Nível de comprometimento logístico

Nível de comprometimento logístico: como motivar seu pessoal de logística

23 dez 2019

Em logística, como em qualquer outra atividade, costumamos esquecer que estimular o pessoal também é uma boa forma de otimizar processos. De fato, se motivarmos os operadores, o nível de comprometimento logístico de sua empresa melhorará e o impacto em seus custos será significativo. Por isso, decidimos fazer uma análise sobre esse nível de comprometimento e oferecer quatro instrumentos para gerenciar e motivar o pessoal de logística.

O que é o índice de comprometimento logístico?

O índice de comprometimento logístico permite determinar a eficácia de um operador em seu posto de trabalho. Utilizamos a seguinte fórmula para calculá-lo:

Índice de comprometimento logístico = 100 X (Tempo atribuído para realizar uma tarefa / Tempo de trabalho ou de execução)

Tempo atribuído para realizar uma tarefa = tempo inicialmente previsto para realizar uma série de operações

Tempo de trabalho ou de execução = tempo real utilizado para realizar uma série de operações

O nível de comprometimento logístico é crucial em um armazém, uma vez que se estiver acompanhado do Tempo de Execução, permite calcular o Tempo Atribuído, ou seja, a duração prevista para realizar um conjunto de operações logísticas.

Dessa forma, será mais fácil detectar uma possível falta de motivação e de envolvimento por parte dos funcionários. Um nível baixo de comprometimento se interpreta como uma baixa motivação. Nesse caso, podemos estabelecer ferramentas para voltar a motivar o pessoal.

Quatro ferramentas de motivação para operadores de logística

Quanto mais motivados e comprometidos estiverem os funcionários, mais eficazes e rápidos eles serão em todas as tarefas de logística que desempenhem.

No entanto, motivar os funcionários nem sempre é fácil, e muito menos os operadores de logística que têm que repetir as mesmas tarefas centenas de vezes. É provável que o tédio chegue rapidamente. Eis aqui quatro ideias de ferramentas para manter as equipes motivadas:

Funcionários trabalhando em equipe em um armazém
Funcionários trabalhando em equipe em um armazém

Incentivo monetário:

Usar a remuneração para motivar todos os operadores deveria ser uma das bases de sua política de recursos humanos, seja de forma coletiva ou individual.

Além de envolver os funcionários, também irá incentivá-los a darem o melhor de si mesmos, e, portanto, a fazerem seu trabalho com maior agilidade. Tal prática demonstrou sua eficácia durante anos, no entanto, se aplicarmos somente essa ação, obteremos apenas uma parte dos possíveis benefícios.

Team building:

Embora o termo team building não tenha sido introduzido no ambiente profissional até há relativamente pouco tempo, o fortalecimento das equipes existe desde a década de 1980. Ajuda a reforçar a coesão da equipe, a ter o senso de pertencimento necessário para a grande maioria dos indivíduos permitindo que se sintam realizados no trabalho. Em logística, a regra não é uma exceção: o team building constitui uma boa forma de motivar e envolver os funcionários.

Observe que não é obrigatório organizar dias inteiros de team building para unir suas equipes, pois, às vezes, os grandes avanços começam com pequenos passos.

Diversidade de tarefas:

Você imagina ter que repetir a mesma operação todos os dias? Poderia continuar motivado a cada dia? É muito provável que a resposta seja não. Então, por que não variar um pouco, na medida do possível, as tarefas de seus operadores de logística?

Você só tem a ganhar se permitir que seus funcionários mudem de função periodicamente. Seus operadores serão polivalentes e poderão substituir algum colega ausente. Finalmente, estarão mais motivados e comprometidos com a empresa.

Empatia na empresa:

A empatia na empresa é um assunto atual, mas o que significa exatamente? É preocupar-se com os outros e com seu bem-estar. A empatia na empresa se reflete em um conjunto de comportamentos cotidianos, tais como a educação, a gratidão, a disponibilidade, a confiança, o otimismo, etc.

Empatia também significa ser flexível e ouvir o pessoal. Tente adaptar os horários de cada pessoa em função de suas necessidades pessoais e possibilidades. Seus operadores poderão conciliar a vida profissional com a vida pessoal, e não tenha a menor dúvida de que lhe agradecerão. Sua produtividade e nível de comprometimento logístico melhorarão.

Otimizar sua logística também depende da motivação do pessoal de logística, pois quanto mais motivados os funcionários estiverem, maior será sua produtividade. A remuneração, a empatia, a diversidade de tarefas e o team building merecem ter um papel de destaque em vista das vantagens que poderão lhe proporcionar.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: