Os sistemas automatizados proporcionam um controle perfeito da mercadoria armazenada

5 vantagens da automação de armazéns

20 jul 2023

São inúmeras as vantagens da automação, entre as quais se destacam uma maior eficiência e um controle mais rigoroso dos processos. Empresas de diferentes setores estão introduzindo a tecnologia em suas instalações logísticas para otimizar sua cadeia de suprimentos.

Automatizar o armazém pode ser uma solução útil para empresas com um grande volume de entradas e saídas de mercadoria que pretendam assegurar um serviço logístico eficiente.

As empresas podem optar por automatizar todas as operações de seus armazéns ou robotizar processos específicos, tal como o gerenciamento de artigos de pequenas dimensões.

Os armazéns automáticos exigem um software de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux, para dirigir todas as operações. Trata-se de um programa logístico que automatiza o gerenciamento de processos, uma vez que organiza as entradas e saídas de mercadoria enviando instruções aos equipamentos de movimentação automáticos.

Principais benefícios da automação de armazéns

Passar de um gerenciamento manual do processo logístico para um automatizado representa uma mudança de modelo para as empresas, uma vez que o conceito do armazém muda completamente ao substituir o manuseio manual dos artigos por equipamentos automáticos. Robotizar um armazém proporciona as seguintes vantagens:

1. Produtividade

Os equipamentos de movimentação automáticos proporcionam um fluxo contínuo de mercadoria. Máquinas como transportadores ou transelevadores podem operar 24/7, independentemente de turnos, movendo a mercadoria sem interrupção de um ponto a outro.

Ao ter equipamentos de movimentação automáticos que efetuam as entradas e saídas da mercadoria, a produtividade do armazém aumenta. As soluções automáticas permitem utilizar menos recursos para as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos, resultando em uma maior eficiência na cadeia de suprimentos.

Por exemplo, a Zbeda Group, empresa líder na fabricação e distribuição de autopeças para automóveis em Israel, utiliza a automação para aumentar a produtividade e conseguir uma logística flexível. O dia a dia da empresa consiste em abastecer com autopeças as empresas fabricantes de carros. Para garantir a total disponibilidade da mercadoria e abastecer os clientes no momento preciso, o que conhecemos como logística just-in-time, a Zbeda Group instalou um armazém automático para caixas. “A principal vantagem proporcionada pelo sistema de armazenagem foi a rapidez no picking”, afirma Shuly Bushari, vice-presidente de logística de Zbeda Group.

2. Inventário permanente

Os armazéns automáticos estão equipados com um software de gerenciamento que, ao identificar e controlar os movimentos da mercadoria, podem fazer um inventário permanente. O programa faz um acompanhamento dos produtos desde que passam pelo posto de inspeção de entradas até serem distribuídos.

O inventário permanente permite que as empresas conheçam o tempo todo o status de seus produtos. Controlar a mercadoria em tempo real evita quebras de estoque que poderiam prejudicar o prestígio da marca.

Em sua fábrica da Espanha, a empresa metalúrgica Alcorta Forging Group conta com um armazém automático de paletes onde o software Easy WMS da Mecalux faz um inventário permanente. “Implementamos este sistema para fazer um acompanhamento confiável dos estoques, desde a chegada das matérias-primas até o envio dos pedidos para os clientes”, explica o gerente do armazém, José Antonio Fernández.

O software de gerenciamento permite fazer um inventário permanente nos armazéns automáticos
O software de gerenciamento permite fazer um inventário permanente nos armazéns automáticos

3. Segurança da carga e da instalação

Os armazéns automáticos foram projetados para operar com a mínima intervenção humana. A automação é especialmente proveitosa em armazéns com temperatura controlada, seja refrigerada ou negativa: as máquinas podem trabalhar sem interrupção, o que evita expor os operadores a um ambiente com condições extremas durante um período de tempo prolongado.

Os equipamentos de movimentação automáticos, como transelevadores ou transportadores, estão equipados com sistemas de segurança para proteger as pessoas que trabalham no armazém, as cargas e a instalação em si. As máquinas facilitam o movimento controlado e seguro da mercadoria.

A segurança é um dos motivos que levou a empresa farmacêutica Novartis a optar pela automação de sua logística. A empresa melhora seus processos produtivos e logísticos constantemente visando garantir a eficácia dos medicamentos. Na Polônia, a empresa possui um armazém automático autoportante para acomodar toda a sua produção. Tomasz Marchewa, diretor da cadeia de suprimentos da Novartis, enumera as vantagens da automação para sua empresa: “O aumento da segurança, a redução dos custos de manutenção, o controle de todos os movimentos, uma maior capacidade de armazenamento em comparação com outros sistemas de armazenamento tradicionais e a redução de custos com pessoal.”

4. Máximo aproveitamento do espaço

Os armazéns automáticos se destacam por oferecer a maior capacidade de armazenamento possível em um espaço limitado. Além disso, são flexíveis, ou seja, podem adaptar-se às particularidades de cada edifício. Também são escaláveis e podem ser ampliados com mais corredores se as necessidades logísticas da empresa assim o exigirem.

Entre os sistemas automáticos, a solução que mais aproveita a superfície e oferece uma maior capacidade de armazenamento possível são os armazéns autoportantes. Trata-se de uma construção formada pelas próprias estantes, onde o telhado e os fechamentos laterais são colocados sobre a própria estrutura. As estantes maximizam a capacidade de armazenamento ao liberar o armazém da presença de vigas e colunas. Os armazéns autoportantes podem ser construídos com uma altura de apenas 12 metros ou de até 45 metros.

Para aproveitar a superfície de armazenamento e depositar todos os artigos, a empresa especializada em produtos para profissionais do setor da construção FIC equipou seu centro de distribuição em França com um armazém automático para caixas. "Gerenciamos 60% de todas as nossas referências em apenas 5% da superfície do centro logístico", explica Yannick Taton, gerente de Logística e Transporte da FIC.

A FIC armazena 60% das referências em 5% da superfície
A FIC armazena 60% das referências em 5% da superfície

5. Preparação de pedidos ágil e sem erros

Nos armazéns automáticos, podem ser implementadas soluções que multiplicam a eficiência e a precisão na preparação de pedidos.

Nas estações de picking dos armazéns automáticos, a preparação de pedidos é realizada de acordo com o critério “produto ao homem” (goods-to-person em inglês). É um método de trabalho que consiste em utilizar equipamentos de movimentação automáticos para aproximar a mercadoria dos operadores que completam os pedidos. Os transelevadores extraem os produtos das localizações e os transportadores se encarregam de transferi-los para a estação de picking onde estão os operadores. Ao receber a mercadoria automaticamente, os operadores não precisam se deslocar para localizar os artigos, o que reduz tempo e aumenta a eficiência do armazém.

Outra solução que agiliza a preparação de pedidos são os robôs de picking, máquinas que manuseiam e classificam os artigos de forma automática. Uma das principais utilidades dessas máquinas é sua capacidade para operar 24/7, sem interrupção nem supervisão humana, assim como o dinamismo e a agilidade que proporcionam para a realização das tarefas de picking.

Em seu centro logístico em Portugal, o operador terceirizado (3PL) HAVI aumentou a produtividade do picking graças à automação. A empresa instalou estações de picking com dispositivos pick-to-light que facilitam e agilizam a preparação de pedidos seguindo o critério “produto ao homem”. Por outro lado, implementou na câmara de congelamento um robô antropomórfico que completa 40% dos pedidos com autonomia, velocidade e sem intervenção dos operadores sob temperaturas abaixo de zero.

O robô antropomórfico da HAVI prepara 40% dos pedidos na câmara de congelamento
O robô antropomórfico da HAVI prepara 40% dos pedidos na câmara de congelamento

Armazéns automáticos: maior eficiência logística

A automação é uma das soluções mais eficazes para alcançar a eficiência logística. Incluir equipamentos de movimentação automáticos nos armazéns oferece uma infinidade de vantagens, tais como o aumento da produtividade, mais segurança no gerenciamento da mercadoria, maior agilidade nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

A Mecalux tem uma longa trajetória projetando e implementando sistemas de armazenamento automáticos para empresas de diferentes setores. Caso esteja pensando em se beneficiar das vantagens oferecidas pela robotização dos processos logísticos, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo e informá-lo sobre nossas soluções automáticas.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: