A cadeia de suprimentos autônoma utiliza a digitalização para integrar todos os processos

O caminho para uma cadeia de suprimentos autônoma

17 out 2023

É possível obter uma cadeia de suprimentos autônoma, onde todos os elos sejam comandados pela digitalização e robotização? A resposta ainda é desconhecida. No entanto, os avanços tecnológicos como a conectividade 5G, o Cloud Computing, a Inteligência Artificial ou a Internet das Coisas (IoT), estão pouco a pouco permitindo prever a possibilidade de conseguir uma cadeia de suprimentos totalmente autônoma, que não exija a intervenção humana em etapas como o planejamento, execução ou supervisão de processos.

Cadeia de suprimentos autônoma: presente e futuro

Uma cadeia de suprimentos autônoma é capaz de automatizar, digitalizar e robotizar todos os seus processos, desde o design de produtos ou o planejamento de operações até a expedição e entrega da mercadoria ao cliente final. Implementar uma cadeia de suprimentos completamente autônoma exigiria que fases como o aprovisionamento da mercadoria, o monitoramento do desempenho e a distribuição de produtos sejam realizados de forma automática, com a mínima intervenção humana.

O caminho para uma cadeia de suprimentos completamente autônoma é ainda um conceito futurista, mas cada vez há mais soluções que automatizam uma vasta gama de processos e permitem obter maiores níveis de autonomia em elos específicos da logística.

Por exemplo, a Automação Robótica de Processos (RPA, em suas siglas em inglês) contribui para automatizar processos no gerenciamento da cadeia de suprimentos: permite replicar e executar tarefas de caráter rotineiro e repetitivo anteriormente desenvolvidas por humanos, como extrair dados, preencher formulários, fazer cálculos avançados e executar uma diversidade de procedimentos sem erros. Embora a tecnologia RPA ofereça vários benefícios para as empresas, a autonomia desses robôs de software ainda é limitada, pois desenvolvem ações baseadas em regras previamente definidas.

Uma das operações da cadeia de suprimentos que já podem ser totalmente automatizadas é o planejamento logístico. De acordo com os analistas da empresa de consultoria McKinsey, autores da publicação Iniciando o percurso para o planejamento autônomo da cadeia de suprimentos, “na prática, o planejamento autônomo permite tomar decisões contínuas e apoiadas em análises automatizadas em todas as áreas da cadeia de valor do planejamento, destinando a intervenção humana unicamente para gerenciar exceções, ou seja, as máquinas fazem aquilo que melhor sabem, processar dados e aplicar análises avançadas, liberando o tempo dos planejadores para atividades de maior valor agregado.”

Um dos motores da cadeia de suprimentos autônoma do futuro será a hiperautomação, um termo cunhado pela consultoria norte-americana Gartner, que combina tecnologias de automação avançadas. Consiste em integrar tecnologias como RPA, Inteligência Artificial, machine learning ou Big Data para poder executar determinadas ações de forma totalmente autônoma, com a mínima intervenção humana. Aplicada à cadeia de suprimentos, a hiperautomação incentiva a integração de tecnologias avançadas para conseguir níveis de autonomia cada vez maiores. Segundo Gartner, nos próximos dez anos, as cadeias de suprimentos serão mais autônomas: “A hiperautomação aumentará a capacidade de tomada de decisão das pessoas e apoiará a criação de uma cadeia de suprimentos autônoma. Essa cadeia de suprimentos do futuro poderá planejar em tempo real e automaticamente, assim como executar ações operacionais automatizadas com frequência e de forma rentável”.

Características de uma cadeia de suprimentos autônoma

Além de não precisar da intervenção humana, a cadeia de suprimentos autônoma se caracterizará por ser:

  • Preditiva: o monitoramento avançado de dados e indicadores de desempenho transversais ajudará a prever erros e ineficiências nos fluxos de trabalho e de mercadorias, assim como futuros pontos de estrangulamento ao longo de todas as fases envolvidas na cadeia de suprimentos.
  • Inteligente: a cadeia de suprimentos autônoma se apoiará na utilização das novas tecnologias para processar dados, identificar tendências e detectar oportunidades que aumentem a eficiência das operações logísticas realizadas dentro e fora da instalação.
  • Escalável: terá a capacidade de ser dúctil e flexível às demandas em constante mudança da cadeia de suprimentos 4.0. Será capaz de escalar automaticamente as operações para garantir a eficiência nos picos de demanda e reduzir os recursos em épocas de menor volume de ordens de saída.
  • Integrada: a cadeia de suprimentos autônoma impulsionará a digitalização completa dos processos para sincronizar todas as operações logísticas entre as empresas envolvidas no desenho, fabricação e comercialização de um produto. Uma cadeia de suprimentos integrada favorece a rastreabilidade da mercadoria, ou seja, o acompanhamento do ciclo de vida de um produto desde a fase de desenho até sua produção, processamento e distribuição até o cliente final.
Uma cadeia de suprimentos autônoma favorecerá a rastreabilidade integral do produto
Uma cadeia de suprimentos autônoma favorecerá a rastreabilidade integral do produto

Benefícios da cadeia de suprimentos autônoma

Segundo revela um estudo do Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge, “as novas tecnologias como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial oferecem às empresas a oportunidade de transformar as cadeias de suprimentos lineares em cadeias de suprimentos autônomas”. Os benefícios da cadeia de suprimentos autônoma são inúmeros, entre os quais se destacam "reduzir custos de mão de obra e melhorar a eficiência operacional automatizando tarefas rotineiras da cadeia de suprimentos”, afirmam os pesquisadores.

A robotização e a comunicação transversal entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos poderiam proporcionar, entre outros benefícios:

  • Aumento da produtividade: implementar soluções automáticas em um armazém ou em uma fábrica garante o abastecimento constante de mercadoria nas linhas de montagem ou na área de armazenamento, proporcionando fluxos de mercadoria ininterruptos. Ampliar a automação ao longo da cadeia de suprimentos permitiria automatizar tarefas rotineiras e melhorar a eficiência operacional nos diferentes elos da cadeia.
  • Redução de erros: instalar soluções automáticas baseadas em tecnologias como a Inteligência Artificial ou RPA em todo o supply chain minimizaria a probabilidade de falhas no gerenciamento de processos e manuseio de mercadoria.
  • Maior rastreabilidade do produto: gerenciar os diferentes fluxos de comunicação de uma cadeia de suprimentos de forma combinada garantirá a rastreabilidade integral do estoque, porque cada ator terá acesso às informações armazenadas na nuvem.
  • Visão holística e focada no cliente: a digitalização integral das operações na cadeia de suprimentos permitirá que todas as empresas envolvidas nos diferentes elos estejam integradas e em comunicação direta e bidirecional, adquirindo uma visão holística do processo.

O relatório de McKinsey Autonomous supply chain planning for consumer goods companies, constata que “o planejamento autônomo da cadeia de suprimentos pode representar um aumento da receita de até 4%, uma redução do estoque de até 20% e uma diminuição dos custos da cadeia de suprimentos de até 10%”.

Software para uma cadeia de suprimentos autônoma

A transformação digital de processos deve ser a pedra angular de uma cadeia de suprimentos completamente autônoma. Atualmente, existem diversas soluções digitais que melhoram o desempenho do armazém e permitem um gerenciamento automatizado dos processos, tal como um software de gerenciamento de armazém ou um distributed order management. A digitalização das operações permite estabelecer uma conexão de dados precisos e em tempo real entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos.

A tomada de decisão autônoma será um dos pilares da cadeia de suprimentos do futuro. Nesse contexto, os softwares avançados permitem prever cenários, antecipar mudanças na demanda ou diversificar as estratégias logísticas do armazém de acordo com as necessidades da instalação. A colaboração entre programas digitais permite ter uma visão holística da cadeia de suprimentos, tal como indica a empresa de consultoria McKinsey em seu estudo: “A análise avançada integrada em toda a cadeia de suprimentos vai além da funcionalidade padrão do software para processos individuais, pois permite criar uma conexão direta entre as previsões da demanda e os pedidos, assim como o calendário e o planejamento da produção.”

O gerenciamento digital é uma realidade cada vez mais frequente nos armazéns que precisam melhorar o desempenho, eliminar erros e reduzir os custos logísticos. Nesse caminho, a implantação de um software de gerenciamento de armazém será uma peça-chave para construir uma cadeia de suprimentos autônoma, onde predomine a integração de todos os atores que participam dos processos logísticos. A digitalização permite que o software de armazém se conecte a outros programas executados nas diferentes fases da cadeia de suprimentos, sejam da própria empresa ou de outra organização, para melhorar a troca de informações e automatizar tarefas, promovendo níveis avançados de rastreabilidade de produto e operações mais eficientes.

A cadeia de suprimentos autônoma está totalmente digitalizada de ponta a ponta
A cadeia de suprimentos autônoma estará completamente digitalizada de ponta a ponta

Cadeia de suprimentos autônoma, um novo paradigma

Atualmente, já existe um grande número de soluções digitais e robóticas que estão transformando o mundo industrial e limitando a intervenção humana em processos logísticos e produtivos. Mas ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar uma cadeia de suprimentos completamente autônoma.

Nesse novo paradigma industrial, tecnologias como a Internet das Coisas, machine learning ou computação em nuvem desempenharão um papel fundamental. Os programas digitais, como um software de gerenciamento de armazém, contribuirão para a transformação da cadeia de suprimentos, eliminando o risco de erros decorrentes do gerenciamento manual.

O futuro da cadeia de suprimentos dependerá dos avanços tecnológicos e da capacidade das empresas para integrar as tecnologias mais recentes em seus processos para impulsionar a autonomia nas operações e tomada de decisão.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: