Principais tecnologias de sistema de picking: voice pick, pick by light e outras

Todas as variedades e estratégias de picking manual revisadas nos artigos anteriores podem ser reforçadas relativamente à sua eficiência com a incorporação de quatro tecnologias: terminais de radiofrequência, o sistema pick by light, o sistema put to light e picking to voice. Todas elas são válidas para a preparação com paletes e caixas.

 

Terminais de radiofrequência

No artigo "Radiofrequência no armazém" é explicado detalhadamente o funcionamento da radiofrequência e a importância desses dispositivos tão úteis, para melhorar a gestão do armazém. É importante escolher o tipo de terminal (manual, de pulso ou para empilhadeira) adequado ao trabalho que deve ser realizado, além de contar com um programa de gestão potente e intuitivo.

 

Terminal manual

 

Terminal manual

 

Terminal de empilhadeira

Terminal de empilhadeira

Sistemas pick by light

Quanto aos sistemas de pick by light, consistem em dispositivos com luzes e números que indicam ao preparador a posição em que deve recolher o produto e a respectiva quantidade. Estão conectados com o SGA (WMS) do armazém. Pode ser aplicado nas estantes dinâmicas de picking para caixas, embora seja possível utilizar, igualmente, nas estantes para paletes. Por outro lado, os dispositivos pick to light podem incorporar luzes de várias cores, o que permite preparar vários pedidos ao mesmo tempo, atribuindo uma cor a cada um deles.

 

Armazém construído para empresa do setor farmacêutico

Armazém construído para empresa do setor farmacêutico

 

Sistemas put to light

O terceiro tipo de dispositivo que pode melhorar a eficiência do picking é o put to light. Sua função é justamente oposta à do pick by light, pois nesse caso, o dispositivo, que tem características similares àquele, é utilizada para indicar ao operador, a posição em que deve deixar a mercadoria e a respectiva quantidade. Ambos os sistemas costumam complementar-se mutuamente. O put to light pode ser instalado em postos fixos sobre paletes ou em equipamentos móveis onde se preparem mais de um pedido.

Sistema pick by light e put to light conectados

Funcionamento dos sistemas pick/put-to-light

 

Sistemas de picking por voz

A última tecnologia que revisaremos neste tópico é a do picking por voz (voice picking). Baseia-se em terminais informáticos dotados de sintetizadores e sistemas de reconhecimento de voz, portanto podem dar instruções e receber as confirmações mediante uma comunicação oral com o preparador.

Cada operador tem um terminal que incorpora um fone de ouvido e um microfone, o que permite que o pessoal fique com as mãos livres. Isto resulta em um aumento considerável do número de operações realizadas. Além disso, é uma solução muito boa para trabalhar em câmaras frigoríficas, pois o uso de luvas dificulta o manuseio de outro tipo de terminais (pense, por exemplo, na limitação no uso dos botões).

Sistema voice picking aplicado em um centro logístico automatizado para a armazenagem e distribuição de produtos congelados

Sistema voice picking aplicado em um centro logístico automatizado para a armazenagem e distribuição de produtos congelados

Other topics in this category