There are different types of inventory to suit the various needs and resources of each company

Tipos de inventário na logística: classificação e aplicações

09 ago 2022

Existem diversos tipos de inventário de estoque que podem ser classificados de acordo com diferentes variáveis, por exemplo, a periodicidade em que são realizados ou as referências consideradas em cada contagem.

Qual a utilidade de fazer um inventário? O controle de inventário permite detectar erros ou problemas logísticos, tais como falhas nas etiquetas, desajustes no número de referências ou erros no picking, entre outros.

Mas, quais os tipos de inventário de estoque que existem e como podem ser classificados? Qual inventário se adapta melhor a cada necessidade e realidade? Neste artigo esclarecemos todas essas dúvidas e analisamos os diferentes tipos de inventário de estoque de acordo com o período fiscal, a periodicidade, o tipo de produto e a função.

Inventário de acordo com o período fiscal

Esses inventários referem-se ao momento em que são realizados em relação ao ano fiscal da empresa:

  • Inventário inicial. É realizado no início do período contábil e antes da aquisição do inventário adicional ou de realizar uma venda.
  • Inventário final. É efetuado no encerramento do exercício econômico-financeiro ou no final de cada ano para verificar os recursos e/ou bens obtidos após a realização de todas as operações comerciais.

O inventário final de um exercício contábil determina o inventário inicial do próximo período fiscal.

Inventário de acordo com a periodicidade

Se considerarmos a frequência em que é realizado, podemos identificar 4 tipos de inventário de estoque:

  • Inventário anual. É efetuado uma vez por ano e serve para confirmar os resultados obtidos com o registro contábil.
  • Inventário periódico. É realizado várias vezes por ano com uma frequência predeterminada e considera a contagem de todas as referências armazenadas.
  • Inventário cíclico (conhecido também como inventário rotativo). Baseia-se em fazer contagens regulares, distribuídas durante o ano, dos grupos de referências. Ao contrário do inventário periódico, se prioriza a contagem de umas referências sobre outras (em função de seu valor, rotatividade, data de validade, etc.).
  • Inventário permanente (conhecido também como inventário perpétuo). É atualizado de forma constante, registrando cada entrada e saída de artigo e reflete em tempo real o estoque disponível. É o tipo de inventário promovido pela logística 4.0 com um gerenciamento digital da informação graças a um WMS e à implementação de sistemas de armazenamento automáticos.

Cada empresa determinará a periodicidade em que realiza seus inventários em função de suas necessidades e recursos.

Com os armazéns automáticos se mantém um inventário permanentemente atualizado e sem erros
Com os armazéns automáticos se mantém um inventário permanentemente atualizado e sem erros

Inventário de acordo com o tipo de produto

O inventário também está sujeito ao tipo de produto armazenado. Consequentemente, podemos distinguir entre:

  • Inventário de matérias-primas. Sua função é determinar o estoque disponível das matérias-primas utilizadas para a fabricação do produto final.
  • Inventário de suprimentos de fábrica. Registra os materiais utilizados no processo de produção que devido à sua natureza não podem ser quantificados com exatidão, tais como porcas ou tinta.
  • Inventário de produtos em processo de fabricação. Contempla os produtos semielaborados, ou seja, aqueles que ainda fazem parte do processo de produção.
  • Inventário de produtos acabados. Relaciona os produtos já finalizados e disponíveis para venda.
  • Inventário de mercadorias. São os bens adquiridos que posteriormente serão vendidos sem sofrer modificações.

É evidente que o tipo de produto condiciona desde a escolha do sistema de armazenagem até a atividade de cada uma das operações, incluindo o tipo de inventário.

Inventário de acordo com sua função

Certos tipos de inventário de estoque são classificados de acordo com a função que lhes é atribuída. Nesse sentido, diferenciamos entre:

  • Inventário em trânsito (conhecido também como inventário de dutos). Quantifica os produtos e materiais que estão a caminho do armazém ou que já tenham sido requisitados aos fornecedores. Por vezes, se o fluxo da mercadoria for lento, será necessário percorrer grandes distâncias ou envolver muitos níveis, portanto, o inventário de dutos pode ultrapassar o armazenado.
  • Inventário de segurança ou de reserva. Registra os produtos e matérias-primas que a empresa possui para enfrentar as possíveis falhas durante o processo de produção, atrasos dos fornecedores ou aumentos inesperados da demanda. Esse inventário constitui o estoque de segurança da empresa, cujo objetivo é evitar as quebras de estoque.
  • Inventário de previsão ou sazonal. Relaciona as referências armazenadas visando satisfazer demandas futuras, previsíveis com certeza e habitualmente sazonais. Essa previsibilidade o diferencia do inventário de segurança, destinado a cobrir contingências inesperadas.
  • Inventário de desacoplamento. É utilizado para diferenciar o inventário necessário para dois processos de fabricação com taxas de produção diferentes. Dessa forma, cada processo funciona de forma independente e com uma quantidade de mercadoria determinada.

Cada inventário cumpre uma função específica, assim como satisfaz uma necessidade logística determinada, tal como abastecer a fábrica, receber mercadoria dos fornecedores ou lidar com um aumento da demanda.

O inventário de segurança reduz as possibilidades de sofrer uma quebra de estoque
O inventário de segurança reduz as possibilidades de sofrer uma quebra de estoque

Outros tipos de inventário de estoque

Existem outros tipos de inventário que devem ser considerados:

  • Inventário de estoque de natureza regular ou cíclica. Registra as referências necessárias para satisfazer a demanda durante o período de tempo de reabastecimento.
  • Inventário de estoque obsoleto, morto ou perdido. Engloba as referências que devido a alguma circunstância (vencimento da data de validade, deterioração, quebra, etc.) não podem ser comercializadas. Esse tipo de inventário sempre gera perdas.
  • Inventário disponível. Inclui os produtos disponíveis quando são necessários, seja para satisfazer uma venda ou para abastecer a fábrica.
  • Inventário em linha. Composto pelas referências que estão a ponto de entrar na linha de produção.
  • Inventário em quarentena. Reflete as referências que devem permanecer armazenadas durante um determinado período de tempo antes de poder dispor delas.
  • Inventário físico. É realizado através da contagem manual, ou seja, contando uma por uma as referências a registrar.

Além dos diferentes tipos de inventário de estoque que existem, é preciso considerar a natureza da empresa e o modelo de negócio.

Como decidir os tipos de inventário de estoque a realizar?

A aplicação de um tipo de inventário em detrimento de outro dependerá tanto das necessidades de cada empresa quanto dos recursos disponíveis para executá-lo.

Por isso, antes de optarmos por um determinado tipo de inventário devemos analisar uma série de aspectos, tais como o objetivo ou a finalidade do mesmo, o tipo de referências armazenadas, a atividade da empresa e as dinâmicas específicas de suas operações.

Por exemplo, em um armazém com poucas referências e um fluxo de movimentos muito baixo, provavelmente será suficiente fazer um inventário periódico com uma certa regularidade. Pelo contrário, se existirem muitas referências e a atividade diária for alta, será conveniente recorrer a um inventário permanente para prevenir erros que impactem na operação do armazém.

Um Sistema de Gerenciamento de Armazém otimiza a realização de diferentes tipos de inventário de estoque
Um Sistema de Gerenciamento de Armazém otimiza a realização de diferentes tipos de inventário de estoque

Otimizar a eficiência, um objetivo comum para os diferentes tipos de inventário de estoque

Tal como vimos, existem diferentes tipos de inventário (de acordo com a função, periodicidade, tipo de produto, etc.). Não obstante, todos eles têm em comum uma finalidade: otimizar o armazenamento e o gerenciamento do estoque para garantir o melhor serviço possível. Por isso, o principal desafio logístico de qualquer empresa é escolher o tipo de inventário que permita aumentar ao máximo a eficiência.

Nesse sentido, e apesar das inúmeras necessidades logísticas existentes, optar pela automatização pode significar uma autêntica vantagem competitiva. Por um lado, porque aumenta o controle e a eficiência e, por outro, porque otimiza o período de tempo destinado a essa tarefa. A implementação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém como o Easy WMS, por exemplo, garante a automatização de vários tipos de inventário de estoque, facilitando o objetivo de fazer um inventário rápido e eficaz.

Entre em contato conosco e um consultor especializado terá prazer em explicar-lhe como o Easy WMS pode ajudá-lo a automatizar seus inventários para aumentar sua eficácia e impulsionar seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: