O armazenamento na nuvem possibilita o envio dos dados de um processo logístico para um servidor localizado fora do armazém

As vantagens de ter um WMS na nuvem

27 mai 2021

Ter um WMS na nuvem simplifica a instalação de um sistema de gerenciamento de armazém tornando-se acessível para qualquer empresa. Sua execução e o armazenamento de dados são transferidos para servidores localizados fora do armazém para que as empresas não tenham que se preocupar com a aquisição e manutenção dos equipamentos onde o software funciona. Embora as vantagens sejam claras, também devem ser considerados certos aspectos no momento de optar por essa modalidade.

No setor logístico o uso de software na nuvem está cada vez mais generalizado. Tanto é assim que, de acordo com um estudo da empresa alemã Axit/Siemens, mais de 50% dos especialistas logísticos pesquisados já utilizam serviços cloud para gerenciar seus processos e 20% pretende fazê-lo em breve.  

Mas quais são as vantagens e os inconvenientes de optar por um aplicativo na nuvem? Neste artigo destacamos o software SaaS e os benefícios que proporcionam às empresas.

Os operadores precisam apenas de um posto de trabalho ou um terminal de radiofrequência para operar com o WMS

Os operadores precisam apenas de um posto de trabalho ou um terminal de radiofrequência para operar com o WMS

A tecnologia cloud em logística

Um software na nuvem ou SaaS (sigla de Software as a Service) se contrapõe aos aplicativos on-premise, que devem ser executados nos próprios servidores da empresa. Já no serviço na nuvem, o software funciona nos servidores de um fornecedor cloud especializado e a empresa tem acesso à ferramenta através de uma conexão à internet. Nesse caso, desconsidera o hardware de seu servidor e sua manutenção, cópias de segurança e integridade dos dados. 

A comodidade não se limita unicamente ao uso, mas também ao desembolso econômico. Na versão on-premise, além do custo dos equipamentos, a empresa deve assumir o custo inicial de licenças perpétuas. Pelo contrário, a versão cloud adota um modelo de assinaturas e o custo é distribuído ao longo do tempo. Digamos que o capex, ou seja, o investimento inicial é muito menor com um software SaaS.

É habitual que os fornecedores de software logístico ofereçam ambas as modalidades. O responsável logístico deverá decidir o que é mais conveniente de acordo com as necessidades da empresa. Entre as inúmeras aplicações logísticas oferecidas pela modalidade SaaS, para além dos WMS, também encontramos os ERP, os MES ou os TMS, entre outros. 

A instalação de um WMS na nuvem

O funcionamento de um WMS na nuvem é o seguinte: o cliente contrata o serviço de um WMS e o fornecedor configura todos os postos de trabalho e terminais de radiofrequência para que estabeleçam comunicação diretamente com o servidor na nuvem. O cliente, portanto, não precisa de grandes instalações, basta uma conexão à internet de baixa latência com uma banda suficientemente larga em cada um dos equipamentos nos quais será implantado o software SaaS. 

No caso da Mecalux, como empresa fornecedora de Sistemas de Gerenciamento de Armazém, o cliente é acompanhado ao longo de todo o ciclo de vida do WMS: desde sua conceitualização ao seu desenvolvimento, implantação, comissionamento, incluindo manutenção e suporte. 

De fato, a Mecalux coloca à disposição do cliente técnicos do Easy WMS que validam a fase de implementação e estão presentes no armazém nos primeiros passos do WMS para que o usuário se familiarize com o novo software. 

Vantagens (e inconvenientes) de implantar um WMS na nuvem  

A digitalização dos sistemas de gerenciamento logísticos representa um avanço indispensável para se adaptar à cadeia de suprimentos integrada. A rastreabilidade do produto e o gerenciamento das devoluções, entre outros desafios, obrigam as empresas a trocarem informações com clientes e fornecedores. Nesse contexto, implantar um sistema de gerenciamento na nuvem proporciona as seguintes vantagens:

  • Menor investimento inicial: ao não ter servidores próprios e pagar as licenças mediante uma taxa periódica, se reduz substancialmente o investimento inicial.
  • Flexibilidade: os aplicativos on-premise costumam ser utilizados com um número fixo de licenças, enquanto os SaaS permitem ter um número de licenças variável, algo que é muito útil para as empresas que realizam operações com elevada sazonalidade. Além disso, para as empresas que tenham vários armazéns, um WMS na nuvem garante a sincronização entre o estoque armazenado nessas instalações, assim como das diferentes operações que são realizadas. 
  • Manutenção e segurança: o cliente não necessita de profissionais de TI especializados em sistemas informáticos para fazer a manutenção, backup e manter a integridade tanto dos bancos de dados quanto do próprio aplicativo. 
Optar por um software na nuvem permite reduzir drasticamente o tempo de implantação de um WMS

Optar por um software na nuvem permite reduzir drasticamente o tempo de implantação de um WMS

Pelo contrário, implementar uma solução SaaS também se associa, nem sempre de forma justificada, à algumas desvantagens: 

  • Menor controle sobre os dados: muitas organizações têm receio de transferir informações a partir de seus próprios servidores para os do fornecedor devido a possíveis vazamentos de informação. Porém, é muito mais provável que ocorram erros e vazamentos quando os dados são armazenados em um servidor do cliente, pois estão menos protegidos contra os perigos da rede. 
  • Dependência da conexão à rede: implementar um SaaS significa depender completamente da conexão à internet. Embora isso não seja um problema nos centros urbanos, ainda há complexos industriais onde o acesso à internet de qualidade não é tão satisfatório como deveria. Trata-se de um fator importante a considerar.

Em geral, cada vez mais empresas optam por soluções na nuvem, pois terceirizam a segurança e a manutenção do aplicativo, o que gera uma redução nos custos do armazém. Além disso, um WMS na nuvem contém uma estrutura mais flexível, que permite se adaptar aos picos de trabalho de um armazém. Em qualquer caso, o ideal é avaliar as diferentes opções com o fornecedor do software, que lhe indicará a melhor solução para suas necessidades. 

Clientes satisfeitos com um WMS na nuvem

A Mecalux possui um Sistema de Gerenciamento de Armazém, o Easy WMS, reconhecido durante vários anos pela consultora internacional Gartner. O WMS da Mecalux, a solução ideal que oferece um controle do inventário em tempo real, está disponível na modalidade SaaS e on-premise. Esses são apenas três exemplos de algumas das instalações entre os 36 países que confiaram no Easy WMS:

  • Caffé D’Autore: além de equipar o armazém dessa empresa distribuidora de máquinas de café espresso com estantes para picking, a Mecalux implantou o Easy WMS em sua versão cloud para acompanhar em tempo real o inventário. “Através do Easy WMS da Mecalux otimizamos as operações e os espaços de nosso armazém. Também eliminamos os erros e melhoramos o serviço. Em suma, somos mais rápidos e eficientes para atender os clientes”, afirma o diretor do departamento técnico da empresa. 
  • Casintra: os operadores logísticos, tal como a Casintra, utilizam Sistemas de Gerenciamento de Armazém para sincronizar seu estoque e o de seus clientes. O SaaS do Easy WMS permite que a Casintra trabalhe online com todos os seus clientes a um custo muito reduzido através de uma rede privada completamente segura. Javier García, diretor de operações da Casintra, afirma: “nossos clientes acessam o Easy WMS para verificar o estado de seu inventário com uma simples senha”.
  • Danone: a empresa agroalimentar precisava de um software que fosse capaz de organizar os mais de 700 pedidos diários recebidos pela instalação. Por isso, a Danone confiou na solução na nuvem do Easy WMS para garantir a rastreabilidade de seus produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Além do Easy WMS, a multinacional incorporou o Software para gestão da expedição logística e o Supply Chain Business Intelligence com o objetivo de ser mais eficiente na última milha logística, assim como para ter uma política de análise e melhoria contínua no armazém. “Consideramos que o WMS da Mecalux, o Easy WMS, tinha um custo compatível com o que procurávamos, além de oferecer um prazo de implantação razoável. O fato de a Mecalux ser uma empresa sólida e reconhecida no mercado também ajudou em nossa decisão”, indica o Supply Chain Director Iberia da Danone.

Por que devo implantar um WMS SaaS?

O Easy WMS oferece uma versão SaaS, ou seja, é o mesmo software mas na nuvem

O Easy WMS oferece uma versão SaaS, ou seja, é o mesmo software mas na nuvem

A logística é, afinal, a garantia de que o cliente recebe o artigo nos termos previamente estabelecidos. Para agilizar o processo, as empresas adquirem Sistemas de Gerenciamento de Armazém localizados na nuvem, mais flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada empresa em comparação com as versões on-premise

Um WMS na nuvem lhes permite reduzir o investimento inicial de implantar um software, além de garantir a manutenção do sistema e a proteção dos dados gerados nas instalações. Se deseja obter mais informações sobre as soluções SaaS do Easy WMS, não hesite em entrar em contato conosco, um especialista consultor irá assessorá-lo sobre a melhor solução para sua empresa. 

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: