Os 10 artigos mais lidos no site da Mecalux em 2021

Os 10 artigos mais lidos no site da Mecalux em 2021

23 dez 2021

Ao longo de 50 anos de trajetória no mercado e, especialmente durante este ano tão complicado, a Mecalux ajudou diversas empresas a renovar sua logística através de soluções avançadas de armazenagem e gerenciamento. A Mecalux também divulga conhecimento sobre as novidades do mercado para que os responsáveis por logística estejam informados sobre as tendências do cenário logístico atual.

Nesta postagem compilamos alguns dos conteúdos mais populares de nosso site durante este ano:

1) Entrevista com Yossi Sheffi (MIT): “A COVID-19 impulsionou o papel da cadeia de suprimentos”

Apesar das dificuldades sociais e de saúde, a pandemia de COVID-19 representou uma oportunidade para que muitas empresas reforçassem sua cadeia de suprimentos. Segundo Yossi Sheffi, diretor do MIT Center for Transportation and Logistics, "um dos aspectos positivos da COVID-19 é ter impulsionado o papel da cadeia de suprimentos. Agora todo o mundo está ciente sobre a importância da cadeia de suprimentos. Sua função foi consolidada nas empresas e cada vez mais estudantes se interessam pelo setor."

Na entrevista, falamos com Sheffi sobre como a COVID-19 está transformando as empresas e as cadeias de suprimentos. Uma das conclusões relevantes é que a pandemia está acelerando a automação logística porque, segundo o especialista, "os robôs não se contagiam, não precisam se vacinar nem precisam usar máscara e trabalham 24 horas por dia." O mercado mundial de robôs de armazém quadruplicará em 2022, prevê Sheffi.

Leia a entrevista completa: Entrevista com Yossi Sheffi (MIT).

2) Intersurgical no Reino Unido: o gerenciamento precisa de 3.000 referências em tempo real

Intersurgical, fabricante de material médico-hospitalar para o cuidado respiratório, equipou seu armazém no Reino Unido com o Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux. Para a empresa, que fornece dispositivos respiratórios para o NHS (Sistema Nacional de Saúde pública britânico), a pandemia de COVID-19 provocou um crescimento da demanda sem precedentes.

Com a ajuda do Easy WMS, a Intersurgical pode preparar todos os pedidos sem erros e fazer um controle rigoroso de suas 3.000 referências disponíveis. Esse sistema também proporciona muita agilidade e precisão às tarefas de armazenamento e preparação de pedidos para garantir o fornecimento de dispositivos médicos aos centros de saúde.

Leia o caso prático completo: A logística da Intersurgical transpira rastreabilidade e segurança.

3) Verlhac Logistique e ANL Packaging em França: dois projetos com um mesmo objetivo

O operador 3PL Verlhac Logistique colocou em andamento um novo armazém em França onde gerencia os produtos de um de seus principais clientes, a ANL Packaging, fabricante de embalagens plásticas termoformadas. Ambas as empresas inauguraram um armazém, situado um em frente do outro, com o objetivo de coordenar e agilizar a distribuição da mercadoria. Os dois armazéns estão equipados com o sistema Pallet Shuttle automático da Mecalux.

Uma das particularidades desse projeto é que o armazém da Verlhac Logistique está localizado muito perto de um aeródromo, portanto o edifício não podia superar a altura de 10 metros. Pensando nesse fator condicionante, a Mecalux colocou o armazém automático em um poço de 2 metros de profundidade para obter uma maior capacidade de armazenamento.

Leia o caso prático completo da Verlhac Logistique: Verlhac: operação automática em plena capacidade.

Leia o caso prático completo da ANL Packaging: Termoformando ideias a um ritmo robotizado.

O armazém automático da Verlhac Logistique foi construído em um poço de 2 metros de profundidade para obter capacidade de armazenamento
O armazém automático da Verlhac Logistique foi construído em um poço de 2 metros de profundidade para obter capacidade de armazenamento

4) Como reforçar a segurança do armazém: 25 dicas

A Mecalux preparou uma lista com 25 dicas para aumentar a segurança do armazém, proteger a integridade física dos operadores e garantir a preservação da mercadoria armazenada. A segurança e a prevenção de riscos no armazém são duas prioridades presentes em qualquer empresa porque os operadores estão expostos a situações perigosas, tal como a queda acidental da mercadoria.

Quais medidas podem ser adotadas para favorecer um ambiente seguro no armazém? Fazer uma Inspeção Técnica de Estantes (ITE), respeitar as capacidades e as medidas máximas dos equipamentos de armazenamento e não realizar modificações sem consultar os fornecedores, entre muitas outras.

Leia o artigo completo: 25 dicas para aumentar a segurança de seu armazém.

5) Yamazen nos Estados Unidos: as vantagens de instalar um software de gerenciamento de armazém na nuvem

A Yamazen, multinacional que comercializa máquinas e ferramentas para fabricar peças mecanizadas, equipou seu armazém nos Estados Unidos com o Easy WMS em sua modalidade SaaS (na nuvem). Graças a essa solução, a empresa passou de gerenciar seus produtos de modo manual (ou seja, de fazer o inventário em Excel) a fazê-lo digitalmente.

O que a Yamazen conseguiu com o Easy WMS? Um controle do estoque em tempo real e uma maior rapidez e segurança nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Além disso, com o WMS SaaS da Mecalux, a empresa sempre tem acesso à última atualização do software.

Leia o caso prático completo: Rastreabilidade que otimiza a cadeia de suprimentos.

6) Cinco exemplos de armazéns automatizados

A Mecalux colocou em andamento uma infinidade de armazéns automáticos em todo o mundo. Empresas de setores tão diversos como o de alimentos e bebidas, farmacêutico e químico ou de cosméticos se beneficiaram da robotização para dinamizar o fluxo da mercadoria, aumentar a produtividade e conseguir alguns processos logísticos mais seguros.

A melhor forma de compreender o funcionamento e as vantagens de automatizar um armazém é conhecendo exemplos reais. Empresas como a Hayat Kimya, fabricante líder no mercado euroasiático de bens de consumo, ou o operador logístico Luís Simões, optaram pelas soluções de armazenagem automáticas da Mecalux para enfrentar suas perspectivas de crescimento futuro.

Leia o artigo completo: Os armazéns automáticos em 5 exemplos.

As empresas optam pela automação para impulsionar a produtividade de suas operações
As empresas optam pela automação para impulsionar a produtividade de suas operações

7) A expansão da estratégia omnichannel

O setor varejista foi pioneiro em implementar a estratégia omnichannel. Trata-se de um modelo de negócio que oferece vários canais aos clientes para interagir com a empresa. O objetivo: melhorar a experiência de compra.

Para se adaptar à estratégia omnichannel e sincronizar todos os departamentos, as empresas utilizam soluções automatizadas como um software de gerenciamento para controlar o estoque. A prioridade das empresas é que, quando o usuário clicar no produto para comprá-lo, possa recebê-lo quanto antes e, para tal, a preparação do pedido no armazém deve ser o mais rápida possível.

Leia o artigo completo: Omnichannel: uma verdadeira revolução na experiência de compra.

8) Novo vídeo promocional do Easy WMS

Este vídeo mostra as características do Easy WMS, o software de gerenciamento de armazém da Mecalux, capaz de se adaptar a qualquer armazém e de gerenciar os fluxos com precisão.

O avanço da logística 4.0 está fomentando a digitalização das empresas. As empresas implantam um software de gerenciamento de armazém em suas instalações logísticas com o objetivo de controlar e otimizar todos os processos, assim como multiplicar sua eficiência e rentabilidade.

O software da Mecalux inclui módulos e funcionalidades Easy que permitem ampliar suas funcionalidades de acordo com as necessidades e dinâmicas específicas de cada empresa. Por exemplo, podem ser implementados módulos para impulsionar a estratégia omnichannel, como o WMS para e-commerce, Store Fulfillment ou Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration.

Veja o vídeo: Easy WMS. O software logístico criado por especialistas em armazenamento

9) Elaborados Cárnicos Medina na Espanha: automação com temperatura controlada

A empresa líder do mercado bovino na Espanha, Elaborados Cárnicos Medina, renovou a área de armazenamento de seu frigorífico na Espanha com um armazém automático para caixas da Mecalux. Nele a carne é mantida, durante o período de tempo de maturação, a uma temperatura refrigerada e posteriormente enviada para a área de corte e embalagem para ser fatiada de acordo com os requisitos do cliente final.

A empresa escolheu o armazém automático de caixas porque proporciona uma total segurança e agilidade ao gerenciamento da mercadoria. Em cada um dos três corredores, um miniload introduz e extrai a mercadoria de suas localizações com total autonomia, seguindo as indicações do software Easy WMS.

Leia o caso prático completo: Elaborados Cárnicos Medina: 30 milhões de quilos/ano de vitela em um buffer automático.

Armazém automático de caixas da Elaborados Cárnicos Medina com capacidade para 32.000 caixas
Armazém automático de caixas da Elaborados Cárnicos Medina com capacidade para 32.000 caixas

10) Vibar Nord na Itália: soluções personalizadas para o gerenciamento eficiente da mercadoria

Na Itália, a empresa produtora de alimentos e produtos dietéticos em forma de pó solúvel e granulado Vibar Nord, transformou por completo sua cadeia de suprimentos com a ajuda da Mecalux. Trata-se de um projeto que colocou em funcionamento diferentes soluções de armazenagem e de transporte em um mesmo espaço para conseguir uma maior produtividade.

Por um lado, foi instalado um circuito de transportadores de paletes que interliga o armazém à área de expedição. Essa solução proporcionou uma maior velocidade para realizar a transferência da mercadoria, além de uma maior segurança. A empresa também equipou seu armazém com estantes para paletes convencionais e um bloco de estantes móveis para paletes onde depositar as matérias-primas.

Leia o caso prático completo: Vibar Nord: robotização que interliga fábrica e armazém.

Inovação e tecnologia para o futuro

O ano de 2021 esteve cheio de desafios para a logística. O novo normal modificou os hábitos de consumo e acelerou a expansão do e-commerce. O caminho não foi fácil: distância social, restrições de mobilidade, demanda crescente por bens essenciais, além da crise da cadeia de suprimentos. Para superar todas as adversidades e garantir a entrega dos pedidos aos clientes, as empresas optaram pela inovação, automação e tecnologia.

A Mecalux tem muita experiência ajudando as empresas a iniciarem o processo de modernização de suas cadeias de suprimentos. Através de nosso assessoramento, uma infinidade de empresas otimizou suas operações logísticas com o objetivo de fazer um controle mais rigoroso de seu estoque. Entre em contato conosco e lhe informaremos sobre nossas soluções de armazenagem para qualquer tipo de armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: