
Gerenciamento logístico: o que é e quais tipos existem
O gerenciamento da logístico é fundamental para otimizar todos os processos da cadeia de suprimentos, especialmente em empresas dedicadas à fabricação ou distribuição de bens. Saber em que consiste, seus âmbitos de aplicação e os tipos existentes permite que as empresas possam melhorar o tratamento de suas mercadorias.
O que é o gerenciamento logístico?
O gerenciamento da logística inclui planejamento, controle de fluxo e armazenamento de bens de seu ponto de origem ao seu destino final. Integra todas as atividades destinadas a satisfazer as necessidades do cliente, desde a aquisição de matérias-primas até seu processamento e transformação, incluindo a embalagem e transporte. Trata-se de um pilar da cadeia de suprimentos que envolve a coordenação de todas essas áreas para garantir o melhor serviço possível. O gerenciamento logístico também abrange a otimização dos fluxos de informação, o gerenciamento adequado do transporte e a implementação de tecnologias avançadas.
Vantagens do gerenciamento logístico de qualidade
Optar pelo gerenciamento logística de qualidade aumenta a produtividade das empresas ao melhorar a capacidade de expedição dos pedidos, assim como o controle e a rastreabilidade dos produtos:
- Aumenta a satisfação do cliente. Um bom gerenciamento logístico permite oferecer um serviço rápido e uma experiência positiva para os usuários, melhorando a reputação da marca.
- Controle dos custos operacionais. A transparência e a visibilidade dos custos operacionais ajudam no bom funcionamento dos processos logísticos. Um correto gerenciamento dos ativos otimiza seu uso, proporciona uma maior eficiência empresarial e reduz gastos.
- Impulsionamento dos benefícios. Uma visão bem definida das operações reduz a necessidade de acumular excesso de estoque e aumentar a taxa de atendimento de pedidos, potencializando a rentabilidade.
- Eficiência nos envios. Otimizar a distribuição e limitar o desperdício dos recursos permite satisfazer os padrões de qualidade, reduzir o número de erros e garantir a produtividade nas entregas.
- Gerenciamento de rotas inteligentes. Selecionar as melhores rotas de entrega de mercadorias permite evitar engarrafamentos, facilita o acompanhamento de motoristas e veículos, restringe os quilômetros percorridos sem carga e garante que os clientes recebam os artigos encomendados no prazo estabelecido.

Tipos de gerenciamento logístico e suas aplicações
Os diferentes tipos de gerenciamento logístico têm suas próprias particularidades. Em seu conjunto, sua coordenação visa atingir os objetivos das empresas, melhorar os prazos de entrega e aumentar a satisfação dos clientes.
Gerenciamento logístico de armazém
Consiste em gerenciar e organizar os produtos nos armazéns e centros de distribuição. Sua finalidade é guardar, proteger e conservar as mercadorias nas melhores condições possíveis durante o período de tempo em que devem permanecer na instalação. Inclui também o gerenciamento transporte interno, localização, manuseio e acondicionamento do estoque a partir de seu recebimento até sua expedição.
Gestão logística de produção
Coordena o abastecimento de matérias-primas para garantir que os processos de fabricação e as linhas de produção funcionam com eficiência. A logística de produção desempenha um papel substancial na rentabilidade da indústria manufatureira ao garantir que os materiais e produtos fluem adequadamente ao longo de todo o processo produtivo.
Gerenciamento logístico de distribuição
A logística de distribuição é o conjunto de atividades necessárias que permite que os artigos cheguem da linha de produção aos clientes. Seu funcionamento eficiente envolve o planejamento da cadeia de suprimentos, o controle do estoque, a otimização do armazenamento e a seleção das rotas de transporte mais convenientes, algo particularmente relevante ao ter que lidar com o gerenciamento logístico internacional.
Gerenciamento da logística de última milha
A última milha refere-se ao trecho final do processo de entrega das mercadorias no destino indicado pelo cliente. Representa uma etapa crucial na logística do e-commerce, pois repercute significativamente nos custos e determina a satisfação do usuário.
Gerenciamento da logística reversa
É um conjunto de práticas destinadas a gerenciar as devoluções e retornos dos produtos dos pontos de venda ao fabricante ou empresa distribuidora para fazer sua troca, conserto, reciclagem ou eliminação.

Fatores-chave para um bom gerenciamento logístico
Existem várias maneiras de coordenar e otimizar todos os processos envolvidos na cadeia de suprimentos para cumprir os objetivos da logística da melhor forma possível. A seguir, oferecemos algumas dicas:
- Controlar o que acontece no local. Ter acesso em tempo real a todas as fases do processo ajuda a acelerar a logística e proporciona um maior controle.
- Automatizar as operações. Os armazéns automáticos economizam tempo e dinheiro ao eliminar o manuseio manual de materiais e encarregar-se das tarefas mais repetitivas. Dessa forma, se fornece velocidade, precisão, qualidade e eficiência às operações logísticas.
- Aproximar os estoques dos clientes. Os consumidores exigem envios cada vez mais rápidos, por isso a proximidade dos armazéns dos lugares onde os consumidores estão localizados passa a ser um fator importante.
- Oferecer opções na última milha. Os usuários também desejam saber a localização de seu pedido, quem e onde será entregue. Por isso, as marcas devem oferecer aos clientes opções para escolher e inclusive alterar datas, faixas horárias e local de entrega.
Tendências tecnológicas em gerenciamento logístico
A tecnologia intralogística interfere na satisfação dos clientes através da automação dos movimentos de mercadorias e do controle do estoque em tempo real graças aos sistemas de gerenciamento de armazém (WMS).
O Easy WMS da Mecalux otimiza todos os processos e recursos, maximizando desempenho e rentabilidade. Esse sistema desenvolvido para dirigir armazéns de médio e grande porte também conta com módulos para satisfazer necessidades empresariais específicas. Um exemplo é o Store Fulfillment, que sincroniza o estoque e os fluxos de trabalho entre os armazéns e as redes de lojas físicas para garantir o bom gerenciamento do estoque. Caso deseje potencializar sua cadeia de suprimentos, não hesite em entrar em contato conosco, podemos ajudá-lo a otimizar sua logística.