Supply-chain procurement refers to the acquisition and storage of goods

Logística de abastecimento, essencial na cadeia de suprimento

19 mar 2021

A logística de abastecimento é a primeira fase pela qual os produtos passam em uma cadeia de suprimento. Especificamente a aquisição e a armazenagem. O que podemos fazer para agilizar esse processo e obter maior rentabilidade?

Neste post, responderemos a essa pergunta e analisaremos o impacto que a logística de abastecimento tem sobre os custos de produção, além de detalhar os benefícios e os tipos de abastecimento que existem.

O que é logística de abastecimento?

A logística de abastecimento é responsável pela gestão dos suprimentos necessários para comercialização e fabricação de produtos acabados, semiacabados e matérias-primas, com objetivo de garantir o correto funcionamento do restante das operações da cadeia de abastecimento.

Para entender melhor o que é logística de abastecimento, é necessário definir a essência desse conceito. O abastecimento consiste em adquirir os materiais necessários à atividade da empresa e armazená-los até ao início do processo de produção ou comercialização.

Se falamos, por exemplo, de uma empresa produtora, sua logística de abastecimento terá como foco a aquisição de matérias-primas, materiais, peças, etc. No caso em que nos referimos a uma empresa de serviços, a logística de abastecimento fará a gestão da obtenção de mercadorias e produtos acabados para o armazém.

Funções de logística de abastecimento

É possível sintetizar e agrupar todas as funções desempenhadas pela logística de abastecimento em torno de três operações.

A primeira está relacionada com a aquisição da mercadoria, ou seja, o processo de compra dos produtos que a área de produção e/ou comercial necessita, selecionando fornecedores e levando em consideração o preço, qualidade, prazo de entrega, condições de pagamento, etc.

A segunda tem a ver com a armazenagem, já que deve ser montado um espaço para abrigar os produtos que a área de produção utilizará. Quando o produto está fabricado, ele também deve ser armazenado até o processo de envio e distribuição aos clientes finais.

A última função da logística de abastecimento é gerenciar o estoque para determinar a quantidade de inventário com que trabalhar, bem como a periodicidade dos pedidos de suprimentos para cobrir as necessidades de produção e comercialização da organização.

A armazenagem é a segunda operação envolvida na logística de abastecimento
A armazenagem é a segunda operação envolvida na logística de abastecimento

Tipos de abastecimento

Existem diferentes formas de abastecimento, dependendo da antecedência com que recebemos os suprimentos ou da variação de nossa demanda. Vejamos os três principais métodos de gerenciamento de abastecimento de uma empresa:

  • Just-in-time: com just-in-time o JIT, os suprimentos são comprados conforme são necessários, portanto, não precisam ser armazenados. Essa técnica reduz os custos de armazenagem, porém aumenta o risco de desabastecimento, bem como a dependência excessiva dos fornecedores.
  • Sincronizado com a produção: as necessidades de produção definem o ritmo para as compras de estoque. Desta forma e com algum tempo de antecedência, é estabelecido um cronograma com as datas exatas de entrega da mercadoria pelos fornecedores. Este sistema também reduz os custos de armazenagem e, ao mesmo tempo, minimiza possíveis problemas de escassez.
  • Estoque de segurança: ao estabelecer um estoque de segurança, provisões extras ficam disponíveis para fazer frente a qualquer imprevisto relacionado a mudanças na demanda ou atrasos de fornecedores. Implica custos de armazenagem mais elevados e elimina qualquer possibilidade de faltas. É claro que requer um controle mais rigoroso de todo o processo de abastecimento, produção e comercialização, pois o tempo excessivo nas instalações pode levar a perdas de qualidade e deterioração do estoque armazenado.

Não existe uma forma de gestão de abastecimento melhor que a outra, pois cada empresa decidirá como realizá-la com base em suas características, sua metodologia de trabalho e seus recursos.

Fatores a serem considerados na logística de abastecimento

Para realizar uma logística de abastecimento ágil e eficiente, as empresas devem considerar uma série de variáveis, entre as quais se destacam:

  • Fluxos de abastecimento: decidir e administrar as quantidades de estoque que serão fornecidas e a frequência de fornecimento, para ter a mercadoria necessária disponível sempre que necessário.
  • Tipo de estoque: determine qual modelo de gestão de estoque melhor se adapta à sua cadeia de suprimentos e aumenta o nível de atendimento ao cliente e a rentabilidade da empresa.
  • Demanda: consiste em estimar a demanda futura do cliente a partir de dados históricos (Big Data).
  • Fornecedores: uma boa seleção de fornecedores garante um produto de qualidade e a entrega pontual das mercadorias.
  • Recebimento de material: é fundamental verificar e certificar-se de que a mercadoria recebida corresponde à encomendada.
  • Unidade de carga: escolha a unidade ou unidades de carga que serão utilizadas para a armazenagem, transporte e movimentação da mercadoria (caixa, palete, contêiner, etc.).
Gerenciar o estoque de maneira adequada é essencial para uma logística de abastecimento eficiente
Gerenciar o estoque de maneira adequada é essencial para uma logística de abastecimento eficiente

Quais são os benefícios da logística de abastecimento?

O planejamento e a estratégia são essenciais quando se trata de compra de materiais e sua posterior armazenagem. Por isso, é conveniente realizar uma boa logística de abastecimento que permita, por exemplo, maior previsibilidade nos prazos de entrega e, consequentemente, melhorar a pontualidade e o desempenho das operações.

Outro dos grandes benefícios de uma logística de abastecimento eficiente está relacionado à redução de custos. Você não precisará mais se preocupar em adquirir mais produtos do que precisa e que se tornem estoques inativos, causando custos de armazenagem  desnecessários. Os custos de produção também serão reduzidos, pois, você terá a todo o momento a mercadoria necessária para manter os níveis de produtividade estipulados, sem sofrer rupturas de estoque.

Da mesma forma, a escolha de bons fornecedores permitirá minimizar os custos de transporte e contar com um abastecimento regular e barato com material de qualidade. Tudo isso, melhorando o atendimento ao cliente final e a reputação da marca, demonstrando comprometimento e interesse em se beneficiar de uma cadeia de suprimentos sustentável e competitiva.

Sistemas e tecnologias para implementar na logística de abastecimento

Ter sistemas como MRP, ERP ou WMS ajudam a digitalizar o controle de todos os pedidos, tanto para o processo de produção quanto para sua comercialização. Outra tendência de crescimento é e-procurement, que consiste na realização de todos os trâmites junto aos fornecedores (principalmente em termos de compras) de forma digital.

No âmbito logístico, um sistema de gerenciamento de armazém, totalmente compatível e integrável com um ERP, consegue manter sempre os níveis ideais de estoque para nossa produção ou venda através de alertas e relatórios. Além disso, está preparado para executar automaticamente os pedidos aos fornecedores e assim reabastecer a mercadoria antes que ela atinja o nível mínimo estabelecido.

Assim que a mercadoria chega ao armazém e é identificada corretamente, o software desenvolve a estratégia de localização da mercadoria (slotting) que melhor se adapta a sua taxa de rotatividade, prazo de validade, acessibilidade, etc.

Por último, um WMS, como o Easy WMS da Mecalux, também garante a rastreabilidade total dos produtos em cada uma das suas etapas. O software é capaz de monitorar os movimentos para fazer relatórios com dados históricos que nos permitem antecipar e estar preparados para picos sazonais ou periódicos de demanda, otimizando assim a previsão de demanda.

 

O WMS garante uma rastreabilidade total dos produtos em cada uma das etapas da logística de abastecimento
O WMS garante uma rastreabilidade total dos produtos em cada uma das etapas da logística de abastecimento

Boas práticas ao alcance de todos

Dar a importância merecida à logística de abastecimento é fundamental para o futuro da cadeia de suprimentos. A complexidade de gerenciar as quantidades e a frequência das provisões, controlar a previsão de demanda e como ela afeta o estoque ou melhorar a comunicação com os fornecedores são alguns dos desafios da logística de abastecimento.

Realizar boas práticas é mais fácil do que parece se você tiver os recursos necessários, como os sistemas de armazenagem adequados e um software de gerenciamento de armazenagem competitivo. Na Mecalux, somos especialistas em fornecer a solução logística que melhor se adapta às suas necessidades e, no caso da logística de abastecimento, o Easy WMS possui o módulo WMS para Ambiente Produtivo, com o qual você obterá a integração total dos processos de abastecimento nas linhas de produção com o armazém. Entre em contato conosco para receber as informações que vão permitir que você melhore seus processos de armazenagem.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: