O micro fulfillment é a solução ideal para varejistas entregarem pedidos online adquiridos pelo consumidor final

Micro-fulfillment: as microplataformas logísticas chegam à cidade

07 dez 2020

O conceito de micro-fulfillment, ou seja, microplataformas logísticas localizadas em áreas urbanas para levar o produto ao consumidor final, surge da velocidade com que as empresas de varejo estão se adaptando à venda online de seus produtos. Essa adaptação acelerada fez com que as empresas fossem obrigadas a reorganizar toda a sua cadeia de suprimentos, começando com a adaptação de seu armazém para omnicanalidade.

A descentralização logística nasce do propósito de dispor de armazéns menores, porém mais ágeis e capazes de gerenciar pedidos de maior complexidade. O principal objetivo dos armazéns de micro-fulfillment é reduzir a distância com os clientes, aumentar a velocidade da entrega dos pedidos e reduzir os custos logísticos.

Neste artigo analisaremos o que é o "micro-fulfillment" e quais são as características desses armazéns, as vantagens que trazem para a logística da empresa e a importância da automação para obter uma preparação de pedidos ágil e sem erros.

O que é micro-fulfillment?

A estratégia de logística que muitas empresas do setor de e-commerce estão adotando é a do micro-fulfillment, mas o que é exatamente? O objetivo do micro-fulfillment é aproximar os produtos do consumidor final e, assim, agilizar a entrega dos pedidos online.

Os armazéns de micro-fulfillment ou microplataformas logísticos caracterizam-se por serem pequenos, estarem localizados próximos às cidades e possuírem sistemas de armazenagem automático. São mini hubs urbanos equipados para preparar um grande número de pedidos com poucas referências cada, como é comum nas vendas online.

Como surgiu o conceito de micro-fulfillment? A ascensão do comércio eletrônico transformou os hábitos do consumidor. Além da maior complexidade dos pedidos, os usuários exigem entregas cada vez mais rápidas.

Os consumidores não estão mais satisfeitos em receber o produto dois ou três dias após a compra, mas querem no dia seguinte ou até no mesmo dia. Obter a satisfação e fidelização do cliente é cada vez mais difícil e a logística agora desempenha um papel decisivo para isso.

O picking de pedidos vendidos online é a principal operação dos armazéns micro-fulfillment

O picking de pedidos vendidos online é a principal operação dos armazéns micro-fulfillment

Os armazéns micro-fulfillment

A primeira característica dos armazéns micro-fulfillment ou micro-plataformas logísticas é a sua localização, conceito estritamente ligado à influência do setor imobiliário nas instalações logística. Se quisermos encurtar a entrega dos pedidos, é aconselhável aproximar os armazéns do consumidor final que, do ponto de vista do volume, está localizado nas grandes cidades. Não é imprescindível que o armazém esteja no centro da cidade, mas sim próximo da cidade para que a last mile, um dos pontos mais críticos da logística do e-commerce, seja o mais eficiente possível.

Uma forma simples de ter um microhubna cidade é transformar áreas em espaços comerciais (por exemplo, o armazém de um hipermercado). Sem sacrificar o estoque próprio da loja, otimizando um espaço que já existia e de onde agora é possível preparar os pedidos muito mais próximos do cliente.

A segunda característica relacionada aos microarmazéns é a presença da automação, tanto nas tarefas de armazenagem quanto na gestão de pedidos. A aposta pela tecnologia nos armazéns permite agilizar as operações, melhorar a gestão do estoque, reduzir erros e eliminar custos logísticos extras.

Soluções de automação comuns em micro-fulfillment são miniloads ou transelevadores para caixas, mezaninos combinados com transportadores ou dark warehouse (armazéns sem iluminação porque são totalmente automáticos). Além disso, um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) robusto é essencial para o alto desempenho.

Vantagens e desvantagens de micro-fulfillment

Ter uma logística de micro-fulfillment proporciona maior velocidade na entrega de pedidos e mais capacidade para desenvolver uma estratégia omnichannel. Entre suas vantagens, destacamos as seguintes:

  • Entrega rápida do pedido: a distância entre o armazém e o consumidor final é diretamente proporcional ao tempo de entrega do pedido. Um microcentro de logística diminui visivelmente os tempos na última milha.
  • Otimização da estratégia omnichannel: a descentralização logística permite preparar pedidos mais complexos, como a omnicanalidade, onde um produto pode ser entregue ou devolvido por diferentes canais (em loja física, casa, ponto de entrega, entre outros).
  • Diminuição de alguns custos logísticos: a proximidade com o cliente final facilita a redução dos custos de transporte. Além disso, o micro-fulfillment também permite uma melhor rentabilidade dos espaços já existentes.

No entanto, essa nova tendência também tem algumas desvantagens que as empresas de varejo devem estar cientes:

  • Capacidade de armazenagem limitada: embora a otimização do espaço seja uma realidade, os polos urbanos não se caracterizam por ter uma grande área de armazenagem.
  • Poucas unidades por referência: uma vez que no e-commerce poucas unidades são vendidas por referência e há uma grande diversidade de produtos, as oportunidades de otimizar o espaço de armazenagem são menores do que quando temos uma mercadoria uniforme.
  • Capacidade de preparação de pedidos limitada: nos casos em que o microarmazém está localizado em uma loja, a complexidade de combinar os pedidos online sem afetar o estoque da loja física impossibilita a preparação de um número muito elevado de pedidos, em comparação com os grandes centros de distribuição.

Solução integral: gerenciamento e operação automática

No micro-fulfillment, é necessária a tecnologia mais avançada, adequada ao tamanho e às necessidades do microarmazém, para garantir uma operação eficiente, enfrentar os desafios do e-commerce e ter uma logística adaptada ao omnichannel.

Nesse sentido, quando as dimensões da microplataforma logística permitam, o sistema de armazém automatizado de caixas se destaca como solução, que maximiza o desempenho do espaço por meio de um transelevador miniload. Esta solução, baseada no princípio “produto ao homem”, recolhe a mercadoria nas suas localizações e a transfere automaticamente para as estações de separação.

Paralelamente, um WMS (como o Easy WMS da Mecalux) monitoriza todos os processos realizados, obtendo assim uma melhor performance tanto na armazenagem como na preparação dos pedidos. A diminuição dos custos de logística e dos erros de preparação permite um rápido retorno sobre o investimento (ROI).

O Easy WMS possui diferentes módulos que melhoram a gestão dos armazéns micro-fulfillment:

  • Store fulfillment: controla o estoque do armazém e da loja física em tempo real. Adaptável a diferentes tipos de lojas, o Store Fulfillment evita rupturas de estoque e sincroniza tarefas entre o armazém e a loja física (preparação de pedidos, reabastecimentos, devoluções, etc.).
  • WMS para e-commerce: garante a escalabilidade de um e-commerce, além de otimizar e diminuir os custos da logística omnichannel. Este módulo simplifica os fluxos de trabalho, melhora os tempos de "picking" e evita erros na preparação de pedidos.
  • Software Multi Carrier Shipping: incorpora funcionalidades avançadas para gerenciar as operações relacionadas ao processo de embalagem e etiquetagem bem como as conexões com as principais agências de transporte.
O armazém automatizado para caixas agiliza as operações de armazéns de micro-fulfillment

O armazém automatizado para caixas agiliza as operações de armazéns de micro-fulfillment

Presente e futuro dos armazéns varejistas

No mercado atual, a inovação é um complemento vital para ser competitivo. Se uma empresa não modernizar seus processos, corre o risco de ficar para trás.

El micro-fulfillment se presenta como la solución idónea para que las empresas de retail y minoristas puedan marcar la diferencia y hacer frente a las dificultades logísticas relacionadas con la omnicanalidad y el cambio de mentalidad que ha experimentado el consumidor final.

O micro-fulfillment se apresenta como a solução ideal para que as empresas varejistas façam a diferença e enfrentem as dificuldades logísticas relacionadas ao omnichannel e à mudança de mentalidade que o consumidor final tem vivenciado.

Entre em contato conosco se precisar de aconselhamento personalizado para o desenho, instalação ou ajustes do seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: