Armazém equipado com sistemas de armazenagem diâmico de roletes

Sistemas dinâmicos de armazenagem: tipos e características

03 jul 2020

Os sistemas dinâmicos de armazenagem são formados por um tipo de estante compacta muito particular: seus componentes e sua estrutura aproveitam a força da gravidade para agilizar qualquer operação destinada a extrair e depositar as cargas.

Essas estruturas dinâmicas de armazenagem permitem poupar tempo em relação às estantes compactas tradicionais, uma vez que as empilhadeiras não precisam entrar nos corredores (a gravidade se encarrega de empurrá-las para a extremidade). Também é conhecido como sistema por gravidade.

Na hora de escolher estantes dinâmicas convém considerar as vantagens de cada tipo e entender as aplicações que esse sistema possui nas diferentes áreas do armazém.

O que é um sistema dinâmico de armazenagem?

O diferencial do sistema de armazenagem dinâmico é a inclusão de roletes ou carros com rolamentos que facilitam o deslocamento controlado das cargas a partir da extremidade destas para o outro lado do canal.

A inclinação dos roletes pode ser personalizada dependendo das unidades de carga: costuma situar-se entre 3% e 4% de desnível para paletes, enquanto para caixas pode ser superior.

Partindo dessa base, respondemos às questões mais habituais:

- Qual é a altura que as estantes dinâmicas podem chegar a ter?

Não é um sistema de armazenagem que se destaque por sua altura, apesar de ser possível combiná-lo com transelevadores para paletes. Para operar com esse tipo de estante normalmente são utilizados equipamentos de movimentação manuais e estes, por sua vez, estabelecem a limitação da altura.

Por outro lado, é importante destacar que, devido à inclinação desse sistema, as estantes dinâmicas ocupam mais altura do que o sistema compacto tradicional. Além disso, quantos mais níveis tiverem em termos de altura, maior perda de espaço de armazenagem haverá (inclusive poderia chegar a representar um nível adicional).

- Quais sistemas de segurança as estantes possuem?

A ação da gravidade com cargas pesadas pode ser um problema se não houver um controle. Por isso, as estantes dinâmicas contam com os seguintes elementos para garantir um manuseio seguro da carga:

  • Roletes de frenagem: têm a função de reduzir a velocidade da carga dependendo da força gerada. Quanto maior a aceleração, maior será a força de frenagem.
  • Centralizadores de paletes: auxiliam na entrada de paletes para garantir que estes possam ser encaixados perfeitamente no canal.
  • Batentes de retenção nas saídas: reforçam as extremidades do canal para não afrouxarem em virtude do peso acumulado na saída.

- Para que tipo de mercadoria é indicado o sistema dinâmico?

Dependendo do tipo de sistema de armazenagem dinâmico, este poderá operar com um fluxo de mercadorias FIFO ou LIFO como veremos detalhadamente mais à frente. Em qualquer caso, a principal característica das estantes dinâmicas é o ganho de agilidade em relação às compactas, uma vez que se poupa tempo nos deslocamentos e na operação realizada para extrair os paletes. Consequentemente, esse sistema é o indicado para armazenar mercadoria de média ou alta rotatividade.

Por outro lado, também podem ser adaptadas para diferentes unidades de carga: paletes de diferentes dimensões, paletes médios, contêineres metálicos e caixas (em picking).

Detalhe dos roletes nas estantes dinâmicas para picking
Detalhe dos roletes nas estantes dinâmicas para picking

Tipos de estantes dinâmicas

De forma geral, o uso do sistema compacto é indicado para quando houver muitas unidades de carga de uma mesma referência e a rotatividade não for uma prioridade. No entanto, as estantes dinâmicas permitem operar com uma rotatividade de mercadorias superior. De fato, essa é sua principal vantagem e característica.

O sistema de armazenagem por gravidade é aplicado em diferentes estantes que partem da mesma base, mas se diferenciam em alguns aspectos. Vejamos em profundidade:

1. Estantes dinâmicas com roletes para paletes (FIFO)

É a estante dinâmica mais utilizada. O sistema de armazenagem dinâmico com roletes exige dois corredores perpendiculares à disposição das estantes. Um deles se destina à descarga de paletes na extremidade de entrada da estante dinâmica, enquanto o outro se encarrega da saída das cargas no lado oposto.

Graças a essa separação, o tráfego de entradas e saídas não é interrompido e os operadores ganham manobrabilidade. Além disso, costuma ser incluído um corredor de segurança no meio do bloco das estantes dinâmicas para ser usado em caso de emergência.

Além desses três, não são necessários mais corredores, por isso a economia em termos de espaço de armazenagem é significativa. Assim foi implantado no armazém que a Mecalux projetou para a empresa fabricante de petiscos Tosfrit.

Em cada nível do corredor é armazenada uma referência diferente, assim como em todo sistema compacto. Quando um novo palete for colocado, este passa de uma extremidade para outra graças à força da gravidade e dos roletes. Ao retirar o primeiro palete na saída, o segundo palete se desloca e ocupa seu posto.

Tanto é assim que essas estantes são recomendadas para manusear mercadoria que siga um rigoroso critério FIFO (o primeiro que entra é o primeiro que sai). É muito comum encontrá-las em armazéns com mercadoria perecível e destinados a produtos que tenham um fluxo contínuo de entrada e saída, ou seja, de alta rotatividade.

O sistema de armazenagem dinâmico conta com corredores de segurança para casos de emergência
O sistema de armazenagem dinâmico conta com corredores de segurança para casos de emergência

2. Estantes dinâmicas e sistemas automáticos

As estantes dinâmicas de roletes podem ser instaladas com transelevadores para paletes, servindo assim de sistema de armazenagem base para um armazém automático. Não é uma combinação habitual, mas vai um passo além das estantes de profundidade dupla, uma vez que podem ser adicionados vários paletes em profundidade.

No final, trata-se de uma solução que está a meio caminho entre as versões de estante convencional com transelevador e a armazenagem compacta pura automatizada com Pallet Shuttle e transelevador (a força da gravidade substitui o mecanismo do Pallet Shuttle automático).

3. Estantes push-back para paletes (LIFO)

No caso das estantes push-back, os paletes são carregados e descarregados a partir da mesma extremidade, sendo necessário apenas um corredor frontal. Isso representa uma grande economia de espaço de armazenagem, embora seja preciso considerar que cada nível do corredor é reservado para uma única referência.

Portanto, essas estantes são utilizadas com cargas manuseadas com fluxo LIFO (o primeiro palete que sai é o último que entra) e com rotatividade média (não são tão ágeis quanto as estantes dinâmicas com roletes).

A estrutura com carros e trilhos desse tipo de sistema dinâmico utiliza a força do impulso exercido pelos equipamentos de movimentação para colocar os paletes que entram, enquanto a própria gravidade se encarrega de deslocá-los em sentido inverso. A variedade que inclui roletes permite acumular até seis paletes em profundidade.

Dessa forma, é possível simplificar o processo de carga e descarga que, além disso, também pode ser realizado com empilhadeiras padrão. De fato, tais vantagens foram as que fizeram com que a empresa Desert Depot USA optasse por esse tipo de sistema de armazenagem dinâmico em seu armazém equipado pela Mecalux.

O processo de carga e descarga no sistema de armazenagem dinâmico push-back é realizado pela própria extremidade da estante
O processo de carga e descarga no sistema de armazenagem dinâmico push-back é realizado pela própria extremidade da estante

4. Estantes de picking dinâmicas com roletes

O sistema por gravidade também é importante no momento de acelerar o processo de picking e preparar pedidos cujas mercadorias tenham uma rotatividade muito alta e sigam critérios FIFO. Esses sistemas contam com roletes que deslocam as caixas para a extremidade de saída. As estantes de picking dinâmicas foram pensadas para:

  • Reduzir os deslocamentos para fazer picking, uma vez que cada referência ocupa um nível. Os operadores simplesmente devem se mover em linha reta perpendicularmente às estantes para fazer picking dinâmico.
  • Conseguir um maior espaço de armazenagem graças à acumulação de referências em profundidade sempre que houver muitas caixas por referência. Dessa forma, é possível aumentar a capacidade de armazenamento em 30%.
  • Liberar a área de picking de interferências, uma vez que o abastecimento das estantes é feito através de uma extremidade não sendo necessário interromper a preparação de pedidos do outro lado.

Da mesma forma, é habitual encontrá-las em combinação com dispositivos de assistência ao picking, tal como o pick to light e com sistemas automáticos como os transportadores de roletes para caixas.

Principais aplicações do sistema de armazenagem dinâmico

  • Armazém de produtos perecíveis: as estantes dinâmicas, em sua maioria, são muito úteis quando o fluxo das mercadorias segue rigorosamente os critérios FIFO e existe uma rotatividade muito alta, algo comum nos grandes distribuidores de alimentação.
  • Armazéns intermediários entre áreas de trabalho: sobretudo no caso das estantes dinâmicas de roletes ou de picking dinâmico, que servem para interligar a área de expedição à de armazenagem, uma vez que deixam os corredores livres em ambos os lados.
  • Armazéns temporários: o sistema por gravidade é usado, por exemplo, nos canais de acumulação para expedições quando estão na área de pré-cargas. Os sistemas de armazenagem dinâmicos funcionam, portanto, como pulmão de expedição ou de fabricação.

No momento de equipar seu armazém, é conveniente contar com a máxima informação no que se refere aos parâmetros logísticos que estão em jogo para decidir qual é o sistema de armazenagem mais adequado.

Se você quiser nossa ajuda para fazer cálculos minuciosos e verificar se o sistema de armazenagem dinâmico é o mais adequado para seu caso, entre em contato conosco, um de nossos assessores se encarregará de aconselhá-lo.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: