Honeycombing in the warehouse consists of the loss of effective space in the storage systems

O honeycombing warehouse em armazéns: o que é e como reduzi-lo

03 mai 2022

O honeycombing warehouse no contexto dos armazéns, consiste na perda de capacidade real de armazenamento decorrente de um excesso de localizações vazias que, na prática, não podem ser utilizadas por estarem reservadas para certas referências. Essa circunstância é comum quando há um critério de localizações muito rígido, tal como pode ocorrer em alguns sistemas de armazenamento compactos. Se forem extraídas unidades de carga e não houver suficiente estoque da mesma referência para preencher as localizações vazias, não é possível hospedar uma referência diferente para ocupar os espaços livres.

Existem soluções logísticas que atenuam as consequências do efeito honeycombing nos armazéns afetados. Neste artigo analisamos quais são e como implementá-las em uma instalação.

O que é o honeycombing warehouse

O honeycombing warehouse, também conhecido como efeito honeycombing (efeito colmeia), refere-se ao espaço vazio, mas que não pode ser utilizado, existente nos armazéns e que tem relação direta com a perda de capacidade real de armazenamento. Pode surgir em instalações com estratégias de localização fixa (em contraposição ao armazenamento caótico) ou naquelas onde são utilizados sistemas de armazenamento compactos, como as estantes compactas drive-in, quando são utilizadas em instalações que não se adaptam aos seus requisitos. Se a localização vazia, mas não disponível, estiver em altura, constituirá o honeycombing warehouse vertical e, se estiver em profundidade, honeycombing warehouse horizontal.

Vejamos um exemplo com as estantes drive-in, onde se repete uma mesma referência em toda a altura e profundidade do corredor de armazenamento. O efeito honeycombing ocorre quando são liberadas localizações desse corredor (mas não todas) e a nova carga a armazenar não corresponde a essa referência. O resultado é uma perda temporária de espaço de armazenamento. Diante dessa situação, há armazéns que optam por misturar referências em um mesmo corredor, embora isso complique as operações, uma vez que para acessar alguns paletes é necessário retirar outros com antecedência.

Em armazéns com uma estratégia rígida de localizações, muitas vezes é inevitável perder uma certa capacidade de armazenamento, assim como o número de unidades armazenadas será inferior à capacidade global da instalação. No entanto, embora se perca capacidade, o espaço aproveitável ainda pode ser superior ao obtido com sistemas de armazenagem com acesso direto e sem honeycombing warehouse. Ou seja, sob certas condições, uma configuração com efeito honeycombing pode ser preferível a outra sem esse efeito.

O efeito honeycombing ocorre quando, apesar de ter localizações livres, não é possível armazenar mercadoria de rotatividade C
O efeito honeycombing ocorre quando, apesar de ter localizações livres, não é possível armazenar mercadoria de rotatividade C

Causas do honeycombing warehouse

O honeycombing warehouse nos armazéns pode ter inúmeras causas, entre as quais:

  • Estratégia de localização de produto: se houver um critério ou regra de localização fixa (as referências sempre estarão localizadas em um mesmo lugar), podendo haver o efeito colmeia, pois dificilmente a mercadoria a repor irá coincidir exatamente com as localizações disponíveis para cada referência.
  • Gerenciamento inadequado do armazém: a falta de organização no gerenciamento de estoque é uma das principais razões do honeycombing warehouse. Isso pode gerar perdas de estoque que impedem o controle das localizações de armazenamento, criando espaços vazios que não são aproveitados por desconhecimento. Esse efeito também pode surgir quando a mercadoria for mal colocada.
  • Erro na paletização: um erro no processo de paletização pode envolver erros ao armazenar a mercadoria. De fato, quando a carga ultrapassa os limites do palete ou está empilhada irregularmente é possível que se crie um espaço vazio de armazenamento que não pode ser utilizado.
  • Profundidade do canal: os sistemas de armazenagem com maior profundidade oferecem um maior risco de surgimento do honeycombing warehouse horizontal, sobretudo quando se aplica o método de extração de produto LIFO, o primeiro produto a ser armazenado é o primeiro a sair.
O sistema de armazenagem Pallet Shuttle organiza o canal de armazenamento, minimizando o impacto do honeycombing warehouse nas estantes compactas
O sistema de armazenagem Pallet Shuttle organiza o canal de armazenamento, minimizando o impacto do honeycombing warehouse nas estantes compactas

Como medir o honeycombing warehouse

A perda de capacidade real ocorrida em armazéns devido ao honeycombing warehouse pode ser calculada com a seguinte fórmula:

Capacidade real (%) = (espaço cúbico utilizado / capacidade total de armazenamento) x 100 = (n.º localizações ocupadas) / (n.º localizações totais) x 100

Essa fórmula indica a porcentagem de espaço de armazenamento ocupado em um momento específico em comparação com a capacidade máxima do armazém. Para ter uma ideia mais precisa sobre a eficiência do armazém, essa porcentagem deve ser calculada de forma periódica e depois determinar a média em um período mais prolongado. Em armazéns de alta densidade, tende a ser considerado um alto nível de ocupação das localizações de armazenamento quando o resultado se aproxima de 85%.

Por exemplo, se o armazém tiver 1.679 m³ ocupados e sua capacidade máxima for de 2.000 m³, a ocupação do armazém será de 84%, ou seja, a diferença resultante representaria uma perda de espaço de armazenamento por honeycombing warehouse de 16%.

Como atenuar o efeito colmeia

O honeycombing warehouse pode envolver um excesso de custo para o armazém. Embora nem sempre possa ser eliminado, existem soluções logísticas que reduzem seu impacto de modo significativo.

Uma forma de reduzir as localizações vazias é a implementação de um software de gerenciamento de armazém (WMS). Esse programa de gerenciamento permite estabelecer uma estratégia de localização de produto caótica, ou seja, não se determina uma localização fixa para cada referência e essas podem, em princípio, ser armazenadas em qualquer localização disponível. Desta forma, é possível aproveitar todos os espaços das estantes convencionais para paletes ou picking. O software garante o controle total do estoque, enquanto automatiza o depósito considerando variáveis como a rotatividade do produto.

Quando for necessário compactar mercadoria muito heterogênea, as estantes móveis para paletes são uma boa opção para evitar o honeycombing warehouse. Todos os estoques são perfeitamente acessíveis graças à possibilidade de abrir e fechar os corredores de trabalho. A configuração desse sistema de armazenagem permite não desaproveitar nenhum espaço quando é aplicado o critério de localização caótica.

Por outro lado, ao armazenar mercadoria homogênea, as estantes drive-in representam a solução mais tradicional de compactação. No entanto, esse sistema obriga a repetir uma mesma referência em todo o corredor (tanto em profundidade quanto em níveis), aumentando o risco de honeycombing warehouse. Uma forma de minimizá-lo é com um sistema de armazenagem Pallet Shuttle: um carro com motor elétrico que é localizado em estantes compactas para organizar os paletes no interior dos canais. As empilhadeiras não penetram nas estantes e as referências podem ser diferentes em cada nível de armazenamento, o que aumenta a capacidade real do sistema. Outra solução compacta que também permite armazenar uma referência por nível são as estantes push-back e as dinâmicas para paletes, graças ao uso de roletes e à força da gravidade.

As soluções anteriores reduzem o honeycombing warehouse vertical. No entanto, ainda é possível gerar um honeycombing warehouse horizontal (canais meio vazios). Para tal, a próxima medida a adotar seria ajustar bem a profundidade dos canais para reduzir o risco de perda de capacidade real.

A solução semiautomática Pallet Shuttle da Mecalux reduz o impacto do honeycombing warehouse nas instalações do produtor de leite francês SLVA
A solução semiautomática Pallet Shuttle da Mecalux reduz o impacto do honeycombing warehouse nas instalações do produtor de leite francês SLVA

Exemplo de honeycombing warehouse: o caso da SLVA

O produtor de leite francês SLVA instalou um armazém de 4.000 m² , com apenas 2.829 m² dedicados ao armazenamento, para depositar mais de 7.000 paletes. Com o objetivo de otimizar a extração e depósito de sua mercadoria, a Mecalux equipou a instalação com a solução Pallet Shuttle, que permite armazenar diferentes referências por módulo (uma por canal).

A empresa possui três blocos de estantes compactas de diferentes profundidades em função da rotatividade do produto. Para minimizar o honeycombing warehouse, esses sistemas de armazenagem são equipados com um carro motorizado que organiza o canal e evita o surgimento de localizações não funcionais. A divisão por blocos ajuda a atenuar o honeycombing warehouse ao armazenar produtos de diferentes rotatividades em estantes com várias profundidades.

Por exemplo, em um dos blocos de estantes, com capacidade para 3.792 paletes, o carro motorizado pode gerenciar até 24 unidades de carga em profundidade, o que ajuda a minimizar o honeycombing warehouse. A classificação por rotatividade situa os produtos de menor consumo em outro bloco de estantes com apenas três paletes em profundidade por nível.

Efeito honeycombing: escolher a solução de armazenagem adequada para cada armazém

Em um armazém manual, sobretudo se possui estantes compactas, o movimento da mercadoria cria espaços vazios, temporariamente não funcionais, que impedem aproveitar a capacidade real do armazém.

Visando frear o impacto do honeycombing warehouse no armazém, é necessário consultar um fornecedor de soluções de intralogística confiável que projete uma solução baseando-se nas características da empresa. A Mecalux lhe oferece 50 anos de experiência em soluções logísticas que maximizam o desempenho do armazém. Entre em contato conosco, teremos prazer em assessorá-lo sobre como agilizar as operações e otimizar o espaço real de armazenamento.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: