Tendências logísticas para 2022 que aumentarão a eficiência do armazém

Tendências logísticas em 2022: resiliência, rastreabilidade e rapidez

30 dez 2021

Quais serão as tendências logísticas em 2022? A pandemia provocou turbulências na cadeia de suprimentos, portanto cada vez mais empresas utilizam a automação e a digitalização para otimizar seus processos logísticos.

O objetivo é criar ambientes de trabalho seguros e, ao mesmo tempo, saber se adaptar às interrupções que possam surgir tanto na provisão das matérias-primas de origem internacional quanto na expedição e transporte dos produtos em nível nacional. Tudo isso, acompanhado de um crescimento cada vez mais acelerado do comércio eletrônico, com prazos de entrega que, em nível local, podem ser de apenas alguns poucos minutos. Por tudo isso, acreditamos que as seguintes tendências determinarão o ritmo logístico de 2022.

Reforçar a resiliência do supply chain

A interrupção na cadeia de suprimentos significa a alteração de qualquer fase do supply chain causada por agentes externos ao produto, tais como a climatologia, mudanças na legislação ou ciberataques. Uma cadeia de suprimentos resiliente é aquela que está preparada para enfrentar e minimizar as diferentes interrupções que acontecem para recuperar seu nível de serviço, fabricação e distribuição após os incidentes que possam surgir.

Um estudo do Capgemini Research Institute indica que 62% das empresas acreditam que aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos deve ser uma prioridade após a pandemia provocada pela COVID-19, sendo um dos grandes desafios de 2022 para o setor logístico.

Yossi Sheffi, diretor do MIT Center for Transportation and Logistics, destaca na entrevista concedida à Mecalux que “um dos aspectos positivos da COVID-19 é ter impulsionado o papel da cadeia de suprimentos. Agora todos estão cientes da importância da cadeia de suprimentos”.

Hiperautomação

A hiperautomação é a evolução natural da Automação Robótica de Processos (RPA) e estimula a robotização de qualquer processo empresarial que seja suscetível a ela e que, além disso, funcione de forma autônoma. Para 2022 se prevê que as empresas intensifiquem o nível de automação de sua logística e substituam seus processos manuais repetitivos por sistemas de transporte e armazenagem autônomos, capazes de tomar decisões que impulsionem a cadeia de suprimentos.

Para reforçar a capacidade analítica e preditiva oferecida pela hiperautomação, são utilizadas tecnologias como:

  • Inteligência artificial: promove a tomada de decisão de forma inteligente para executar operações automatizadas sem a intervenção humana.
  • Machine learning: utilizado para processar um enorme volume de informações e identificar padrões. Dessa forma, o próprio algoritmo aperfeiçoa seu funcionamento continuamente até obter resultados cada vez mais precisos.
  • Big data: processa um grande volume de informações que é impossível analisar através de métodos tradicionais, incluindo tanto dados estruturados quanto desestruturados.

A velocidade de resposta dessas tecnologias pode ser aumentada através da implementação da computação quântica, que consiste em aplicar as leis da mecânica quântica ao âmbito da informática para ter um maior poder de cálculo.

A hiperautomação será uma das principais tendências logísticas em 2022
A hiperautomação será uma das principais tendências logísticas em 2022

SCaaS ('supply chain as a service')

A tecnologia cloud computing está redefinindo o gerenciamento das empresas e, mais especificamente, o modo de funcionar da logística e da cadeia de suprimentos. De forma semelhante, o SCaaS permite que as empresas obtenham um retorno do investimento muito mais rápido ao associar-se com um parceiro virtual que apoia total ou parcialmente suas necessidades. Essa colaboração é realizada através de um software implantado na nuvem.

Portanto, as empresas que praticam o supply chain as a service desenvolvem sua atividade com menos custos, aproveitam melhor os recursos e possuem uma cadeia de suprimentos altamente escalável.

'Quick commerce': entregas em 10 minutos?

Se falarmos da última milha, a tendência logística de 2022 é passar dos envios em menos de 24 horas para as entregas ultrarrápidas em menos de uma hora. O q-commerce ou quick commerce está revolucionando a logística e, particularmente, dois aspectos relacionados à venda online: rapidez e comodidade na entrega do pedido.

Os envios ultrarrápidos caracterizam-se por realizar entregas quase instantâneas, de pedidos de pouco volume e complexidade, em locais situados dentro de um certo raio de armazéns urbanos da empresa. Essa modalidade, especialmente presente em setores como o dos supermercados online, surge devido à mudança de mentalidade e dos hábitos de compra dos usuários, que valorizam a rapidez, o serviço ou o atendimento ao cliente acima de um possível desconto ou envio gratuito.

O q-commerce revolucionará as entregas dos pedidos online em 2022
O q-commerce revolucionará as entregas dos pedidos online em 2022

NFT e 'blockchain' em logística

A tecnologia blockchain, utilizada para aumentar a agilidade e a segurança na troca das informações, foi tendência ao longo de 2021 e também será no próximo ano com o objetivo de tornar a comunicação entre os agentes da cadeia de suprimentos mais segura, transparente e eficaz.

Além disso, a cadeia de blocos impulsionou o aparecimento dos NFT (Non Fungible Token), um documento digital semelhante a um "contrato" que fica registrado graças à tecnologia blockchain. Em nível logístico, permitiria aumentar a segurança, a agilidade e a transparência no momento de consultar e transferir todas as informações relacionadas a um produto determinado. Embora ainda seja uma tecnologia bastante experimental, os NFT podem oferecer uma absoluta rastreabilidade logística e o rastreamento permanente em tempo real de um determinado produto, uma vez que conhecem os metadados dos produtos.

Logística sustentável

A logística sustentável, também conhecida como logística ambiental ou verde, é a implementação de processos logísticos ambientalmente razoáveis. Por quê? Sempre podem ser encontradas novas formas de fabricar, armazenar e distribuir os produtos de modo a reduzir a pegada de carbono, a poluição e os resíduos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Reforçar os pontos de coleta, fomentar os centros de micro-fulfillment, mais próximos da cidade, para preparar pedidos ou optar por frotas de zero emissão são algumas das medidas que as empresas estão implementando para reduzir resíduos e consumir menos energia.

Instalar armazéns automáticos é também uma excelente solução para aquelas empresas que estão pensando em reduzir o consumo de energia e conseguir, simultaneamente, um alto desempenho em sua cadeia de suprimentos.

A logística sustentável é uma das tendências logísticas que se repete ano após ano
A logística sustentável é uma das tendências logísticas que se repete ano após ano

A logística em 2022: o salto definitivo para a indústria 4.0?

O setor da logística e do transporte sempre esteve em constante evolução e em 2022 não será diferente. As novas tendências logísticas desse ano chegam para promover uma logística mais resiliente graças à digitalização e automação. O objetivo é evitar uma nova crise na cadeia de suprimentos e que o setor saia da pandemia dando um salto definitivo para a modernização tal como é preconizado pela indústria 4.0.

Esperamos um ano cheio de novos desafios, onde a logística continuará sendo o ator principal em nosso dia a dia. Caso quiser ter uma logística eficiente e atualizada nas últimas tendências, não hesite em confiar em um fornecedor que oferece soluções logísticas integrais confiáveis e com vasta experiência como a Mecalux. Entre em contato conosco para que um especialista possa assessorá-lo e ajudá-lo a tirar o máximo proveito de sua logística.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: