, as empilhadeiras laterais são ideais para cargas longas, tais como tábuas de madeira, barras metálicas, perfis ou tubos.
Projetadas principalmente para uso em interiores, esse veículo industrial também pode ser utilizado em exteriores. As empilhadeiras laterais são uma evolução das empilhadeiras retráteis convencionais, pois seu sistema de rodas pode girar 90°. Nesses equipamentos, os garfos são colocados na parte lateral em vez de irem na parte frontal. Graças a essas duas modificações, as empilhadeiras podem levantar as cargas longas lateralmente e movê-las por corredores mais estreitos.
Vantagens de uma empilhadeira de carga lateral
As empilhadeiras de carga lateral oferecem uma clara vantagem em relação às empilhadeiras convencionais: foram projetadas para transportar mercadorias de grande volume e comprimento. Ao coletar e transportar as mercadorias lateralmente, são capazes de se mover por corredores mais estreitos, aumentando a capacidade de armazenamento da instalação.
As empilhadeiras laterais são um dos equipamentos de movimentação mais seguros para transportar mercadoria de grande comprimento como tábuas de madeira, barras metálicas e tubos. Sua configuração permite minimizar os possíveis danos nos produtos longos e sistemas de armazenamento. Além disso, como se movem de forma lateral, proporcionam uma maior visibilidade ao operador, evitando o manuseio de cargas acima da cabeça.
Pelo contrário, as empilhadeiras convencionais transportam as cargas longas de forma transversal, por isso os corredores de armazenamento devem ser mais largos para poder mover a mercadoria com segurança. Ao contrário das empilhadeiras, as de carga lateral coletam a mercadoria por um de seus lados, permitindo aos operadores uma maior capacidade de manobra para manusear a carga.

Aplicações das empilhadeiras de carga lateral
A empilhadeira de carga lateral é utilizada para o armazenamento de produtos de grande comprimento em estantes localizadas no interior de uma instalação. Entre suas aplicações destacam-se os armazéns de empresas que manuseiam cargas longas como tubos, perfis e molduras. Também são utilizadas em centros logísticos onde são transportadas mercadorias cujas dimensões dificultam sua paletização, como tábuas ou chapas.
As empilhadeiras laterais também são utilizadas com frequência em centros logísticos onde é realizada a preparação de pedidos de mercadorias de grande comprimento pelo sistema cross-docking. Essas instalações destinam uma parte do solo como espaço de armazém, ou seja, como área de armazenamento temporária. Para dinamizar essa área de buffer temporário, as empilhadeiras laterais manuseiam as cargas longas desde que são armazenadas até serem novamente expedidas.
No momento de escolher o sistema de armazenagem que melhor se ajuste às empilhadeiras de carga lateral, uma solução adequada são as estantes cantilever. Esse sistema, formado por bases, colunas e braços suspensos, adapta-se a diferentes tipos de armazéns e produtos de grande comprimento ou de largura variável. As estantes cantilever foram projetadas para que os operadores tenham acesso direto à mercadoria e possam manusear a carga com empilhadeiras laterais ou outros meios de elevação.
As estantes também podem ser configuradas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autônoma para aumentar a capacidade de armazenamento. Nesse caso, as empilhadeiras de carga lateral unicamente acessam o corredor de armazenamento que o operador selecionou através do controle remoto.
Exemplo de empilhadeira lateral
Giménez Ganga, líder na fabricação de sistemas para proteção solar, fechamentos e decoração, utiliza empilhadeiras de carga lateral em seu armazém de Alicante para manusear com eficiência perfis de alumínio de 5 a 7 m de comprimento. Em âmbito logístico, esse tipo de mercadoria não pode ser armazenado em paletes devido ao seu tamanho, por isso exige um sistema de armazenagem e transporte que se adapte às suas longas dimensões.
Para modernizar seu armazém, a Giménez Ganga instalou estantes cantilever móveis, uma solução que permite otimizar o espaço sem perder acesso direto à mercadoria. “Graças às estantes cantilever sobre bases móveis da Mecalux, aumentamos em 48% nossa capacidade”, afirma Ramón Encina, responsável pelo Departamento de Melhoria de Processos da Giménez Ganga.
A logística da Giménez Ganga agora é mais dinâmica, segura e eficiente. Com o sistema de armazenamento compacto da Mecalux e o uso de empilhadeiras de carga lateral, a empresa se beneficiou de uma ampliação da capacidade de armazenamento e gerenciamento eficiente e dinâmico das 458 referências com as quais trabalha.

Otimizar o transporte de cargas longas
As empilhadeiras de carga lateral são uma opção recorrente em armazéns que manuseiam mercadoria de grande comprimento e medidas especiais. Com esse tipo de equipamento de movimentação, combinado com sistemas de armazenamento compactos, as empresas não só ganham agilidade e segurança no transporte, como também aumentam a capacidade de armazenamento em suas instalações.
Se você pretende melhorar o desempenho de seu armazém de mercadoria longa e pesada, não hesite em entrar em contato conosco, um especialista terá prazer em assessorá-lo e ajudá-lo para tirar o máximo proveito de sua cadeia de suprimentos.