Os caminhões elétricos utilizam motores elétricos como meio de propulsão

O impacto dos caminhões elétricos na logística

14 dez 2023

Nos últimos anos, os caminhões elétricos representam um dos grandes avanços na logística urbana. São veículos de carga equipados com um ou vários motores elétricos como meio de propulsão, ou seja, um sistema capaz de reduzir a pegada de carbono ao não emitir gases de efeito estufa.

Em um contexto onde as empresas se esforçam para reduzir o impacto ambiental de suas operações, os caminhões elétricos podem contribuir para conseguir uma cadeia de suprimentos mais sustentável.

Segundo o relatório The dawn of electrified trucking, da consultora PwC, o uso de caminhões elétricos se consolidará nos próximos anos. “Os caminhões de propulsão elétrica substituirão grande parte dos caminhões convencionais em diversos países nos próximos 15 anos. Até 2030, os Veículos Zero Emissão (VZE) impulsionados por baterias ou pilhas de combustível representarão um terço de todos os caminhões na Europa, América do Norte e China”. O estudo aponta várias razões que contribuirão para o crescimento dos caminhões elétricos nos próximos anos: “Até 2035, sua cota nesses mercados registrará um crescimento de aproximadamente 70%. Essa mudança está em pleno crescimento graças a uma regulamentação cada vez mais rigorosa e à redução do preço dos VZE”.

No entanto, ao tratar-se de uma nova tecnologia, os caminhões elétricos ainda geram muitas dúvidas: Qual sua autonomia? Quanto consomem? Quanto tempo dura a bateria?

A empresa norte-americana Tesla está desenvolvendo o Semi, uma gama de caminhões elétricos equipados com três motores que permitem passar de 0 a 100 km/h em apenas 20 segundos. Consomem menos de 2 kWh por quilômetro, por isso podem percorrer ao redor de 800 km com uma única carga e recuperar até 70% de energia em 30 minutos de carga. Por outro lado, a alemã DHL está trabalhando nas vans elétricas StreetScooter destinadas à distribuição de mercadoria e projetadas para limitar as emissões de carbono nas zonas urbanas. Capazes de suportar até 800 kg de peso e atingir uma velocidade máxima de 120 km/h, as vans oferecem uma autonomia de até 500 km.

Aplicações dos caminhões elétricos na logística

A indústria do transporte está migrando para os caminhões elétricos visando melhorar a eficiência na entrega de mercadoria. A evolução das baterias e a nova geração de motores podem estimular o uso de veículos elétricos na logística urbana para transportar os pedidos ao ponto de venda físico ou fazer entregas em domicílio. A última milha, uma das etapas mais poluentes e caras da cadeia de suprimentos, poderia ser otimizada com caminhões elétricos. Ao não utilizar combustíveis fósseis, esses veículos podem reduzir os custos logísticos e, consequentemente, a repercussão do transporte no preço de venda dos produtos.

A consolidação do e-commerce não só aumentou as entregas em domicílio, como também a circulação de veículos em grandes cidades devido à logística reversa. Atualmente, nas áreas urbanas circula uma grande quantidade de caminhões com motores de combustão que se encarregam de entregar a mercadoria e coletar as devoluções dos clientes para reenviá-las ao armazém. Os caminhões elétricos reduziriam o custo desses deslocamentos e permitiriam implementar estratégias logísticas mais sustentáveis.

Vantagens e desvantagens dos caminhões elétricos

À medida que os caminhões elétricos ganhem espaço no mercado, as empresas poderão se beneficiar de suas vantagens:

  • Eficiência energética. Os veículos elétricos são mais eficientes do que os de combustão interna. Usam entre 15 e 20% menos de energia ao frear ou parar, o que representa uma grande diferença em relação aos 64-75% de energia consumida pelos motores a gasolina.
  • Respeito ao meio ambiente. Os veículos elétricos não emitem gases poluentes pelo escapamento. Com uma emissão menor de CO2, o uso de caminhões elétricos em logística contribuiria para minimizar a pegada de carbono no setor dos transportes e melhorar a qualidade do ar nas cidades.
  • Redução do custo energético. Diante dos sucessivos aumentos de preço da gasolina e do diesel, a substituição de veículos com motor de combustão por alternativas elétricas pode ser uma opção para reduzir custos. Embora o preço do quilowatt/hora também suba, os caminhões elétricos sempre serão mais rentáveis do que os veículos que utilizam combustíveis fósseis.
  • Menos manutenção. Os veículos com motor elétrico precisam de menos manutenção, pois não exigem troca de óleo, líquido de arrefecimento ou filtros de motor. Para a correta manutenção dos caminhões elétricos basta fazer uma revisão minuciosa das baterias, assim como de outros elementos comuns a todos os veículos, como freios e pneus.
  • Vantagens fiscais. Cada vez mais governos optam por limitar a pegada de carbono em seus países e promovem legislações que favorecem a substituição de veículos de combustão interna por outros com motor elétrico. Em muitos lugares estão sendo adotadas regulamentações que oferecem benefícios fiscais para as organizações e pessoas físicas que optem por esse tipo de veículo.

No entanto, ao tratar-se de uma tecnologia de ponta, os caminhões elétricos ainda têm um preço elevado que não está ao alcance de todas as empresas. Além disso, os pontos de carga implementados no território ainda são insuficientes para atender os veículos elétricos de transporte rodoviário.

Os caminhões elétricos são mais eficientes energeticamente do que os veículos de combustão interna
Os caminhões elétricos são mais eficientes energeticamente do que os veículos de combustão interna

Caminhões elétricos: o futuro da logística?

Quando o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas foi assinado em 2015, o transporte e a logística geravam 23% dos gases de efeito estufa em todo o mundo. Para atenuar o efeito do transporte no meio ambiente, as Nações Unidas publicaram nesse mesmo ano o relatório The Paris declaration on electro-mobility and climate change & call to action, que apontava a necessidade de “intensificar seus esforços e apelar para um esforço conjunto decisivo para a eletrificação do transporte sustentável, visando que pelo menos 20% de todos os veículos de transporte rodoviário (carros, veículos de 2 e 3 rodas, caminhões, ônibus e outros) sejam de propulsão elétrica até 2030”.

Nos últimos anos, graças aos avanços tecnológicos, os veículos elétricos de carga se tornaram uma opção cada vez mais plausível para aumentar a eficiência no transporte de mercadorias. A publicação acadêmica Freight distribution with electric vehicles revela os benefícios de introduzir veículos elétricos tanto no transporte interno quanto externo de mercadoria: “As oportunidades mais bem avaliadas para reduzir os efeitos negativos do transporte de mercadorias se referem tanto ao uso de veículos elétricos para distribuição quanto ao uso de veículos comerciais leves”.

No entanto, o estudo também indica os desafios organizacionais e operacionais de inserir caminhões elétricos: “Para evitar a deslocalização das emissões poluentes, é preciso que a produção de eletricidade relacionada às novas necessidades provenha de fontes renováveis localizadas preferencialmente no próprio território”.

Nos Estados Unidos, a associação North American Council for Freight Efficiency (NACFE) promove o uso de veículos de combustão elétrica para o transporte de mercadorias. A organização destaca alguns dos principais pontos dessa tecnologia emergente: “O ritmo acelerado de melhorias na densidade de energia das baterias estimulará o aumento da eficiência dos veículos elétricos, que dificilmente poderá ser igualado às mudanças evolutivas dos motores de combustão interna. A transição em segmentos específicos do mercado durará décadas, compartilhando espaço com os sistemas de propulsão tradicionais a gasolina, diesel e outros combustíveis alternativos, assim como competirá com outras tecnologias emergentes como as pilhas de combustível e os híbridos.”

A associação norte-americana prevê qual será, segundo seu critério, o futuro da logística: “As frotas mistas (que incluem os veículos a diesel, a gás natural, híbridos e elétricos) otimizadas para rotas e ciclos de trabalho específicos provavelmente serão o habitual até 2050.”

Além dos caminhões elétricos, as empresas podem impulsionar a automação para conseguir uma logística sustentável
Além dos caminhões elétricos, as empresas podem impulsionar a automação para conseguir uma logística sustentável

Caminhões elétricos: um futuro mais sustentável

Os caminhões elétricos são uma tecnologia inovadora que pode aumentar a eficiência no transporte de mercadorias e contribuir para um futuro mais sustentável dos serviços logísticos.

Além de recorrer aos veículos elétricos, as empresas podem implementar outras medidas que contribuam para a sustentabilidade. Por exemplo, podem desenvolver uma rede de entrega local com centros de micro-fulfillment ou equipar-se com sistemas de armazenamento automáticos para garantir entregas rápidas e sem erros.

A Mecalux desenvolve soluções inovadoras e tecnológicas para otimizar os processos logísticos das empresas. Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a começar a desenvolver uma atividade logística mais sustentável.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: