O Supply Chain 4.0 é constituída a partir da implementação de novas tecnologias em um ou mais elos da cadeia

Supply Chain 4.0 (SCM 4.0): uma cadeia de suprimentos mais inteligente

17 jun 2021

O Supply Chain 4.0 é um conceito crescente que se refere à incorporação de novas tecnologias na cadeia de suprimentos. O objetivo? Integrar os fluxos de materiais e de dados para conseguir uma cadeia de suprimentos mais segura, ágil e flexível.

Neste artigo definimos o impacto do Supply Chain 4.0, como nasceu e qual será o papel dos operadores nesse novo ambiente tecnológico.

O que é o Supply Chain 4.0? A nova cadeia de suprimentos

O Supply Chain 4.0 é o processo que consiste em implementar tecnologias e métodos de produção e de gerenciamento de estoque tecnologicamente avançados que potencializem a produtividade e a eficiência das operações entre todas as empresas que compõem o supply chain.

O Supply Chain 4.0 integra tecnologias avançadas no processo logístico
O Supply Chain 4.0 integra tecnologias avançadas no processo logístico

Essa nova tendência utiliza tecnologias como o blockchain, a automação de processos, a transformação digital, a inteligência artificial, o big data (acompanhado da visualização e análise de dados), o machine learning ou a Internet das Coisas Industrial. Tudo isso para conseguir operações de abastecimento, produção, e distribuição mais eficientes.

Sem ir muito além, a automação se converteu na principal tendência da indústria 4.0: estima-se que em 2019 havia 2,7 milhões de robôs industriais operando em fábricas e armazéns de todo o mundo, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior conforme indica o relatório World Robotics Report 2020 da International Federation of Robotics.

O Supply Chain 4.0 nasceu para oferecer um serviço superior ao cliente final. Somente com a utilização de softwares especializados em logística é possível garantir as entregas em 24 horas, limitar as devoluções de pedidos ou evitar que se cometam erros.

A tecnologia não só traz eficiência e produtividade. A automação e digitalização de processos também garantem a redução de custos para as empresas. Por exemplo, a manufatura aditiva permite projetar e produzir artigos personalizados em escala graças à impressão 3D.

A supply chain se beneficia de tecnologias como a inteligência artificial para se antecipar a futuros cenários, localizar ineficiências e prevenir problemas.

Vantagens (e inconvenientes) do Supply Chain 4.0

Desde a capacidade de dotar de inteligência um armazém graças à AIoT até garantir a integridade das informações compartilhadas através do blockchain. Dentre os benefícios da cadeia de suprimentos 4.0, os principais são:

  • Tomada de decisão mais ágil: os melhores sistemas de comunicação permitem que as empresas interajam mais entre si e com maior fluidez. Dessa forma, é possível melhorar e agilizar a tomada de decisão.
  • Eficiência e produtividade: a implantação de equipamentos de produção, sistemas de armazenagem, processamento de pedidos e transportes autônomos (como drones, robôs móveis ou os caminhões futuristas sem motorista) facilitarão ao máximo o desempenho de uma instalação.
  • Eliminação de erros: o uso de software especializado, como os Sistemas de Gerenciamento de Armazém (WMS), suprime os erros no gerenciamento da mercadoria. Isso se traduz em um serviço muito mais rápido e satisfatório.
  • Integração de processos: uma cadeia de suprimentos digital permite que todas as empresas tenham visibilidade sobre os dados da mercadoria em qualquer etapa, o que garante a rastreabilidade completa do produto.

Em suma, o Supply Chain 4.0 potencializa a execução de metodologias de fabricação como o just-in-time ou um gerenciamento mais inteligente do espaço (mediante técnicas de slotting), o que gera uma redução nos custos de fabricação e armazenamento.

No entanto, adotar o Supply Chain 4.0 envolve um custo significativo. Introduzir a automação e a digitalização em toda a cadeia não é uma tarefa fácil. No entanto, embora no longo prazo o ROI e os benefícios nos fluxos de trabalho compensam esse tipo de despesa, muitas empresas preferem executar essas mudanças paulatinamente.

Digitalização e automação, tecnologias-chave do SCM 4.0

A cadeia de suprimentos atual exige operações coordenadas, ágeis e eficientes entre as diferentes empresas que a formam. Nesse contexto, a digitalização e automação dos processos do armazém são fundamentais para abastecer a Indústria 4.0.

Só com a digitalização é possível garantir o sucesso nas entregas dos pedidos
Só com a digitalização é possível garantir o sucesso nas entregas dos pedidos

As novas tendências de consumo aumentaram as expectativas dos clientes, que adquirem e devolvem produtos através de diversos canais e esperam receber os pedidos em menos de 24 horas. Para sermos eficientes nos desafios da logística omnichannel, é imprescindível apostar em um software que automatize as operações, como a localização de produto no armazém ou a expedição de pedidos. Apenas assim é realmente possível eliminar os erros originados do gerenciamento manual do armazém, que representam um importante excesso de custo e podem prejudicar a marca.

Por isso, o software, e particularmente um Sistema de Gerenciamento de Armazém (como o Easy WMS da Mecalux), é fundamental para que os operadores do armazém desenvolvam suas tarefas com eficiência e rapidez. Um WMS indica automaticamente passo a passo as tarefas que devem ser realizadas, o que permite conseguir uma maior agilidade fazendo com que os erros desapareçam.

O WMS também tem a capacidade de sincronizar com os demais softwares da empresa, tal como o ERP ou o sistema de produção MES. Essa digitalização das operações permite ter com um simples clique todos os KPI (Indicador-chave de desempenho) de nosso armazém (isso é possível graças ao módulo Supply Chain Business Intelligence da Mecalux), sincronizar o estoque do armazém e o da loja online (com o módulo Marketplaces & Ecommerce Platform Integration) ou automatizar a expedição com base na rota da transportadora (Software para gestão da expedição logística).

A automação é um dos eixos da cadeia de suprimentos 4.0. Na foto, um transelevador para caixas ou miniload.
A automação é um dos eixos da cadeia de suprimentos 4.0. Na foto, um transelevador para caixas ou miniload.

A digitalização é um dos eixos do Supply Chain 4.0. O segredo é a automação. Os armazéns devem automatizar total ou parcialmente seus processos para aumentar os ciclos de depósito e a extração do produto ou aumentar o número de picks por hora de cada operador.

Nesse caso, a oferta existente no mercado é extensa e se adapta às necessidades específicas de cada empresa. A operação de picking, por exemplo, pode ser automatizada parcialmente com sistemas de ajuda como o pick-to-light ou voice-picking, ou ser completamente robotizada graças a um transelevador miniload. No caso de um armazém de paletes, a extração e depósito da mercadoria podem ser automatizados em diferentes graus mediante sistemas Pallet Shuttle ou transelevadores para paletes.

A revolução do Supply Chain 4.0

A cadeia de suprimentos 4.0 é, em suma, consequência direta da consolidação da Indústria 4.0. Esse conceito, nascido no setor industrial alemão, responde à introdução de novas tecnologias que automatizam a produção, suprimindo erros ao longo de todo o processo de manufatura.

Por isso, as diferentes empresas que constituem uma cadeia de suprimentos devem implementar, paulatinamente, tecnologias como a robotização do armazém ou adotar um WMS para alcançar um supply chain ágil e flexível, adaptável às dificuldades próprias do ambiente logístico atual.

A incorporação de modernos postos de trabalho é um exemplo de armazém 4.0
A incorporação de modernos postos de trabalho é um exemplo de armazém 4.0

Se quiser potencializar o desempenho de seu armazém e introduzir-se no Supply Chain 4.0, não hesite em entrar em contato conosco. Um assessor especializado irá indicar-lhe as melhores soluções logísticas para seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: