O gerenciamento logístico consiste em organizar os fluxos e produtos do armazém

O gerenciamento logístico como vantagem competitiva

14 fev 2023

O gerenciamento logístico é o processo que consiste em organizar os produtos e os fluxos de movimentos de mercadoria no armazém visando reduzir prazo e custos na preparação e expedição dos pedidos. Um excelente gerenciamento logístico e comercial pode representar uma vantagem competitiva para as empresas. A distribuição adequada dos fluxos logísticos é o primeiro passo para que um negócio se diferencie dos concorrentes e cumpra as expectativas dos clientes.

A logística se tornou uma atividade primordial para as empresas que se preocupam em fazer um correto gerenciamento das matérias-primas e produtos, assim como fornecer a quantidade necessária de mercadoria nas condições adequadas.

O que é o gerenciamento logístico de uma empresa

O gerenciamento logístico é um conceito que engloba os processos de planejamento do armazenamento e transporte da mercadoria para garantir sua distribuição final. Esse processo abrange os fluxos de trabalho desde que a empresa recebe as matérias-primas para produzir a mercadoria ou, os artigos enviados pelos fornecedores, até a distribuição dos pedidos.

A logística envolve os diferentes departamentos de uma empresa. Sua posição no organograma varia em função do tipo de negócio e da importância da cadeia de suprimentos na estratégia empresarial. A logística pode ser terceirizada, integrada no departamento comercial ou pertencer a um departamento independente que trabalhe em consonância com a fabricação.

Em função das necessidades de cada empresa, o gerenciamento logístico inclui uma grande variedade de processos como a projeção do layout do armazém, a inspeção das tarefas de armazenamento, a otimização da preparação de pedidos, a escolha dos equipamentos de movimentação adequados para manusear a mercadoria ou o controle do estoque, entre outros.

Os perfis profissionais que executam tarefas relacionadas ao gerenciamento logístico são muito diversificados e podem incluir profissionais como técnicos em cadeia de suprimentos, que garantem os recursos necessários para coordenar os movimentos de mercadoria, técnicos de gestão de estoque, que controlam o status dos produtos no armazém, diretores de operações, que zelam pela adequada organização logística, e chefes de armazém, que organizam o dia a dia na instalação logística. Em empresas com uma cadeia de suprimentos complexa, um perfil profissional como o do Supply Chain Manager é fundamental para coordenar as operações e garantir uma estratégia logística eficaz.

O chefe de armazém é o profissional que supervisiona o dia a dia do gerenciamento logístico
O chefe de armazém é o profissional que supervisiona o dia a dia do gerenciamento logístico

Objetivos do gerenciamento logístico

Um gerenciamento logístico adequado precisa de uma cadeia de suprimentos eficiente para conseguir os seguintes objetivos:

  • Reduzir custos. Fazer um uso adequado dos recursos logísticos ajuda a reduzir os custos da empresa e, consequentemente, permite controlar melhor as margens de lucro. Esse objetivo pode se tornar realidade através da otimização dos processos. Por exemplo, o armazém pode ser equipado com dispositivos de ajuda pick-to-light para que os operadores preparem os pedidos com maior rapidez.
  • Reduzir o prazo de entrega dos pedidos. Oferecer um serviço rápido, com entregas realizadas no menor prazo possível, é essencial para que os clientes estejam satisfeitos. Para tal, as empresas implementam formas de agilizar a distribuição da mercadoria, utilizando, por exemplo, o cross-docking, que consiste em distribuir os artigos sem necessidade de armazená-los previamente.
  • Aumentar a competitividade da empresa. O gerenciamento logístico vai além de organizar os movimentos da mercadoria. Priorizar aspectos como a agilidade na expedição dos pedidos e o controle da rastreabilidade dos produtos permitem que as empresas gerem valor agregado e se diferenciem de seus concorrentes.
  • Otimizar o gerenciamento do estoque. O estoque é um dos principais ativos de qualquer empresa. Com um nível adequado de estoque, as empresas podem garantir um serviço eficiente, evitando erros logísticos, como o excesso de estoque ou as quebras de estoque, decorrentes de um planejamento inadequado.
  • Conseguir a máxima eficiência. O gerenciamento logístico busca alcançar a máxima produtividade em todas as operações evitando etapas desnecessárias. As empresas podem prestar um melhor serviço aos clientes implantando soluções que otimizem os processos do armazém (por exemplo, com a ajuda da automação logística).
  • Cuidar do meio ambiente. A logística verde é a ordem do dia. Cada vez mais empresas incluem em seu gerenciamento logístico, processos que ajudam a reduzir o impacto ambiental de suas operações. Por exemplo, podem estabelecer um processo de classificação dos resíduos de acordo com os materiais a reciclar ou reduzir o uso de papel com sistemas informáticos como um software de gerenciamento de armazém.

Em suma, a missão do gerenciamento logístico é fazer um controle rigoroso da mercadoria para prestar o melhor serviço, satisfazer a demanda dos clientes e obter uma vantagem competitiva.

Âmbitos do gerenciamento logístico

Da mesma forma que existem diferentes tipos de logística, também existem diferentes âmbitos do gerenciamento logístico que focam em fases específicas da cadeia de suprimentos:

  • Gerenciamento logístico de suprimentos. Consiste em organizar os processos necessários para conseguir uma distribuição da mercadoria nas condições estabelecidas. Por exemplo, O gerenciamento logístico de suprimentos em uma empresa de alimentação garante que os produtos sejam armazenados e transportados à temperatura e condições adequadas para manter suas qualidades.
  • Gerenciamento logístico da distribuição de mercadorias. Nessa fase da cadeia de suprimentos se procura otimizar a distribuição da mercadoria. As expedições abrangem desde a classificação dos produtos que vão ser carregados no caminhão de distribuição, até o traçado da rota de transporte, passando pela descarga no local de destino.
  • Gerenciamento logístico de produção. A fabricação de produtos exige programar a entrega das matérias-primas a tempo. Para consegui-lo, é fundamental que todos os processos sejam supervisionados e que a coordenação entre o armazém e as linhas de produção seja adequada.
  • Gerenciamento da logística reversa e das devoluções. Esse tipo de gerenciamento logístico se refere à organização das devoluções ao vendedor ou fabricante. A logística reversa tem o objetivo de recuperar o valor de um produto ou realizar sua correta eliminação.
  • Gerenciamento da logística internacional. Nas empresas com mercados em vários países, O gerenciamento logístico engloba as operações destinadas a transportar mercadoria de um país para outro. Esse processo exige uma correta organização para garantir que o movimento internacional da mercadoria seja realizado com total segurança e sem erros.

Um gerenciamento logístico bem-sucedido se baseia em um controle avançado de todos os processos que compõem a cadeia de suprimentos, o que se traduz em uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, na melhoria da reputação da empresa.

Indicadores de gerenciamento logístico

Um gerenciamento logístico eficaz exige uma análise exaustiva de todos os processos que ocorrem na cadeia de suprimentos. Com os indicadores de gerenciamento logístico as empresas podem monitorar todas as operações.

Os indicadores, também conhecidos como KPI, medem o desempenho logístico através da análise de processos como o recebimento, o armazenamento, o estoque ou a expedição da mercadoria. Com essas informações, as empresas podem detectar ineficiências operacionais, calcular o grau de competitividade empresarial, explorar formas de reduzir o tempo das operações, melhorar o uso dos recursos e reduzir os custos de gerenciamento.

Para medir os indicadores de gerenciamento logístico, as empresas recorrem à tecnologia. A Mecalux, por exemplo, oferece o módulo Supply Chain Business Intelligence, uma extensão do software de gerenciamento de armazém Easy WMS projetada para visualizar e analisar as operações com o objetivo de tomar decisões estratégicas. Trata-se de uma tecnologia que aplica técnicas de big data para classificar as informações extraídas das operações do armazém e convertê-las em métricas acionáveis para melhorar o desempenho.

Os indicadores de gerenciamento logístico ajudam a tomar decisões de melhoria contínua
Os indicadores de gerenciamento logístico ajudam a tomar decisões de melhoria contínua

O gerenciamento logístico, um valor agregado para a empresa

Uma empresa se diferencia de seus concorrentes através da percepção que os clientes têm de seus produtos e serviços. O gerenciamento logístico representa uma vantagem competitiva para as empresas porque permite reduzir custos (fator que tem um impacto direto no preço de venda) e diminuir o tempo dedicado a completar os pedidos.

Para cumprir os prazos de entrega dos pedidos e promover a satisfação do cliente, as empresas devem controlar todas as operações da cadeia de suprimentos. Para tal, é necessário utilizar uma tecnologia que ofereça uma visibilidade completa do status do armazém. A Mecalux desenvolve software capaz de otimizar processos e de fornecer informações em tempo real sobre o desempenho do armazém. Entre em contato conosco, teremos prazer em informá-lo sobre as vantagens oferecidas pelo nosso software e como poderá ajudá-lo a otimizar sua gestão logística.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: