Picking a nível médio

Denomina-se preparação de pedidos ou picking a nível médio àquela que é realizada sempre em estantes, tanto de armazenagem geral quanto exclusivamente de picking. Os níveis intermediários estão situados em alturas que não ultrapassam as medidas de 3,5 ou 4 m.

Picking a nível médio

Preparação de picking em diferentes níveis

Este sistema de preparação é um ponto intermediário entre a preparação nos níveis baixos e a que se executa nos níveis altos (modalidade da qual provém). 

A preparação de pedidos é sempre muito mais rápida e ágil, quanto menor for o tempo perdido, subindo e descendo as estantes. Por isso, embora os níveis altos representem uma vantagem devido ao seu melhor aproveitamento do volume disponível, sempre é conveniente destinar uma área de preparação no nível médio ou, dito de outra forma, destinar alguns produtos de muita movimentação às áreas de níveis baixos-médios das estantes e executar os pedidos desses produtos somente nessa zona.

 

Uso da preparação de pedidos nos níveis médios

Podemos encontrar dois casos onde essa estratégia é recomendável

  1. O primeiro deles ocorre em armazéns ou zonas dedicadas exclusivamente a picking com um elevado número de pedidos por jornada.
  2. O segundo, em um armazém de distribuição com um grande volume de pedidos concentrados em um número limitado de referências. Quando se concebe um armazém (ou uma área de armazém exclusivamente dedicada ao picking) onde o número de pedidos é muito alto, a instalação de um sistema desse tipo proporciona a rapidez da preparação exigida.

A área ou armazém com preparação nos níveis médios deve ser concebida, preferencialmente, com estantes de picking manual. A descarga e reposição são executadas em turnos alternativos. Se a rapidez da preparação exigir, o sistema pode ser complementado com múltiplos equipamentos selecionadores de pedidos nos níveis baixos, que, procurando que saiam o mínimo possível do corredor, terão um ótimo desempenho.

 

Preparação de picking em diferentes níveis

Armazém instalado em uma empresa de componentes eletrônicos 

Quando a rapidez que se necessita for muito exigente, é possível utilizar uma máquina por cada corredor de picking existente no armazém, resultando em um desempenho insuperável em relação à preparação. Nesse caso, no corredor em frente das estantes deve ser colocado um sistema de transporte horizontal, seja formado por transportadores ou mediante veículos automáticos. Graças a isso, os preparadores unicamente devem descarregar os pedidos já prontos sobre esses elementos, evitando, portanto, perda de tempo na operação.

Nos armazéns de distribuição que tenham um elevado número de pedidos concentrado em um determinado número de referências, estas devem ser acondicionadas na zona intermediária da instalação. Portanto, a coleta de produtos pode ser efetuada com uma selecionadora de nível médio, o que evita uma grande perda de tempo se a preparação desses pedidos for realizada com selecionadoras para níveis altos. Além disso, como o custo das selecionadoras de pedido para níveis médios é substancialmente inferior em relação às de níveis altos, o investimento sofre uma redução sensível.

Os equipamentos adequados para efetuar o picking nesses níveis são as denominadas selecionadoras de pedidos ou preparadoras de pedidos de nível médio.

Other topics in this category