A pandemia por coronavírus acelerou o processo de automatização da logística

A COVID-19 acelera a automatização na logística

30 jun 2021

A automatização de armazéns deu um passo à frente com a chegada da COVID-19. A pandemia causada pelo coronavírus pôs em xeque toda a atividade industrial e, à medida que está começou a ser reativada, as empresas foram confrontadas com um cenário completamente diferente: distância social, restrições de mobilidade, aumento da demanda de bens essenciais e da logística e-commerce, etc.

Nesse contexto, as empresas foram obrigadas a buscar soluções para ajudá-las a aumentar a produtividade de suas instalações, reduzir prazos e otimizar os recursos. A logística 4.0 e a transformação digital logística são o caminho a seguir para fortalecer o crescimento e superar as dificuldades.

Antes da pandemia, a automatização já constituía uma das ferramentas básicas à qual as empresas recorriam para conseguirem uma maior competitividade. Neste artigo analisamos como a incorporação da tecnologia na logística está ajudando a adaptar-se às mudanças do mercado e a atender os clientes sem atraso.

Medidas de prevenção face ao coronavírus nos espaços de trabalho

A evolução da crise sanitária obriga as empresas a adaptarem sua atividade com recomendações e medidas de prevenção para evitar contágios, tanto de caráter organizacional e de proteção coletiva quanto de proteção individual para os trabalhadores vulneráveis.

Essas medidas podem ser reguladas e modificadas baseando-se na evolução dos contágios, por isso recomendamos consultar frequentemente o site das autoridades competentes do país ou países onde opere a empresa. Também sugerimos rever as propostas da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (European Agency for Safety and Health at Work) ou do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.

A prioridade de qualquer empresa é reforçar a higiene pessoal facilitando a lavagem de mãos (com álcool em gel, água e sabão, etc.), promover o uso da máscara e manter o distanciamento físico entre trabalhadores. Portanto, a organização da circulação de pessoas e a distribuição dos espaços nos centros de trabalho foram sendo modificados, de acordo com as possibilidades, com a finalidade de garantir a distância de segurança.

Não há dúvidas de que as informações e o treinamento são fundamentais. Por um lado, é necessário conscientizar os trabalhadores sobre a importância de comunicar, quanto antes, caso apresentem sintomas compatíveis com a doença ou tenham tido contato estreito com pessoas que os tenham. Por outro lado, é necessário potencializar o uso de cartazes e de sinalização que fomentem a higiene e prevenção (por exemplo, tossir e espirrar dentro da máscara ou evitar tocar os olhos, nariz e boca).

Além de tudo isso, é crucial manter a correta ventilação dos lugares de trabalho e espaços interiores, assim como reforçar as políticas de limpeza e desinfecção, insistindo nas superfícies cujo contato seja frequente (como maçanetas de portas, corrimãos ou botões de dispositivos e elevadores). Também é preciso promover a responsabilidade individual na limpeza dos equipamentos de trabalho compartilhados.

A automatização perante a COVID-19

Segundo o estudo The future of work in Europe da consultora norte-americana McKinsey, a crise econômica originada pela pandemia por coronavírus poderia estimular a automatização por diferentes motivos.

Para começar, diante de margens de benefícios cada vez mais ajustados, as empresas confiam na automatização como forma de eliminar custos. Embora signifique um maior investimento inicial em comparação com os sistemas de armazenagem tradicionais, um armazém automático compensa essa despesa graças à redução dos custos operacionais e com pessoal.

Por isso, em uma época em que se reduz a presença de pessoal nas empresas, o armazém robotizado poderia garantir um serviço ininterrupto. Os equipamentos de movimentação automáticos, como transelevadores ou transportadores, continuam operando inclusive sem operadores e podem manusear a mercadoria com eficiência e segurança.

O confinamento e as medidas restritivas nos estabelecimentos causaram um aumento do e-commerce. As empresas de varejo, alimentação ou farmácia viram como seus pedidos online cresciam exponencialmente. Por conseguinte, muitas empresas apostaram na automatização do e-commerce porque, dessa forma, podem aceitar um maior número de pedidos sem que isso signifique cometer mais erros.

O sistema de gerenciamento de armazém pode monitorar as operações de qualquer centro logístico, inclusive sem a presença de trabalhadores devido à COVID-19
O sistema de gerenciamento de armazém pode monitorar as operações de qualquer centro logístico, inclusive sem a presença de trabalhadores devido à COVID-19

Quais operações automatizar em um

armazém A automatização nos armazéns não só reduz a presença física dos operadores, como também proporciona mais segurança. Vejamos os processos que poderiam ser robotizados em um centro logístico:

Recebimentos e expedições

Uma das soluções mais eficazes são os sistemas automáticos de carga e descarga de caminhões, encarregados de executar o recebimento e expedição com rapidez.

Trata-se de sistemas de transporte formados por roletes e/ou correntes através dos quais são introduzidos e retirados os paletes dos caminhões de forma robotizada.

Fluxos da mercadoria

Os movimentos da mercadoria exigem muitos deslocamentos pelo armazém. Agora que se busca reduzir o número de pessoas presentes por turno às rigorosamente necessárias, é hora de pensar em instalar transportadores para paletes ou transportadores para caixas. Eles substituem os equipamentos de movimentação tradicionais e os operadores podem ser realocados em outras funções. Consequentemente, o manuseio manual das cargas sofre uma redução aumentando a segurança da instalação.

Os transportadores de paletes reduzem os deslocamentos dos operadores no armazém
Os transportadores de paletes reduzem os deslocamentos dos operadores no armazém

Preparação de pedidos

A preparação de pedidos exige a presença e o movimento contínuo de empregados no armazém localizando as referências necessárias.

Para reduzir esses deslocamentos e evitar que vários operadores cruzem o mesmo corredor, os pedidos podem ser preparados segundo o critério “produto ao homem”. Os trabalhadores permanecem em uma estação de picking à espera de receber a mercadoria.

A preparação de pedidos segundo o critério “produto ao homem” elimina as transferências de operadores para localizar a mercadoria
A preparação de pedidos segundo o critério “produto ao homem” elimina as transferências de operadores para localizar a mercadoria

Gerenciamento

A pandemia de COVID-19 evidenciou a necessidade de priorizar a rastreabilidade dos produtos e de monitorar as operações nos armazéns.

Dotar um armazém de um programa de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux, ajuda a visibilizar o status da cadeia de suprimentos em tempo real. Esse software faz um acompanhamento da mercadoria até esta ser enviada aos clientes.

Além disso, com um WMS as operações se adaptam com facilidade às medidas sanitárias. Por exemplo, a preparação e a expedição dos pedidos são organizadas com antecedência para, assim, evitar aglomerações (tanto de operadores no armazém quanto de transportadoras).

Exemplos de automatização em um contexto de pandemia

Inúmeras empresas se beneficiaram das vantagens proporcionadas pela automatização para lidar com as mudanças no mercado. Todos perceberam que assim podem crescer futuramente e superar as adversidades, inclusive as originadas pelo coronavírus.

Vejamos três casos de sucesso de empresas que modernizaram sua logística através dos sistemas de armazenamento e de gerenciamento automáticos da Mecalux:

  • Miguélez Esta empresa, fabricante de cabos elétricos de baixa tensão, possui um centro logístico equipado com um armazém automático de paletes e um armazém automático de caixas da Mecalux onde são gerenciadas as mais de 1.500 referências que compõem seu catálogo. A automatização permite que a empresa possa fornecer cabos em qualquer ponto geográfico da península em menos de duas horas; inclusive em situações excepcionais, como ocorreu na Espanha durante a instalação dos hospitais de campanha por causa do COVID-19.
  • Espace des Marques. Esta loja de moda reorganizou seus dois armazéns em plena pandemia. Justamente no momento de implementar o Easy WMS no segundo armazém, estourou a crise causada pela COVID-19. A Espace des Marques e a Mecalux decidiram dar continuidade ao processo de forma remota ─ a 700 km de distância ─ para cumprir as medidas de restrição do governo e proteger os trabalhadores.
  • Intersurgical. A distribuidora de dispositivos médicos para respiração assistida construiu um armazém automático autoportante na Lituânia com o objetivo de manter sua competitividade. O gerente da cadeia de suprimentos do grupo Intersurgical, Martynas Tamosiunas, reconhece que “a demanda de nossos produtos aumentou drasticamente durante o período da pandemia por COVID-19”. Graças à automatização, a empresa pôde absorver um aumento do 50% no fluxo de entradas e saídas do armazém.
A Intersurgical abastece dispositivos médicos para respiração assistida a partir de seu armazém automático na Lituânia
A Intersurgical abastece dispositivos médicos para respiração assistida a partir de seu armazém automático na Lituânia

Aceleração de um futuro tecnológico

As medidas de contenção da COVID-19, a interrupção temporária das atividades não essenciais e as mudanças ocorridas no mercado fizeram com que muitas empresas reformulassem suas estratégias de negócio. A automatização surge como resposta diante de tais adversidades e, de fato, tomou impulso com a chegada da pandemia.

Antes de colocar em andamento um projeto de automatização da cadeia de suprimentos, é preciso receber o assessoramento de uma firma experiente na implementação desse tipo de sistemas de armazenagem como a Mecalux. Levamos muitos anos equipando instalações logísticas de todos os tipos de empresas com soluções automáticas e convencionais adaptadas aos requisitos de cada caso.

Entre em contato conosco para analisarmos as operações de seu armazém e encontrarmos a forma de aumentar a produtividade de sua cadeia de suprimentos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: