Urban logistics encompasses all movements relating to the supply of goods in cities

É hora da logística urbana

04 ago 2021

A logística urbana chegou para ficar. O progressivo êxodo rural que a sociedade sofreu no último século consolidou o peso das cidades como principais núcleos de população. Um estudo do Banco Mundial indica que atualmente 55% da população mundial 4,2 bilhõesmora na cidade. E a tendência está em crescimento: para 2050 espera-se que sejam 7 de cada 10 pessoas.

Em um contexto onde 80% do produto interno bruto é gerado nas cidades, a logística urbana ganhou protagonismo: as empresas foram se aproximando gradualmente das principais cidades para poder fazer entregas mais rápidas.

Neste artigo analisamos o crescimento da logística urbana, suas principais dificuldades e o que é necessário considerar para ser eficaz diante desse contexto.

A estratégia omnichannel impulsionou a logística urbana, consolidando-a como um fator-chave para a rentabilidade da empresa
A estratégia omnichannel impulsionou a logística urbana, consolidando-a como um fator-chave para a rentabilidade da empresa

O que é a logística urbana?

A logística urbana engloba todos os movimentos relacionados ao fornecimento e à distribuição de bens nas cidades para garantir as atividades comerciais e o desenvolvimento econômico do núcleo urbano. Dito de outra forma, abrange o conjunto de ações e processos que levam ao abastecimento e venda de produtos B2B e B2C dentro das cidades.

Com o surgimento do comércio eletrônico, os estabelecimentos comerciais deixaram de monopolizar a distribuição urbana que abastece negócios e indivíduos. Agora, os clientes também compram seus produtos pela internet. A estratégia omnichannel reformulou a logística e-commerce: atualmente o consumidor pode receber seu pedido em sua casa em menos de 24 horas, em um armário inteligente, recolhê-lo em uma loja, etc.

A partir dessa realidade nasce o conceito da última milha logística, ou seja, o gerenciamento do trecho final do envio para o cliente, que costuma ser a entrega em áreas urbanas. Essa etapa é considerada a mais cara e ineficaz de toda a cadeia de suprimentos devido aos custos associados ao transporte personalizado.

Diante desse contexto, os operadores logísticos devem buscar a eficiência e a sustentabilidade para satisfazer os consumidores, que estão cada vez mais acostumados a receber seus pedidos com maior rapidez, sem falhas e com um custo de devolução zero. Um estudo realizado pela consultora Deloitte destaca que mais de 70% dos usuários entrevistados repetem compra se os procedimentos de entrega tiverem sido satisfatórios.

Dificuldades para a logística urbana

O planejamento da logística urbana deve dar prioridade a conceitos como a habitabilidade e a sustentabilidade nas cidades. O que significa isso? Que as cidades devem facilitar o aprovisionamento de mercadoria preservando, simultaneamente, o bem-estar de seus habitantes.

A papelaria SurDiscount digitalizou seus processos para reduzir erros nos processos de envio
A papelaria SurDiscount digitalizou seus processos para reduzir erros nos processos de envio

Por isso, os operadores logísticos e as empresas que fazem entregas diretamente nas cidades estão diante de uma série de dificuldades que devem ser resolvidas para conseguir uma última milha bem-sucedida:

  • Restrição da mobilidade: o aumento do tráfego nas cidades e as graduais restrições para grandes caminhões fizeram com que cada vez seja mais difícil ter acesso aos centros urbanos. Isso afeta especialmente os supermercados e grandes comércios, que são obrigados a estabelecer hubs logísticos ou centros de micro-fulfillment dentro das cidades para poder preservar o abastecimento de produtos em seus estabelecimentos.
  • Novas exigências dos clientes: o comércio omnichannel aumentou o poder do cliente final, que atualmente exige uma entrega super-rápida e no lugar escolhido por ele, seja em um armário inteligente, em seu local de trabalho ou em sua residência. Quase a totalidade das empresas, sobretudo no mundo e-commerce B2C, também oferecem a opção de devolução gratuita caso ocorra algum erro no pedido ou o cliente se sinta insatisfeito. Isso faz com que os armazéns tenham que reduzir ao máximo o custo unitário da preparação de pedidos para poder assumir o gerenciamento das devoluções.
  • Infinidade de unidades de carga: a consolidação do e-commerce quebrou o monopólio do palete como unidade de carga preferencial em um armazém. Atualmente, os centros logísticos são obrigados a gerenciar uma infinidade de unidades de carga, por isso é necessário disponibilizar diferentes áreas de trabalho e instalar sistemas de armazenamento para caixas, bandejas, paletes, etc.
  • Sustentabilidade ambiental: a logística urbana deve garantir rapidez nos envios, mas também sustentabilidade. Em um contexto onde cada vez mais gente se preocupa com o meio ambiente, a logística urbana não deve só ser eficiente, mas também logística verde. Como? Incluindo pouco a pouco, por exemplo, meios de transporte elétricos, híbridos ou de gás natural liquefeito (GNL).

Para resolver tais dificuldades, as empresas optaram por situar seus armazéns perto dos núcleos urbanos: se estabelecem perto das grandes cidades, nos principais pontos de ligação rodoviária, barateando seus envios e permitindo gerenciar as complexidades da logística urbana, tal como a logística reversa. No entanto, o êxodo para as cidades envolve um aumento significativo no preço do solo para imóveis logísticos.

Como obter uma logística urbana eficaz e sustentável?

A última milha representa mais de 50% de todos os custos de envio. Esse dado é ainda maior em negócios B2C, quando o cliente pede muitos pedidos de poucas unidades, o que dificulta o transporte de mercadoria.

De fato, é preciso considerar que a última milha logística além de englobar o preço do transporte, combustível, veículo e transportadora, também inclui o custo de armazenagem, o trabalho dos operadores que prepararam e consolidaram o pedido e a implementação de um software para garantir o envio sem erros (como o Software para gestão da expedição logística da Mecalux).

Isso significa que a estratégia de logística urbana deve contemplar as ações que ocorrem dentro e fora do armazém para conseguir uma última milha logística sustentável e eficaz. As principais tendências são:

  • Colocar a logística perto dos principais entroncamentos rodoviários: as empresas optam por situar seus centros logísticos e de distribuição perto das grandes cidades para oferecer entregas rápidas e eficazes. Algumas empresas dispõem de centros de gerenciamento de logística reversa para garantir a devolução no menor prazo possível.
  • Criação de centros de consolidação de cargas (UCC): este tipo de centro logístico otimiza a distribuição de produtos nas grandes cidades. Nos centros de consolidação de cargas converge mercadoria de um ou vários fornecedores para distribuir os envios de acordo com a rota da transportadora, o cliente final, etc.
  • Coordenação com os principais operadores logísticos: a última milha não só depende do que ocorre no armazém, mas também do operador logístico especializado em entregas urbanas. Um programa como o Software para gestão da expedição logística da Mecalux garante a sincronização entre o Sistema de Gerenciamento de Armazém do cliente e o programa informático do operador.
  • Digitalização da logística do armazém: em um contexto onde os armazéns urbanos são cada vez menores e se exige uma maior rapidez nas entregas, as empresas devem reduzir o inventário disponível em busca de uma maior eficiência em operações como o dropshipping ou o cross-docking. A implementação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém como o Easy WMS facilita essas operações, além de permitir adaptar a empresa à estratégia omnichannel.
O Software para gestão da expedição logística é um aplicativo que permite coordenar os envios com as principais agências transportadoras
O Software para gestão da expedição logística é um aplicativo que permite coordenar os envios com as principais agências transportadoras

Exemplos de gerenciamento de logística urbana no armazém

O elevado custo que a última milha logística exige obriga as empresas a reduzirem erros em toda a operação logística, particularmente na entrega ao cliente. Esse é o caso, por exemplo, da Rent a Book, uma empresa de e-commerce belga que confiou na Mecalux para digitalizar o processo de entrega ao cliente final: “Desde que temos o WMS da Mecalux, recebemos menos devoluções em relação a outros anos”, indica Grégory Bastieans, gerente de projetos da empresa.

A Rent a Book oferece um serviço de entrega a domicílio personalizado aos clientes, permitindo que o consumidor escolha como deve ser entregue o pedido (em um ponto de coleta ou em seu domicílio, em uma hora exata, etc.). A Rent a Book também envia um e-mail ao cliente quando o produto já está no ponto de coleta. Se não for recolhido em 48 horas, a empresa volta a enviar-lhe um lembrete por e-mail.

Com o objetivo de otimizar sua logística urbana, a e-commerce francesa Espace des Marques também implementou o Software para gestão da expedição logística da Mecalux. Esse módulo sincroniza o WMS com o software das diferentes agências de transporte, o que permitiu que a Espace des Marques agilize a expedição de pedidos, dê prioridade aos envios mais urgentes e evite erros. “As transportadoras da Colissimo coletam os pedidos duas vezes por dia: às 07h30 às 15h30. Os pedidos comprados à tarde e à noite são os primeiros que saem na distribuição da manhã. Também damos prioridade aos pedidos que chegam da Amazon e dos clientes Premium de nosso site com entregas de Chronopost em 24 horas”, indica Vincent Beaufreton, responsável pelo desenvolvimento da empresa.

O caminho para uma logística urbana eficiente

A última milha se consolidou como um dos grandes desafios logísticos, especialmente após o auge do e-commerce provocado pela pandemia do coronavírus. Atualmente, os clientes, especialmente do setor B2C, exigem entregas em 24 horas, no local escolhido e, cada vez mais, devoluções a custo zero.

Isso representa um grande desafio para as empresas de e-commerce, que devem destinar parte de seus esforços para minimizar os custos da logística reversa.

A Mecalux acompanhou centenas de clientes durante sua adaptação ao mundo omnichannel, com soluções de intralogística como o Software para gestão da expedição logística, o WMS para e-commerce ou o Marketplaces & E-commerce Platforms Integration. Além disso, temos uma vasta gama de sistemas de armazenagem convencionais e automáticos para otimizar as operações em seu armazém. Não hesite em entrar em contato conosco, um consultor especializado encontrará a melhor solução para suas necessidades

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: