A gamificação é uma estratégia de trabalho baseada em técnicas de jogo para atingir objetivos estratégicos

Gamificação na logística e no armazém: jogar para ser mais eficientes

17 fev 2022

A gamificação é uma tendência crescente nas empresas e o setor logístico não é uma exceção. A eficiência é um dos pilares básicos da logística 4.0. Nesse contexto, as empresas estão experimentando técnicas inovadoras para aumentar a produtividade de seus funcionários através da motivação e do aspecto lúdico das tarefas.

Um estudo realizado pela consultora MarketsAndMarkets aponta que tais técnicas serão fundamentais na indústria. O mercado da gamificação crescerá 337% nos próximos cinco anos: de 9,1 bilhões de dólares em 2020 para 30,7 bilhões previstos para 2025.

Neste artigo introduzimos o conceito de gamificação e como permite aumentar a produtividade do armazém.

O que é a gamificação?

A gamificação na empresa é o emprego de técnicas comuns aos jogos em situações de não jogo para motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa. Aplicada à logística, consiste em desenvolver, implementar e incentivar operações que potencializem o desempenho dos operadores utilizando técnicas próprias do jogo. Dito de outra forma, é um método onde os funcionários desenvolvem, de forma mais eficiente, suas tarefas graças ao uso de técnicas "divertidas" que fortalecem sua motivação e competitividade.

Além dos operadores, a gamificação também pode envolver qualquer trabalhador dentro do organograma
Além dos operadores, a gamificação também pode envolver qualquer trabalhador dentro do organograma

Essa estratégia é realizada mediante ações concretas, como concursos (o funcionário do mês), interfaces de software mais intuitivas e divertidas ou desafios periódicos, entre muitas outras.

A gamificação, também conhecida como ludificação, é uma técnica que aumenta a motivação do funcionário e, portanto, sua produtividade. Esse processo não envolve necessariamente só os colaboradores que trabalham no armazém. A ludificação pode envolver qualquer pessoa dentro da organização, desde gerentes de área até técnicos especializados.

A gamificação não precisa se limitar ao âmbito individual. Pode ser extrapolada para o âmbito das organizações, introduzindo elementos de competência positiva entre as mesmas.

Um exemplo: a implementação de um software compartilhado por toda a cadeia de suprimentos pode potencializar a reciclagem de plástico em cada uma das empresas que a formam, reduzindo o impacto ambiental durante a criação e o consumo desse produto. Uma aplicação gamificada como forma de competição entre empresas incentivaria os operadores de cada uma delas a estarem mais dispostos a reciclar e trabalhar em equipe para superar as outras.

Os 4 benefícios da gamificação em logística

A gamificação está instalando-se progressivamente na logística atual, ajudando a unir os grupos de trabalhadores e incentivando-os a dar seu melhor em cada operação realizada. Portanto, esses são os quatro principais benefícios proporcionados pela gamificação:

  • Aumento do compromisso logístico: a implantação de jogos, concursos e treinamentos mais divertidos incentiva os colaboradores a se envolverem nas tarefas de armazenamento diárias. O operador sente, mais facilmente, que é parte indispensável do projeto e aumenta seu nível de compromisso logístico.
  • Produtividade e eficiência: a motivação de cada um dos trabalhadores, assim como a união e competitividade entre os mesmos, com a premissa de que seja saudável, garante o máximo desempenho na instalação. No entanto, a direção logística deve estar atenta e premiar os melhores, servindo de exemplo para o grupo. Isso incentivará o trabalhador a dar o seu melhor.
  • Visibilidade e transparência: a ludificação utiliza a tecnologia para implementar processos mais agradáveis. Essa tecnologia permite que os responsáveis tenham acesso aos dados de desempenho de cada operação e dos operadores, podendo localizar ineficiências no armazém. Da mesma forma, cada vez mais gerentes permitem que os funcionários acessem seus dados de desempenho para incentivar a competitividade.
  • Promoção e retenção do talento interno: a gamificação pode ser apenas mais uma desculpa para aplicar o big data no armazém. As ferramentas de visualização de dados como o Supply Chain Business Intelligence do Easy WMS permitem especificar os indicadores de desempenho mais importantes para cada negócio, segmentando inclusive por operador. Isso ajuda a identificar os trabalhadores mais eficientes.

Em suma, a tecnologia permite que os responsáveis pelo armazém treinem aplicando ações gamificadas para impulsionar o desempenho de seus funcionários e identificar aqueles com melhores índices de desempenho.

A gamificação é uma técnica para melhorar a eficiência dos operadores no picking manual
A gamificação é uma técnica para melhorar a eficiência dos operadores no picking manual

Onde implementá-la? Exemplos de gamificação no armazém

Cada empresa aplica essa técnica motivacional de acordo com suas operações, sua instalação e, evidentemente, seu setor. No entanto, há algumas ações que se tornaram populares devido ao grande impacto na logística das empresas, como os incentivos ao desempenho individual de cada operador.

Algumas áreas onde a gamificação pode aumentar a motivação e o desempenho dos operadores são:

  • Picking manual: apesar de ser cada vez mais frequente as empresas que apostam em sistemas de picking automáticos, o picking manual continua sendo o método mais comum em um armazém. Para evitar que os operadores reduzam sua eficiência devido à repetição contínua de tarefas (devido ao tédio, falta de motivação, etc.), os responsáveis logísticos introduzem incentivos de acordo com o desempenho com a finalidade de manterem sua produtividade.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém: os WMS se tornaram uma ferramenta básica nos diferentes postos de trabalho de um armazém. Por isso, todos os operadores devem saber como funciona o software para melhorar suas operações. Portanto, um treinamento gamificado, junto a uma interface intuitiva que permite jogar, ajuda a agilizar o processo de aprendizagem dos operadores.

Com a finalidade de conseguir a máxima produtividade dos operadores, a motivação é tão valiosa quanto ter sistemas de armazenagem adequados para cada operação. Nesse terreno, uma estante para picking dinâmico ou uma estante com mezaninos são soluções perfeitas para gamificar o processamento de pedidos. Dessa forma, os operadores podem processar pedidos com agilidade e segurança com um desempenho superior.

Além dos sistemas logísticos convencionais, no mercado também existem softwares para maximizar o desempenho do operador. Os programas do Labor Management permitem que o responsável logístico tenha uma visão completa e em tempo real do desempenho dos operadores no armazém. Esses dados podem ajudar a localizar ineficiências e estabelecer operações gamificadas que garantam a eficiência dos trabalhadores.

A gamificação pode expressar-se de diversas formas no armazém. De fato, pode ser aplicada em qualquer ambiente de trabalho para desenvolver a produtividade de um operador e seu nível de compromisso com a organização.

Graças a aplicativos como o Supply Chain Business Intelligence ou Labor Management System (LMS), o responsável logístico tem visibilidade em tempo real do desempenho do armazém
Graças a aplicativos como o Supply Chain Business Intelligence ou Labor Management System (LMS), o responsável logístico tem visibilidade em tempo real do desempenho do armazém

Gamificação: o caminho para o compromisso logístico

Os responsáveis logísticos introduzem a ludificação em seus processos de armazenagem para potencializar o nível de compromisso de seus operadores. Graças a essas aplicações tecnológicas, classificações por desempenho e incentivos, a empresa estimula seus trabalhadores para que consigam a máxima produtividade.

Com um WMS como o Easy WMS da Mecalux, o chefe de logística terá total visibilidade dos índices de desempenho de cada operador, posto de trabalho ou operação. Isso lhe permitirá localizar ineficiências na instalação e revertê-las. Se estiver interessado em maximizar a produtividade de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá aconselhá-lo sobre a melhor solução para seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: